Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diaboles

Problema estranho com alto falante

Recommended Posts

Passei as férias longe, 2 meses sem ligar meu som em casa.
Quando voltei e liguei o som notei algo de errado com ele.
É um dos falante de um kit 2 vias da H-buster que eu tenho.
Seguinte, o falante direito desse kit não ta tocando quando em volume baixo.
Se eu aumento o som ele da umas chiada.
Mas o mais estranho é que se eu aperto ele com a mão levemente ele volta a funcionar novamente.
Não creio que seja ligação errada porque eu montei essa caixa a mais de 1 ano eu acho.

O que pode ser isso?
Pior que pra tirar ele da caixa vai me dar muito trabalho.

Se eu continuar ouvindo algo em som baixo só ate arrumar corro o risco de queimar meu módulo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente essa falha é provocada pela ruptura de uma das malhas que levam o sinal para a bobina do falante...

Se você continuar usando ele assim, pode causar a queima do amplificador desse canal.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa malha que você fala é aquele fio que vai colado sobre a "aranha"?

O estranho é que eu tirei o falante do lugar, olhei e ta tudo certo, o crossover ta intacto, o falante ta com a MESMA APARÊNCIA de quando foi tirado da caixa.
Ta tudo colado, tudo vedado certinho.

Ai quando eu coloquei o falante de volta ele voltou a funcionar, mas ele da uma chiada de vez enquanto.

Segue algumas fotos:

k5r7.jpg
4eh2.jpg
v7bp.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A malha que me referi é a que leva o sinal para dentro do cone do falante...

Na figura abaixo eu apontei com setas vermelhas, onde estão as malhas no falante que você colocou, elas estão encapadas.

post-442138-0-18739800-1391554990_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei ele de novo e cutuquei a cordoalha, não chiou nada, tocou normal. Ela me pareceu bem firme. Ela esta encapada só perto do terminal, depois ela parece que esta colada sobre a centragem. Chegando no cone tem um pingo grande de solda esquisito, mas eu cutuquei e ta bem firme. Mas mesmo assim vou levar numa assistencia, quando em volume alto ele ta chiando muito.

Ta muito estranho.

Abri ele aqui e fui colocar outra caixa pra substituir ate arrumar.
Ai pra eu acertar qual plug era o direito ou esquerdo, fiz o test de stereo e não tem diferença.

Se eu mando um sinal só direito, toca todos falantes. Se eu mando um sinal só esquerdo toca tudo tbem.

Se eu desplugo o cabo do canal esquerdo do pré-amplificador, quando eu toco o esquerdo nao rola nada, mas quando toca o sinal direito toca todos os falantes.
e se inverter rola a mesma coisa, quando toca, toca tudo junto!

Testei agora tirando o cabo do amplificador, dai se eu coloco o sinal direito ou esquerdo, toca igualzinho, só que só toca de um dos lados do falante.

Normalmente eu nem mexo no botão do volume do pré-amplificador (stetsom ma1200), agora que reparei que ta chiando quando eu encosto no botão de volume.

porque diabos isso ta transformando o sinal stereo em mono?

Ta danado, já é o 3 pré-amplificador que eu uso(os outros 2 eram de outras marcas), isso fica com esses mal contato no volume, o ultimo que eu tinha chiava muito, depois fui ver que as soldas dos canal tinha desprendido, provavelmente por calor excessivo. porque isso esquenta tanto(geralmente deixo em 20% do volume)?

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço pessoalmente esses aparelhos, eu não sei te responder se é normal esse aquecimento!

Aguarde retorno de algum colega que conhece esses aparelhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber mesmo porque esse stetsom ta transformando o sinal stereo em mono.
Não era assim, tenho certeza disso!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns módulos possuem uma chavinha para selecionar Mono/estéreo, dê uma verificada ai se o seu também não tem essa chavinha.

Compartilhar este post

Link para o post

O módulo ta stereo.

O problema é o pré mesmo, li nas configurações dele aqui que é mono, mas na saída de fio.
Não é possível que fizeram uma saída RCA mono. MUITA SACANAGEM.

Compartilhar este post

Link para o post
O módulo ta stereo. O problema é o pré mesmo, li nas configurações dele aqui que é mono, mas na saída de fio. Não é possível que fizeram uma saída RCA mono. MUITA SACANAGEM.

Hehehe!!!... Vai entender a cabeça dos projetistas!!! :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais