Ir ao conteúdo

Não Usem Estabilizadores

Mansonk2

Posts recomendados

Postado

Ao "ULISSESGASP" e ao "Danelon":

Por que você não perceberam, após ser falado várias vezes, que o tempo de resposta dos estabilizadores é tão grande, que quando a fonte faz várias correções na casa dos nanosegundos, o estabilizador faz apenas uma, e por isso, a fonte tem que corrigir a correção do estabilizador, trabalhando em dobro! Vocês querem que sua fonte trabalhe em dobro e dure 2X menos? Ora, a única proteção que não faz mal para a fonte são os fusíveis externos e os varistors externos, ambos encontrados em quase todas as réguas de proteção (filtros de linha), ou comprados separadamente por: R$0,50 centavos o fusível e R$5,00 no máximo, o varistor (MOV - Metal Oxide Varistor).

Quer jogar dinheiro fora? Compre um estabilizador, além de sua conta de luz aumentar, ainda vai ter que trocar de fonte mais cedo, e se cair um raio, pode jogar fora o estabilizador, a fonte e sabe lá mais o que! (Estabilizadores não protegem contra ráios!)

"Cêis" num tem argumentos técnicos pra discutir, não? Até agora, só falaram sem argumentar... Como pretendem defender a "tese" de que usar um estabilizador em equipamentos com fonte chaveada (PC, Monitor, TV, Rádio, Impressora, etc...) é bom, se não rebatem os argumentos técnicos?

Temos que levar em conta os fatos reais e técnicos, não suposições, de que "a prima de uma vizinha minha tinha uma tv que tinha um estabilizador de R$100,00 e só queimou o fusível e a fonte do meu PC queimou!" Ora, alguém que disse que a fonte "QUEIMOU" ai em cima, abriu a fonte e trocou o fusível, soldando um novo pra depois dizer que queimou?

Sua fonte não queimou, apenas mande trocar o fusível da mesma forma que fez com seu estabilizador! Lembro mais uma vez que isso é irrelevante e inútil a essa discussão!

Espero que leiam 2X o que eu postei, e sempre interpretem no contexto, não vale ficar rebatendo frase por frase, OK?

Postado

Igor eu citei exemplos de um laboratório de computação e de uma empresa parceira da Microsoft e não de usuários resindenciais. Até porque tb tenho exemplos disso.

Posso não saber bem de argumentos técnicos, mas entendi as explicações que foram dadas. Apenas não estou convencido de que o estabilizador atrapalha.

E porque alguns de vocês que entendem tanto de argumentos técnicos não mostram algum teste que comprove que o estabilizador é tão prejudicial? porque ficar falando q a fonte faz correções em 2XY delta B² segundos, enquanto o estabilizador leva o triplo do tempo não diz tanta coisa.

Postado

Nossa a fonte trabalha mesmo mas qual fonte? se tá comparando o que? os estabilizadores que conheço possuem filtro de linha interno e se " quase todos os filtros" possuem estes componentes então tem alguma coisa erra da com seu comentário.

freqüência componentes eletrônicos nossa quanta coisa.

vou responder na mesma moeda:

isto que você falou não prova nada é só mais um comentário!

agora se você é técnico ou engenheiro ou apenas um curioso que tá tentando defender seu ponto de vista ajuda ai vai, mostra ai um livro um artigo uma matéria que eu possa ler e tira minhas conclusões.

6 também não tem argumentos comprovados pois não to vendo referência nas suas citações.

fatos reais e técnicos sim um monte de usuário falando as mesmas coisas mas fatos reais eu não vi, encher a pagina com nomes técnicos é fácil explicar isso ai a coisa enrola.

Este tópico pelo visto tem três tipo de usuário:

os que não usa estabilizador, os que não usa estabilizador e usam filtro de linha, e os que usam estabilizador.

fonte queimou junto com um monte de componentes do pc.

é isso que eu postei da primeira vez coloca ai seu comentário contra ou a favor.

Agora se vai vir com essa desculpinha de que meu chuveiro não tem estabilizador por isso eles são desnecessários eu vou dar a desculpinha que na faculdade tem um monte de estabilizador e os dois não acrescenta nada ao topico.

outra coisa essa história de que os fabricantes cheios de dinheiro estão enrolando nós pobres mortais tá parecendo teoria de conspiração.

Vou mudar minha frase final.

Eu uso estabilizador não tenho nada contra filtro de linha também uso, mas em outros equipamentos e mais uma vez grande parte dos fabricantes de filtros de linha também fabricam estabilizadores e a norma técnica deles são bem parecidas.

Se o estabilizador é necessário? acredito que sim.

Se o estabilizador atrapalha o PC? não sei.

Se o estabilizador é melhor que um filtro de linha? depende são componentes diferentes, mas um bom estabilizador já possui filtro de linha interno. bom filtro de linha não sei teria que dar uma pesquisada.

Postado

Danelon

Os caros são do ramo eletro-eletrônico ou são técnicos ou engenheiros eles falam de freqüência de componentes, pois é o cotidiano deles não é difícil só se acostumar.

Tem os papagaios também que só repetem as informações.

Não adianta um fazer o teste, tem que ser uma coisa aberta imparcial por isso que teria que ser feito por uma equipe como a CDH ou do Inmetro ou outra instituição competente, não que os caras não saibam, mas é que alguns deles demonstram certo sentimentalismos que vai atrapalhar o resultado final.

Se falou do instituto eu falei da facul e vai ter gente falando de outras situações. Agora eles vão falar das freqüências dos trabalhos de correções e alguns vão falar que o chuveiro elétrico.

Ai eu te pergunto cadê as referências técnicas deve tar em algum livro ou artigo pó o cara que tem está informação e não passa ta querendo trabalhar ou montar uma fabrica pra vender estabilizador.

Você não conhece argumentos técnico como eu, então nos baseamos por referências lógicas como o ocorrido comigo, se tivéssemos conhecimento técnico eles poderiam explicar os problemas as vantagem e as desvantagem.

agora sem conhecimento vai dar muito trabalho para eles explicarem de forma básica.

Postado

Em relação a fazer testes práticos, concordo com você! É muito importante (escêncial) comprovar a teoria na prática, porém o PROTESTE já testou vários estabilizadores e deu seu parecer de que apenas uma marca se comprovou um pouco melhor que as outras, porém, nenhum cumpre o que promete!

Direto em HTML:

http://216.239.51.104/search?q=cache:K3NLzGeGoswJ:www.proteste.org.br/private/43/436301_Attach.pdf+inmetro+testa+estabilizadores&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&client=opera

Ou baixe em PDF:

http://www.proteste.org.br/private/43/436301_Attach.pdf

Baixe o documento em PDF ou leia direto em HTML pelos links que postei acima, veja todos os testes práticos que foram feitos e veja os resultados obtidos, bem como a conclusão do Proteste a respeito!

Esse teste foi publicado na revista "PRO TESTE nº40 de setembro de 2005"

Vejam que é bem mais recente que outros testes feitos em 1999!

Falou! Espero que comentem com mais propriedade, já que agora tem um importante teste prático de uma organização 100% idônea, com muitos anos na área de defesa do consumidor (tão importante quanto o Procon)!

Postado
Danelon

Você não conhece argumentos técnico como eu, então nos baseamos por referências lógicas como o ocorrido comigo, se tivéssemos conhecimento técnico eles poderiam explicar os problemas as vantagem e as desvantagem.

agora sem conhecimento vai dar muito trabalho para eles explicarem de forma básica.

Ulissesgasp, o negócio é que pra mim e creio que pra você tb, essas referências lógicas são sim bem válidas. Afinal, não citei exemplos da casa da Joana ou do Zé e sim de instituições do ramo.

Só pra vocês verem. Essas são as 2 instituições que mencionei. Mais uma vez eu repito. Eu até poderia citar exemplos residenciais porque tive experiências no meu condomínio, mas não irei citá-las.

Eis o site das instituições: http://www.lncc.br/frame.html

http://www.allen.com.br/

Igor, baixei o teste em PDF. Depois que eu ler, eu falo alguma coisa. Mas sinceramente, talvez por desconhecimento, eu nunca tinha escutado falar nessa instituição ou revista Proteste.

Dei uma olhada rápida no teste do PDF e tb no teste em HTML. porque cortaram o nome da Ragtech?

