Ir ao conteúdo

Computador não liga, não acende o led, mas liga os coolers.

Posts recomendados

Postado

Ola, sou novo aqui no forum, mas sempre recorro ao forum para tirar minhas duvidas, mas desta vez não achei a resposta do meu problema atual.

Tenho um PC modesto, com placa-mãe MCP6P M2 Ver:6.2, processador AMD athlon 64, com um HD de 500 GB e duas memorias de 1 GB cada. E ele não esta ligando, ele liga os coolers (da fonte e do processador), mas não acende os LEDs da frente, muito menos faz o bipe. Retirei todos os componentes desnecessarios para que PC ligue, deixei somente a fonte, o processador, uma memória, o cooler do processador, e a placa-mãe. Desconectei todos os cabos de hardware, deixando somente o cabo de energia e o do monitor. porém, ele continua sem ligar, e do mesmo jeito, não ligando, mas ligando os coolers, e não acendendo os LEDs, nem fazendo o bipe.

Será que alguem se alguem souber o que esta havendo, poderia me ajudar?

Obrigado pessoal.

• Membro VIP
Postado

ja testou a fonte? pega um clips, desenrola, coloca uma ponta no fio preto e a outra no verde do conector da placa mãe, se o cooler da fonte nao ligar ja pode descartar a hipotese de o problema ser da fonte

Postado

Resete a sua bios, e se mesmo assim não funcionar, remova a bateria da CMOS e ligue o pc sem ela. Se  funcionar, compre uma bateria nova e coloque la. Ja pegue diversos pcs antiguinhos com este problema. Alguns foram condenados por outros técnicos e eu "ressuscitei-os". Não me pergunte o porque disso, simplesmente mistérios da informática kkk.

Abs

Postado

Acontece mesmo, é como se fosse uma pane lógica, a mobo para mas se tirar a bateria e desconectar e reconectar tudo ela volta a responder. Sorte ai para tí.

Postado

Bom dia Bruno Daniel Grama, estou com uma problema parecido com esse que você relatou. Mas as configurações do computador é diferente, ao ligar ele funciona todos os componentes, Monitor, Fonte de Alimentação, Ventoinha do Processador, Hard Disk, Drive de Cd/DVD, Placa Mãe, Memórias, tudo certinho, e já substitui todos esses componentes que citei e não quer dar Imagem no Monitor. Troquei a bateria Cmos também e nada.  Já troquei os cabos flats e os demais cabos e nada!!!  Estou ficando louco com esse problema já faz uma semana! Espero que encontre a solução para seu problema. Abraços!

Configuração:

Placa Mãe Ga-945GzM-S2 GigaByte

Processador Intel Pentium 4/ 2.66 GHZ

Placa de Video OnBoard

Memória 1Gg DDr2 

Fonte de Alimentação Satellite 60Hz 

Hard Disk Samsung hd160hj / 7200rpm/8M

Gabinete Xblade Satellite

Coole Intel Pentium 4                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Postado

ja testou a fonte? pega um clips, desenrola, coloca uma ponta no fio preto e a outra no verde do conector da placa mãe, se o cooler da fonte nao ligar ja pode descartar a hipotese de o problema ser da fonte

Por curiosidade, pode-me explicar isso de forma melhor?

Postado

Para testar a fonte tem que colocar um arame ou um resistor de 100ohms entre o fio verde e um terra que è preto, assim, você ligar a fonte para fazer testes de tensão e corrente. Isto só funciona em fontes atx.

Testem as fontes em outro computador e o processador tambem, se tudo tiver funcionando e ja deu um clear na bios e nada adiantou, sua placa mãe ja era.

• Membro VIP
Postado

Para testar a fonte tem que colocar um arame ou um resistor de 100ohms entre o fio verde e um terra que è preto, assim, você ligar a fonte para fazer testes de tensão e corrente. Isto só funciona em fontes atx.

Testem as fontes em outro computador e o processador tambem, se tudo tiver funcionando e ja deu um clear na bios e nada adiantou, sua placa mãe ja era.

Por curiosidade, pode-me explicar isso de forma melhor?

Bem mais explicado foi essa resposta do lauro, veja esse video pra entender melhor 

Postado

Ligar o fio verde (power) a um fio preto (ground) vai simular o aperto do botão no gabinete para ligar o PC, note que o clips ou fio deve permanecer conectando os dois fios ou a fonte desliga.

• 2 semanas depois...
Postado

Estou com um problema parecido com o descrito. Tudo começou com uma mensagem que era para eu salvar meus dados q meu HD estava com bad blocks, testei meu HD em outras maquinas, e a msg persistia... salvei tudo para um HD externo, e comprei um HD novo, quando o HD novo chegou, fui instalar, e como ja estava com o pc aberto, desmontei o PC inteiro e aspirei, limpiei, deixei novo. porém quando fui ligar, tive uma surpresa, o pc liga, roda TODOS os cooler (do processador, do gabinete e da placa de video), a placa-mãe recebe energia, pois acende luz, e roda os coolers conectados a ela, porém não dá video, e os speakers não dão sinal de vida. Ja testei com outra placa de video, e NADA, ja tentei colocar só um pente de memoria, e NADA. Liguei sem memoria pra ver se os speakers falavam alguma coisa, e NADA.

