Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PFC para Fonte Chaveada


Ivan (eletronic)

Posts recomendados

Teoricamente a carga não causaria harmônica na rede certo? Uma rede ideal com impedancia baixa, independente do momento do consumo não causaria harmonicas na senoide.

O calculo para fotor de potencia então não deve pelas haemonicas causadas. Mas pelas formas de onda! O proprio nome ja diz, Fator de POTENCIA (de potencia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente a carga não causaria harmônica na rede certo? Uma rede ideal com impedancia baixa, independente do momento do consumo não causaria harmonicas na senoide.

O calculo para fotor de potencia então não deve pelas haemonicas causadas. Mas pelas formas de onda! O proprio nome ja diz, Fator de POTENCIA (de potencia)

Opa!!!  O comportamento da carga sim provoca aparecimento de harmônicas na rede de distribuição. Cargas não lineares, como as fontes com retificador e capacitor de filtro, são pródigas nessa tarefa..  A essa altura da discussão essa sua dúvida é incabível... Existe literatura aos borbotões por ai provando exatamente o contrário do que dissestes  A carga sim, se tiver um comportamento não linear, gera harmônicas e as atira para cima da rede elétrica e isso nada tem a ver com o diodo retificador deixar retornar ou não ....

 

Veja ai o que aconteceu com o Hotel Burj El Arab, pelo excesso de gadgets eletrônicos em todo o hotel, quer incorporados quer dos hóspedes:

Esse dai a partir do tempo de 8:45

http://www.youtube.com/watch?v=maAQkR2totU

 

Esse dai bem no início

http://www.youtube.com/watch?v=iiZn7fIxUxY

 

À época em que foi implementado aquele hotel não se tinha a garantia de poder contar com fontes dos mais diferentes aparelhos, equipamentos e dispositivos eletrônicos com PFC. A solução foi combater as harmônicas com filtros inteligentes de cancelamento por anti-fase...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não você não deve ter me entendido.. Isso eu sei que causa harmonicas na rede, mas o tanto de harmonicas dependeria da qualidade da rede certo?

se você tiver perto da transmissora a energia é tão mais forte que quase não aparece as harmonicas, (esses buracos e um monte de coisa por causa de pico ltissimo de correntes fora de fase)..

então não daria para se medir o fp so observando as harmonicas certo?

mas sim sabendo a corrente, a hora que ela ocorre e a tensão... A forma das duas etc.. Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera tava pesquisando e encontrei esse circuito:

 

http://www.ivobarbi.com/PDF/artigosperiodicos/99/00737610.pdf

 

achei interessante mas tentando estudar o sistema não consegui identificar como é feita a calibração ta tensão de saida. este circuito esta para 400V, inicialmente eu gostaria de ter na saida apenas 310V. Queria saber o que este cd4528 esta fazendo, e também en relação aos indutores pois em ksa eu tenho toroides de varios tamanhos e gostaria de utilizalos mas ali esta tudo projetado para o EE-xx.

 

espero ter sido claro nas minhas duvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

310V nao vai poder ligar na rede de 220V!!

 

 

220 Volts x raiz de dois dá os 310 Volts exatos que toda a fonte sem PFC ativo tem sobre seus capacitores.. Não entendi o seu comentário

Ele deseja recompor o exato valor que a fonte sem PFC ativo tem ai nesse ponto, direto via 220 Volts ou em 110 Volts depois de aplicado o dobrador de tensão que a chave seletora de tensão insere na entrada.

As fontes sem PFC ativo operam com 310 Volts sobre seus capacitores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

220 Volts x raiz de dois dá os 310 Volts exatos que toda a fonte sem PFC ativo tem sobre seus capacitores.. Não entendi o seu comentário

Ele deseja recompor o exato valor que a fonte sem PFC ativo tem ai nesse ponto, direto via 220 Volts ou em 110 Volts depois de aplicado o dobrador de tensão que a chave seletora de tensão insere na entrada.

As fontes sem PFC ativo operam com 310 Volts sobre seus capacitores...

Em 110V da pra se ter 310V na saida do pfc, mas na rede 220V não!!

Isso ai é um flyback, tem uns materiais bom em inglês para você entender bem o funcionamento..

Protugues não tem muita coisa boa...

Da uma olhada em uns projetos de marca como Samsung... LG... etc.. Todos eles com PFC.

http://4.bp.blogspot.com/-_uCDU6L7kdA/UacjTuCZhrI/AAAAAAAAwwc/294MPvfD3ZE/s1600/power.bmp

http://1.bp.blogspot.com/-xXgusTp2uOg/UaHxHoVPALI/AAAAAAAAwNg/S7sYfE05LF4/s1600/AKAI%2BLTA%2B27A901%2B-%2BPOWER%2BSUPPLY%2BSCHEMATIC.bmp

E aqui tem a fonte de uma TV LCD de 32" da LG:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,19053/

Só analisar e pensar o por que todos são 400V e porque não pode ser 310V...

Ate porque em 250VAC tera 350V, bem perto de 400V, só nisso já é um problema no projeto imagina sendo igual.. simplesmente não funciona corretamente!

no pfc quanto maior a tensão de saida melhor.

Se a sua fonte for só para 110V pode ser 310V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhnnn...entendi, eu mencionei 310V para não precisar modificar o projeto da fonte  mas ja que para um bom funcionamento do PFC ativo é necessario minimo de 400V td bem rsrsrs.

 

Contudo faço as mesmas perguntas do post #30

 

Queria saber o que este cd4528 esta fazendo, e também em relação aos indutores pois em casa eu tenho toroides de varios tamanhos e gostaria de utiliza-los mas ali esta tudo projetado para o EE-xx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer tipo de núcleo da, para esse tipo de indutor precisa de uma baixa indutância, e dependendo do núcleo toroidal que você tiver ai com algumas expiras ja vai ultrapassar do que precisa, e se enrrolar pouco o núcleo vai saturar... Quando eu fiz minha flyback eu comprei núcleos EE enrrolei x espiras para não saturar e depois fui pondo folha para separar os núcleos para diminuir a permeabilidade dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhnnn...entendi, eu mencionei 310V para não precisar modificar o projeto da fonte  mas ja que para um bom funcionamento do PFC ativo é necessario minimo de 400V td bem rsrsrs.

 

Contudo faço as mesmas perguntas do post #30

 

Queria saber o que este cd4528 esta fazendo, e também em relação aos indutores pois em casa eu tenho toroides de varios tamanhos e gostaria de utiliza-los mas ali esta tudo projetado para o EE-xx.

 

 

Depois eu vou postar aqui um circuito PFC que não é um Conversor Boost, por isso acredito eu ser mais simples de montar.

Pertence a uma linha de no-breaks do fabricante SMS vendido nas potências de 1200Va até 3000Va (800w a 2400W), cujo fator de potência de entrada dizem ser igual ou superior a 0.99.

Segue o link do catálogo do equipamento: http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_familia.asp?familiaID=N029

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mas também não precisa exagerar kkkkkk esse toroide tem apenas 33 de permeabilidade.. Uma na faixa de 200 ja da pra você!

depende da potrncia que você quer também... Se for muito alta ai a permeabilidade tem q ser baixa mesmo...

Por exemplo, no meu PFC que é de 4 000W, o valor do indutor é de 10uH... Que na verdade deveria ser ate um pouco mais baixo desses 33 de permeabilidade... Poderia fazer ate sem núcleo kkkkkkk

a corrente no meu e muito alta.. passa de 100A de pico (na rede de 220Vac essa corrente de pico no indutor chega na faixa dos 200A!!!!) sobre esse indutor!!

olhando assim o pfc e fácil saber que e um simples conversor flyback.. Mas na hora de projetar os calculos sao bem diferentes do que seria para o conversor flyback como simples fonte... PFC não é brincadeira não kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho muito estranho este indutor do seu conversor boost drenar 200A de pico alimentado em rede de 220Vac.

 

 

 

figura_1_correcao_fator_potencia.png

 

Veja que não existe nem capacitor na entrada. 

As vezes até existe um capacitor na entrada, mas são de baixo valor, servindo mais como filtro de ruídos, não para armazenar energia.

Isso significa que se o indutor do seu circuito PFC drenar 200A de pico, esta corrente será drenada na rede elétrica de sua casa.

 

Eu não recomendo que você monte este circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

errado... Tem sim capacitor na entrada hehehe

Olhe os projetos da LG e outros que eu postei..

Todos tem capacitor, no da lg pelo menos é de 1uF!!

isso porque a tv é de uns 150W apenas... No meu caso que é 4 mil watts eu calculei e deu uns 10uF... Na verdade 6,8uF ja ta de bom tamanho...

200A em 220vac não é nada estranho kkkkk menos que isso não daria os 4000Watts.

Em 110vac essa corrente fica em uns 100A de pico, só em 220vac que vai para os 200A de pico..

Isso é sobre o indutor e não na rede.. Na rede 220Vac fica apenas 18A rms, exatamente para dar os 4000W

O circuito que você postou é só um exemplo didatico por isso nao tem capacitor. Sem o capacitor não se tem fator de 1 ou pelo menos perto disso.

Olhe o meu circuito: (não estranhe todos os resistores ser de 10k transsitores ser BC e diodos ser 1N4007 etc... ai é só pra eu usar os simbolos do proteus, esses não são os valores) apenas o indutor o mosfets, e alguns filtros da entrada é que ja estão com os valores calculados...

 

Indutor 22uH, o capacitor está antes da ponte, 6.8uF!!

PFC.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora fiquei com uma grande duvida.

Vendo novamente o circuito que esto cogitando em montar de um aluno do Professor Ivo Barbi, notei que o indutor é de 700uH que pelo o que entendi na analogia do 

mroberto98 deveria ser bem menor.

Isso seria algum problema nesse projeto???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!