• Membro VIP
Postado

Senhores: Vou fazer uma proposta a quem de vocês interessar. Sob a forma de perguntas que me intrigam. Se vocês tiverem as respostas, talvez consigamos avançar na discussão sem baixar o nível da mesma. Do mesmo modo procurarei responder, argumentando e dando referências a toda e qualquer pergunta que me façam;

Ai vão as perguntas...

1) Por que lá no primeiro mundo (USA, Europa, Japão, etc.. ) Não se usam estabilizadores? Nem sequer são fabricados? Desafio alguém a me mostrar um anúncio de um estabilizador sendo vendido lá fora...

2) Gostaria de colocar três afirmações para estabelecimento do cenário para a pergunta:

- A planta ou o parque de TV´s no Brasil é muito maior do que o parque de PC´s;

- Tipicamente o parque de TV´s, em sua maioria absoluta, não se utiliza de estabilizadores;

- Tipicamente o parque de PC´s ainda, em sua grande maioria, se utiliza de estabilizadores;

- As fontes de TV´s e as fontes de PC´s são de mesma categoria, fontes chaveadas, sendo que aquelas dos PC´s são tipicamente melhores, mais avançadas, mais modernas.

Finalmente a pergunta... Se temos muito mais TVs sem estabilizadores, e muito, mas muito mais TV´s do que PC´s . Não seria natural uma verdadeira avalanche de TV´s queimadas em função da rede elétrica??? Já não teria havido um retorno do uso do estabilizador na TV??? Já não teria havido um aculturamento para volta do estabilizador para a estabilização da tensão para o equipamento de TV, como um dia já foi (anos 70)???

3) Ainda estou para ver um certificado de garantia, de um PC, que explicite a necessidade de ligar esse PC em um estabilizador, sob pena de perda da garantia desse PC. Alguém poderia me mostrar um???

Por hoje são somente essas três perguntas que me vêem a mente...

Também é importante que combinemos que afirmativas que não representem potencialmente uma tendência clara, não podem ser cosideradas, bem como explicação não acompanhada de argumentação e referências, deva ser considerada enrrolação. Vamos a discussão!

Respeitoso abraço...

Postado
Igor, baixei o teste em PDF. Depois que eu ler, eu falo alguma coisa. Mas sinceramente, talvez por desconhecimento, eu nunca tinha escutado falar nessa instituição ou revista Proteste.

Dei uma olhada rápida no teste do PDF e tb no teste em HTML. porque cortaram o nome da Ragtech?

Leia:

Juiz pediu contraprova com fabricante

No dia 23 de junho, quando a revista já estava impressa, um juiz de São Paulo concedeu, a pedido de um fabricante, uma antecipação de tutela (uma medida liminar) proibindo a divulgação dos resultados do teste referentes ao produto dessa empresa. O juiz considerou que a PRO TESTE não respondeu às contestações da empresa, em especial no que diz respeito à realização de uma contraprova na presença de representantes do fabricante.

A decisão foi uma grande surpresa. Tecnicamente, ela era incoerente em dois pontos: 1) toda vez que, no laboratório, é encontrada uma falha num produto, faz-se a seguir um exame de contraprova (como aconteceu neste teste); 2) nenhum desses exames é feito na presença do fabricante, por questões de independência. O laboratório contratado é credenciado pelo Inmetro para os ensaios, e assim é considerado isento de interesses.

Essas diretrizes são adotadas nos testes comparativos promovidos em todo o mundo por associações como a PRO TESTE. Num primeiro momento, porém, nada mais restou à PRO TESTE senão reimprimir os 155 mil exemplares da edição de julho.

Ações judiciais vieram em seqüência

Em seguida, com intervalos de poucos dias, como se houvesse um revezamento, Force Line Ind. e Com. Ltda. e SMS Tecnologia Eletrônica Ltda. foram à Justiça para também impedir a publicação do teste. Estas, porém, tiveram sua pretensão negada pela Justiça. Assim, nesses processos, a PRO TESTE foi autorizada a divulgar o nome dessas empresas e a publicar os resultados do teste.