Unica coisa que nao testei foi a fonte, pois nao tenho fonte real para teste, mas os coolers da fonte e do PC todos rodam. Será que perdi meu processador ? Será que pode ser a fonte ? Será que existe algum procedimento que eu possa tentar salvar ?

Grato.

Postado

Estou com um problema parecido com o descrito. Tudo começou com uma mensagem que era para eu salvar meus dados q meu HD estava com bad blocks, testei meu HD em outras maquinas, e a msg persistia... salvei tudo para um HD externo, e comprei um HD novo, quando o HD novo chegou, fui instalar, e como ja estava com o pc aberto, desmontei o PC inteiro e aspirei, limpiei, deixei novo. porém quando fui ligar, tive uma surpresa, o pc liga, roda TODOS os cooler (do processador, do gabinete e da placa de video), a placa-mãe recebe energia, pois acende luz, e roda os coolers conectados a ela, porém não dá video, e os speakers não dão sinal de vida. Ja testei com outra placa de video, e NADA, ja tentei colocar só um pente de memoria, e NADA. Liguei sem memoria pra ver se os speakers falavam alguma coisa, e NADA.

Unica coisa que nao testei foi a fonte, pois nao tenho fonte real para teste, mas os coolers da fonte e do PC todos rodam. Será que perdi meu processador ? Será que pode ser a fonte ? Será que existe algum procedimento que eu possa tentar salvar ?

Grato.

Ola, poste a configuração do seu pc e relate detalhadamente o que fez na limpeza do pc.

Postado

Grato.

Já tentou um clear cmos?

Postado

A configuração do pc é a mesma que encontra-se na minha assinatura, a placa-mãe é o modelo Placa Mãe Asus P6x58d-e. , já tentei dar o CMOS e nem sinal de vida, só nao tentei tirar a bateria como li anteriormente, será que isso pode ressucitar ela ?

Quanto a limpeza, eu nao fiz nada demais, simplesmente desmontei tudo, mirei o secador com ar frio e passei um pincel para tirar a poeira... mais nada... nem limpa contatos eu passei...

Postado

Tente tirando a bateria. Seria interessante. Se você tem conhecimento, faça um teste ligando o sistema com o mínimo de peças possível. Mau contato de memória ram também pode dar esse problema. Mas não é comum. Para afastar qualquer dúvida, tire as memórias, limpe os contatos com uma borracha escolar macia e sem exercer muita pressão. Teste um pente por vez, se tiver mais de um. Se possível, alternando os slots.

Postado

Desculpa minha ignorância, mas agora que notei, que onde eu resetei a bios ta escrito DV_CPU, e nao CMOS.... será que na verdade eu nao resetei a bios ? Abaixo segue a foto da minha placa-mãe, caso alguem localize onde reinicia a bios e puder me auxiliar, ficaria muito grato.

Asus-P6X58D-E-3-l.jpg

Postado

Desculpa minha ignorância, mas agora que notei, que onde eu resetei a bios ta escrito DV_CPU, e nao CMOS.... será que na verdade eu nao resetei a bios ? Abaixo segue a foto da minha placa-mãe, caso alguem localize onde reinicia a bios e puder me auxiliar, ficaria muito grato.

Asus-P6X58D-E-3-l.jpg

não é dv e sim ov_cpu, é um jumper que overclockagem de cpu, existe tambem para a memoria e memory bus, não vi o jumper cmos, então tire a bateria e segure o botão power no gabinete durante um minuto e ligue o pc normalmente. O reset é efetivado quando se desconfigura a data e hora e configurações personalizadas.

Postado

Lauro, MUITO OBRIGADO... fiz o procedimento da bateria e resolveu... liguei meu pc umas 4 vezes eu tava normal, dai hj fui ligar novamente ele nao ligava, puxei o cabo de força e apertei varias vezes o botao, agora aparentemente está tudo ok, será que minha placa-mãe esta indo pro saco ?

Fiz esse procedimento em uma outra maquina, e funcionou também. vale a dica do LAURO...

Postado

Lauro, MUITO OBRIGADO... fiz o procedimento da bateria e resolveu... liguei meu pc umas 4 vezes eu tava normal, dai hj fui ligar novamente ele nao ligava, puxei o cabo de força e apertei varias vezes o botao, agora aparentemente está tudo ok, será que minha placa-mãe esta indo pro saco ?

Fiz esse procedimento em uma outra maquina, e funcionou também. vale a dica do LAURO...

Fico feliz em poder ajuda-lo. Se voltar a dar o mesmo problema, em ultimo caso, tente o "curto de hardman" é só colocar em uma superficie isolada de preferência de borracha e colocar folhas de aluminio do tamanho da placa mãe e colocar a mesma em cima por algumas horas e forçar para que os contatos de solda fiquem encostados no papel e sem bateria, assim, descarregando os capacitores que podem estar dando problema.

Placa mãe antiga com mais de cinco anos de uso param de funcionar devidoao desgaste dos capacitores eletroliticos, ai, so trocando todos e talvez volte a funcionar se não foi danificado nenhum componente.

Postado

Pessoal, muito obrigado pela ajuda de todos. Consegui resolver o problema, troquei a bateria e resetei a BIOS e tudo voltou ao normal.

Muito obrigado, vocês me ajudaram de tal forma que não há como imaginar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...