Ir ao conteúdo

Qual programa usar para medir e monitorar a velocidade da internet? Uso e recomendo o NetWorx.

OpaioX

Posts recomendados

Postado

Qual programa usar para medir e monitorar a  velocidade da internet? Uso e recomendo o NetWorx.

NetWorx   é o melhor programa que já usei desde o tempo do Netstat Live da AnalogX, para monitorar a velocidade de conexão instantânea ou média. NetWorx é um programa leve, simples e em português. Porém, é completo e bem objetivo para o que se propõem. Testei vários, mas nenhum tinha uma coisa bem simples que queria: medir e mostrar com precisaão a velocidade instantânea.

Existe dois tipos de versões: a portable e a que instala no sistema. Independente de qual escolher, você irá usufruir dos mesmos recursos.

A seguir uma imagem do programa ao clicarmos com botão direito do mouse, na área de notificação, ao carregar junto com Windows:

0001.jpg

A função medidor de velocidade é a que mais utilizo. É simples e objetiva, já que tem a função de mostrar a velocidade instantânea de download, de upload,  a média e máxima de upload e download, o tempo que você clicou em “play” para monitor a conexão, o total enviado  e total recebido.

0002.jpg

Estatística de conexão é muito completa. