Ir ao conteúdo

Dúvida ao configurar router

ProInfo2

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Estou com uma dificuldade aqui.

Possuo uma rede aqui na loja com internet, usando um router DLink wireless.

O que preciso fazer é o seguinte:

Colocar um OUTRO router (Dlink wifi também) para que os clientes acessem a internet, mas não quero que eles tenham acesso aos computadores da rede e servidor. Então quero colocar esse segundo router em uma faixa de IP diferente, mas que ainda receba e funcione a internet do meu primeiro router, o principal.

Alguém pode me dar uma ajudinha nisso??

Obrigado desde já =D

Postado

isso é moleza, é só você colocar a porta WAN do roteador para os clientes em uma das portas LAN do seu roteador atual e configura-lo em um IP de rede diferente da sua. por exemplo:

Seu roteador -> Porta WAN: Internet -> IP 192.168.0.1 -> dhcp: 192.168.0.100 a 254

Roteador Convidado -> Porta WAN: porta LAN do roteador -> IP: 192.168.100.1 -> dhcp: 192.168.100.100 a 200

Nem precisa dizer que o SSID e senha do wireless deve ser diferente da sua rede local. ^_^

Postado

Olá qwmsp,

obrigado pela ajuda.

Fiz o que você falou, a internet está funcionando certinho e a máquina está com IP diferente.

O router principal é 10.1.1.1 e o novo é 192.168.0.1

Mas ainda tem UM probleminha.

Se eu digitar o IP do servidor, ou de qualquer outra máquina que está na rede principal, pelo computador da rede nova (a para clientes) eu consigo acessar os arquivos das máquinas. Gostaria de bloquear esses acessos às máquinas ligadas no outro roteador.

O que preciso fazer?

Postado

Para isolar totalmente uma rede da outra, no minimo você teria que ter um roteador com o recurso "guest", mas dá pra contar nos dedos os roteadores que tem isso, ou usar roteadores corporativos (cisco), que não é muito fácil de configurar e é economicamente inviável... com roteadores comuns é isso mesmo que dá para fazer, mas pode perceber que os nomes netbios das maquinas não aparecem, portanto o unico meio de acesso seria pelo IP mesmo, para isso o "curioso" teria que saber o IP e para conseguir ele teria que entrar nas configurações do roteador ou sair adivinhando, então trocando a senha do admin do roteador cliente e usando um IP da sua rede que fuja dos padrões (10.0.0.1 / 10.1.1.1 / 192.168.0.1 / 192.168.1.1) você já mata 90% dos curiosos, você pode ainda implementar senhas dos compartilhamentos e se quiser, pode implementar programas de firewall, configurando para bloquear todo o acesso que não sejam de micros ou ips cadastrados.

Postado

Obrigado novamente, qwmsp

Mas me falaram que tem como bloquear o acesso configurando algumas coisas no proprio router, lá digitando o IP dele no navegador.

Alguma ideia?

Postado

o pessoal deve estar falando dos filtros de MAC e IP que o roteador tem, não sei se isso se aplicaria no seu caso. imagine o seguinte, você tem uma faixa de IPs na sua rede que vai de 10.0.0.1 a 10.0.0.50, com os filtros de IP, você pode falar pro roteador que qualquer IP fora esse, não teria acesso a ele, então na pratica, muito provavelmente você somente estaria bloqueando o acesso dos demas IPs, incluindo os do outro roteador. acho que colocar um firewall que bloqueie acesso não autorizado mais efetivo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!