Nem todos os fabricantes tiveram a mesma postura. A TS Shara, por exemplo, comunicou à PRO TESTE que vai melhorar seu manual de instruções, a partir das conclusões da avaliação. E o Inmetro, em carta assinada pelo diretor de Qualidade, Alfredo Lobo, admitiu à PRO TESTE que o programa de avaliação da conformidade dos estabilizadores “tem apresentado deficiências”, que ele atribui, em parte, a ambigüidades presentes no regulamento técnico (como havia alegado a Abinee). Por isso, informou Lobo, “estamos providenciando alterações no regulamento, bem como outras ações com o intuito de sanar as não-conformidades identificadas”.

Enquanto a norma e os produtos não são revistos, enquanto alguns fabricantes preferem brigar com a PRO TESTE na Justiça, você, pobre consumidor, não tem muita saída. O melhor que você pode fazer é ler atentamente o quadro “Produtos não servem para nada”, na pág. 21.

Entendeu o porquê?

Postado

Pessoal, acho q a discussão acabou se tornando um pouco inútil. Cada um tem sua opnião, alguns tentam elevar o nível abordando reportagens, artigos, etc, mas acabamos esquecendo o que vem a ser um estabilizador.

Pela definição, trata-se de um equipamento que busca "estabilizar" a tensão de entrada, corrigindo sobre e sub tensões. Não vejo como isso poderia ser ruim para qualquer equipamento elétrico. Muito pelo contrário, como sabemos a rede anda cada vez mais poluída, pela presença de equipamentos que possuem correntes não senoidais (todos os digitais), correntes fora de fase ou hamônicas.

Em teoria, tudo ok. Nada melhor que utilizar um equipamento que assegura que a tensão de entrada na fonte seria, teoricamente, o mais próximo de uma senóide de valor eficaz de 110, 127 ou 220 volts em 60Hz.

O problema em questão não é o estabilizador teórico, que seria sim sempre benéfico para a utilização em qualquer equipamento elétrico/eletrônico, e sim os produtos reais, de baixa qualidade oferecidos por empresas pouco competentes.

Alguns abordaram o fato de se usar o nobreak. Ele, em tese, deveria ser apenas um equipamento (baterias) que forneceriam tensão em caso de falta de energia. Por serem mais bem elaborados, realmente em sua maioria, são melhores. Mas se um estabilizador comprisse com sua função, não haveria diferença.

Outro assunto que li foi que TVs não utilizam estabilizador e não queimam. Concordo. É difícil haver uma oscilação que seja capaz de queimar nossos equipamentos, e se não fosse assim, as geladeiras, os microondas, as máquinas de lavar, etc também todos queimariam. O fato de não se utilizar estabilizador em TVs deve-se mais ao fato de que, no início da década de 90, quando adquiri meu primeiro computador, o preço de um micro era tão elevado que seria normal buscar algum tipo de precaução adicional. Até hoje o preço de um micro é mais elevado que de uma TV. Mas as coisas se tornam tradicionais. Era lógico naquela época pensar em proteger algo em que se investia 2, 3 4 mil dólares, não acham? E isso acabou se tornando um comportamento normal.

O filtro de linha "ideal", por definição mais uma vez, é infinitamente inferior à um estabilizador "ideal". Trata-se apenas de um fusível! Vocês podem fazer um em casa. Sem problemas.

O que acho que deve ficar de lição para todos é o seguinte: Se querem que os seus equipementos cumpram o que prometem, comprem qualidade. Gastem um pouco mais de dinheiro e comprem algo que tem eficiência comprovada. Não importa o que sejam. É necessário também entender que existem tempos de atuação. Acho que ninguém é enganado se buscar ter um pouco de conhecimento e interesse pelo que se compra. Todos os produtos de qualidade oferecem informações para avaliação dos mesmos.

Acho que seria mais benéfico para todos separar o tópico em três.

Um que avaliasse estabilizadores, um que avaliasse filtros de linha e um que avaliasse nobreaks.

Assim nós mataríamos a estupidez de algumas discussões existentes aqui. É sempre melhor se nivelar por cima que por baixo. Vamos procurar discutir o que presta, o que não presta não merece nossa antenção.

Abraço a todos.

