Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Djonattan Silveira

Chiado na fonte, computador travando

Recommended Posts

Ola pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me ajudassem em um problema que estou tendo com um micro. Pois bem, adquiri uma maquina intermediaria com placa-mãe ASUS P5GC-MX e um processador Intel Pentium D 3.4 GHZ Dual Core, Gforce 7300 256mb 128bits Nvidia, 2gb de ram DDR2 667  HD SATA Maxtor 80gb, fonte 230w BlueCase (o meu problema creio eu) bom, o pc apresenta o seguinte defeito, ao entrar em um jogo (Allods Online é que eu jogo) ou executar um video no Youtube, ou no WMP o computar da umas "travadinhas" sendo que no jogo ela oscila de 2 em 2m essas travadas e quando ele da essas travadas é possivel ouvir um zumbido bem baixinho, como se fosse um apito,muito baixo, pra falar a verdade eu nao consegui descifrar se vem da fonte ou da placa-mãe, outro detalhe é que quando ele da esses "zumbidos" o uso da CPU sobe rapidamente para os 100%.bom é isso, conto com a ajuda de vocês! abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Djonattan, 

Você tem 4 possíbilidades :

1 - Placa de vídeo superaquecendo ou em curto.

2 - Driver desatualizado da placa de vídeo. 
2 - Fonte em curto ou superaquecendo.
3 - Processador superaquecendo.

Verifique cada um desses itens:

1: Use o vídeo on board para teste / verifique o cooler da placa de vídeo.

2: Atualize o driver da placa de vídeo.

3: Teste outra fonte / Verifique o cooler da fonte.
4: Retire o dissipador de calor e verifique se tem pasta térmica / verifique o cooler.

Após testar, por favor deixe o feedback! 

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Apostulo, driver de video não é pois esta com o mais atualizado, baixei ultima versão no site da Nvidia, fonte em curto eu acho pouco provavel pois testei cada pino com o multimetro e marcou a tensão certa (5v, 3.3v e 12v), porém nao sei se ela é fraca ja que é uma generica, placa de video eu vou testar alguns capacitores hoje a noite, temperatura do processador esta ok (45~50°) o mesmo acontece com o video on-board, unico teste que nao terei como realizar seria o da fonte pois nao tenho outra... Particularmente nunca tinha visto esse tipo de coisa, obrigado pela atençao, vou realizar os testes nos capacitores da fonte e placa de video hoje a noite e depois posto resultado, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Esse "zumbido" é característico de fontes chaveadas e em alguns casos é normal, mas no seu caso é bom averiguar.

Seria ideal verificar sua fonte com um osciloscópio para saber se ela está entregando à sua máquina uma tensão limpa e com nível de ripple aceitável. Como sua máquina está trabalhando de forma anormal e travando muito, talvez seja influência da fonte ou até mesmo algum componente entrando em curto (se já não o está).

Teste sua máquina com o mínimo de componentes possíveis. Sem ventiladores, sem cd-roms e sem discos rígidos. Se o ruído sumir, vá adicionando um a um afim de identificar alguma anomalia. Outro teste, seria provar em sua máquina uma outra fonte e observar se o seu sistema se normaliza. Caso a própria fonte seja o problema, procure por uma fonte de boa qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a demora, mas o problema foi resolvido, era um micro-capacitor atras da placa mãe, pra ser exato, atras do chip gráfico onboard, fiz a substituição do componente e o pc esta uma nave, tanto para jogos quanto para outras funções, obrigado pela atenção de todos, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais