Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chaveamento transistor


jhonny08041992

Posts recomendados

OLA AMIGOS, estou precisando de uma dica, preciso fazer um chaveamento eletrônico, pretendo usar um transistor, usando o seguinte conceito, alimento a base com 3v, assim liberando a condução dos 12v do coletor para o emissor, e consequentemente  alimentado o circuito desejado, só que, pelo que vejo aqui, preciso do Transistor bc548, ele e barato, poderia ate compra, mas tenho pressa em termina esse projeto, se alguém puder me indicar um transistor que tenho a mesma função de modelo diferente, pois devo ter cerca de 50 a 100 tipos de transistores aqui em algumas sucatas, só falta esse parte para finalizar o projeto.

 

 

Obs* Moro na região de ibirité, próximo ao centro de BH (MG) mas não encontro a maioria dos componentes que procuro,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acredita que com qualquer transistor eu consiga ter essa mesma função, e a questão de ser 3 v para incitar  a base para a condução do emissor a coletor,  e irrelevante ? com corrente mais baixas eu consigo ativar a condução ? fiz com alguns transistores aqui nenhum deles deu certo, poderia me dar uma ajuda ?  sou iniciante, tenho pouco conhecimento em teoria, em pratica pouca coisa, sera que tenho que ligar um resistor na base a na tensão de 3v ?


loading.gif

qualquer transistor funcionara ? mesmo com a corrente pequena de 3v


obrigado, vou olhar no site que você indicou, mas se tiver alguma dica agradeço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLA AMIGOS, estou precisando de uma dica, preciso fazer um chaveamento eletrônico, pretendo usar um transistor, usando o seguinte conceito, alimento a base com 3v, assim liberando a condução dos 12v do coletor para o emissor, e consequentemente  alimentado o circuito desejado, só que, pelo que vejo aqui, preciso do Transistor bc548, ele e barato, poderia ate compra, mas tenho pressa em termina esse projeto, se alguém puder me indicar um transistor que tenho a mesma função de modelo diferente, pois devo ter cerca de 50 a 100 tipos de transistores aqui em algumas sucatas, só falta esse parte para finalizar o projeto.

 

 

Obs* Moro na região de ibirité, próximo ao centro de BH (MG) mas não encontro a maioria dos componentes que procuro,

 

Você só não disse qual carga está acionando. Esta seja a informação mais importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o transistor Bc548, só que ainda não consigo faz o sistema funcionar ... vou anexar um gráfico de como foi feita a ligação caso algo esteja errado se alguém puder me dar uma ajuda.

 

 

O que estou querendo fazer em teoria e o seguinte, usar um transistor como chave eletrônica, sendo acionado com 3v pela base, o acionador e um controle  com um receptor e um transmissor, aqueles de garagem, quando aberto o botao, a tensão na saída analógica do receptor sobe para 3,0v assim disparando o transistor, que deixa passar 12v para o rele, que por sua vez deixa passar a corrente alternada de 127v para concluir a alimentação de algum circuito,

 

 

essa imagem que anexei, e um pequeno sistema que montei para ver se consigo fazer o transistor funcionar para depois finalizar os componentes

 


Comprei o transistor Bc548, só que ainda não consigo faz o sistema funcionar ... vou anexar um gráfico de como foi feita a ligação caso algo esteja errado se alguém puder me dar uma ajuda.

 

 

O que estou querendo fazer em teoria e o seguinte, usar um transistor como chave eletrônica, sendo acionado com 3v pela base, o acionador e um controle  com um receptor e um transmissor, aqueles de garagem, quando aberto o botao, a tensão na saída analógica do receptor sobe para 3,0v assim disparando o transistor, que deixa passar 12v para o rele, que por sua vez deixa passar a corrente alternada de 127v para concluir a alimentação de algum circuito,

 

 

essa imagem que anexei, e um pequeno sistema que montei para ver se consigo fazer o transistor funcionar para depois finalizar o circuito

 

 

A fonte de 5v tem 0,55a por isso coloquei o resistor na base do transistor porque  no datasheet diz suporta no maximo 100 ma

a fonte de 12v tem 1a

post-437644-0-70762900-1392933334_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui então eu tiraria a conexão do terra da fonte de 5v da base do transistor e conectaria ao terra da fonte de 12v mantendo a polarização do diodo ? certo

e ao cooler eu deveria tirar o terminal positivo dele e ligar ao coletor ? e isso 

 

pelo que vejo aqui seguindo suas orientações o cooler vai funcionar, mas ai já e uma ligação direta do cooler com a fonte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

correto   o cooler   ja  vai ficar cheio  só vai polarizar quando   a base  for   ligada  no polo positivo da  pequena fonte  lembrando que você terá que por uma chave  na base  que ao acionar esta chave  o  transistor chaveara   o cooler para massa  que por  sua  vez ira girar  talvez  sera preciso  um resistor  na base  para   massa  para   evitar pequenos ruídos que podem ficar acionando  o cooler atua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jhonny, você fez uma salada neste teu circuito e os comentarios fala em 3v depois 5v? esqueça aqueles diodos, resistor e ligaçao... faça desta maneira, polarizando coretamente o transistor, qq  tensão acima de 1v (teorico) serve para chavea-lo... siga este esquema q estou lhe enviando q vai funcionar.. 

esqueci de algo bem importante... esse bc548 para chavear um cooler, estou achando bem "apertado" verifique a carga q o cooler demanda, assim como o q o bc suporta e acrescente o fator sobra...

 

em tempos... desculpe circuit,, nao tinha visto q postou!!!

post-396135-0-15011600-1392947703_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, só que o resistor limita e a corrente correto ? com a fonte de 5v tenho 0,55 amperes, ou seja (550 miliamperes), no datasheet do transistor fala que a tensão máxima suportada e de 100 Miliamperes, pelos meus cálculos um resistor de 80 a 40 ohms já limita a tensão(corrente) para o que o transistor suporta   

 

calculo

 

V in= tensão inicial (5v Fonte externa)

V Transistor=Tensão que o transistor precisa para funcionar (0,7v)

 I  Transistor= Corrente que vou liberar para o transistor trabalhar (40 Miliamperes)

 

5 - 0,7 = 4,3/ 0,60 = =71 Ohms          

 

 

me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!