Postado

Mas a distribuição de energia aqui não igual ao do primeiro mundo, pois se fosse não existira estabilizadores indústrias. Concordo que se tivéssemos uma rede de energia estável como os dos países de primeiro mundo, poderiam até abolir o uso do estabilizador.

Não tem como comparar um Japão ou EUA que tem severas leis de proteção ao consumidor e normas técnicas infinitamente superiores a nossa. Lá qualquer cidadão interessado pode comprar uma boa fonte por míseros 50 dólares, se é para comparar então porque aqui você não compra a mesma fonte por este preço.

Tv e computadores são equipamentos diferentes suas fontes podem ter o mesmo principio de funcionamento, pra mim isto não justifica o não uso do estabilizador e nem mostra que ele faz mau para o pc.

A historia da garantia eu já expliquei.

Citei o exemplo da faculdade e antes que alguém venha me corrigir eu me adianto:

Existe sala na faculdade que tem estabilizadores Industriais de grande porte e posterior a eles é feita à distribuição de tomadas ou pontos de conexão para ligar os respectivos aparelhos. Estes equipamentos estão fora da discussão.

Também tem sala sem este estabilizador industrial então eles usam os estabilizadores indicado pelo fabricante dos computadores no caso é a DELL. Seria até bom mandar um e-mail para estas montadoras de pc e perguntar dessa necessidade.

Agora vão falar que a DELL tem acordo comercial com uma empresa que faz estabilizador.

Equipe responsável pela manutenção dos computadores foi quem deu estas informações.

Alguém que tiver referencia de um site ou livro que explique de forma básica o funcionamento de uma fonte, estabilizador e filtro de linha eu agradeço.

Postado

já faz de 10 anos que tenho pc e nunca comprei um estabilizador, fico com o o pc ligado emdia dechuva com trovoes e relampagos, a energia ja

deu aquelas ociladas, e piscadastipo liga-desliga-liga-desliga e nunca queimou nem a fonte, só queimou minha fonte por dois motivos

1º)eu liguei o pc no 220V - sem comentarios, eu era um novato

2º)o ventilador do cooler travou e eu não percebi dai a fonte queimou

mas fora isso só tenho um filtro de linha que comprei no paraguai, e que no caso é o mesmo que tenho a 10 anos desde que comprei meu primeiro pc, e falam que coisas do paraguai nao presta heim

sou do MSE ( movimento dos sem estabilizador)

Postado
sim você usa o pc ligado ,legal eu também,com ele desligado não consigo trabalhar,e está fonte que queima por dois motivos?não chuta que é macumba.

explica ai que não entendi??????????????:confused:

Postado

Eu queria citar que a fonte queimou por problemas internos,foi azar mesmo,se ela estivesse ligada a um estabilizador queimaria da mesma forma.Eu também não uso estabilizadores,nunca usei,nem pretendo,ele é desnecessário devido as proteções da própria fonte do pc ,eu confio sim é em um bom aterramento.

"sou do MSE também".Esta é apenas minha opinião,quem acha mais seguro usar,e escutar os "clic,clics",tudo bem.Um abraço.

Postado

vocês que são bons... eu tenho um establizador micro TS home, e quero saber por que meu estabilizador da varios estralinhos... e se foi culpa dele meu pc ter 3 fontes queimadas... muito obrigado!

Postado

Os "estralinhos"é o barulho dos relés fazendo "ou tentando fazer" o chaveamento para estabilizar a tensão.Quanto a sua fonte queimar 3 vezes, não poria a culpa no estabilizador,no teu caso eu faria um bom aterramento.Urgente.

Postado

só de lembrar da apoca em que meu pc tinha um estabilizador maluko que quando eu jogava ficava.... tec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tectec-tec-tec

ahuahuhauhaa

as luizinhas ficavam loucas... huahauhauha

nunca mais... agora é filtro de linha e fonte real

Postado

Olá Pessoal. Eu nunca gostei destes estabilizadores, e não é só pelo barulhos que eles fazem com o chaveamento dos reles, mas também a ruideira que eles geram na rede. Por sorte, soube da existência de tranformadores com núcleo saturado há mais de 10 anos atrás. Este trafo tem duas caracteristicas importântes: Estabilização do secundário imdepedente totalmente do primário, que pode ter picos de tensão sem que passe para o secundário, porque o núcleo está saturado. a outra caracteristica é a perda de energia em forma de calor que ele gera, também pelo fato da saturação do núcleo. Mas é pouca coisa. Relato que nunca queimei nada dos micros que tive. E o que estragou foi por uso normal, tipo drivers de cd, drive de disquete e hd. Este que tenho tem isolação galvânica e foi feito por conhecido meu, que tem uma empresa de bobinamento de trafos e motores.

Por outro lado sou a favor de usar os equipamentos direto na rede, porque as fontes de monitores e cpus estão melhores hoje em dia, até mesmo algumas fuleirinhas. E pensando melhor, basicamento os riscos com descarga elétricas, flutuação na rede e outras cositas mas, são as mesmas usando estabilizador ou não, porém com o uso de esabilzador se colaca mais um elemento de ruídos elétricos na rede.

Parabéns a você que conseguiu colocar este tópico a tona e parabéns aos que tentaram, poré se sucesso. Já tá na hora de viver sem medos de mitos burros.

Abraços.

Luis Carlos.

Postado

Olá Pessoal. Eu nunca gostei destes estabilizadores, e não é só pelo barulhos que eles fazem com o chaveamento dos reles, mas também a ruideira que eles geram na rede. Por sorte, soube da existência de tranformadores com núcleo saturado há mais de 10 anos atrás. Este trafo tem duas caracteristicas importântes: Estabilização do secundário imdepedente totalmente do primário, que pode ter picos de tensão sem que passe para o secundário, porque o núcleo está saturado. a outra caracteristica é a perda de energia em forma de calor que ele gera, também pelo fato da saturação do núcleo. Mas é pouca coisa. Relato que nunca queimei nada dos micros que tive. E o que estragou foi por uso normal, tipo drivers de cd, drive de disquete e hd. Este que tenho tem isolação galvânica e foi feito por conhecido meu, que tem uma empresa de bobinamento de trafos e motores.

Por outro lado sou a favor de usar os equipamentos direto na rede, porque as fontes de monitores e cpus estão melhores hoje em dia, até mesmo algumas fuleirinhas. E pensando melhor, basicamento os riscos com descarga elétricas, flutuação na rede e outras cositas mas, são as mesmas usando estabilizador ou não, porém com o uso de esabilzador se colaca mais um elemento de ruídos elétricos na rede.

Parabéns a você que conseguiu colocar este tópico a tona e parabéns aos que tentaram, poré se sucesso. Já tá na hora de viver sem medos de mitos burros.

Abraços.

Luis Carlos.

Postado

Intão pessoal, não tem como amotecer esses pusos eletromagnetico? nao tem nada p/ colocar entre o estabilizador e a tomada?

Abraço

Abenell

Postado

Ola pessoal, e minha primeira participação aqui no forum, me desculpe mas não sei lida muito bem com isso aqui. ( Aqui naminha cidade cidade sempre tem variação na rede eletrica geralmente das 18:00 as 21:00 nesse intervalo nem uso o micro, pois os estalos que da no estabilizador chega para o pc, gostaria de saber se tem alguma coisa paracolocar entr e o estabilizador e a tomada).

Abraço

Abenel

• Membro VIP
Postado
Ola pessoal, e minha primeira participação aqui no forum, me desculpe mas não sei lida muito bem com isso aqui. ( Aqui naminha cidade cidade sempre tem variação na rede eletrica geralmente das 18:00 as 21:00 nesse intervalo nem uso o micro, pois os estalos que da no estabilizador chega para o pc, gostaria de saber se tem alguma coisa paracolocar entr e o estabilizador e a tomada).

Abraço

Abenel

Tire o estabilizador dai e coloque no lugar dele uma boa régua de proteção. Só isso.

Postado

Abraço

Abenel

caro colega, se o que você diz que as ocilações passam pelo estabilizador e chegam ao pc, é por que o estabilizador não esta fazendo o seu papel direito, pois na verdade na teoria ele deveria estabilizar o fluxo de energia para que o mesmo não chega-se até o pc, e se ele não esta fazendoo serviço direito, faço minhas as palavras do colega acima que digo tire logo esse estabilizador e use somente um filtro de linha!!!:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!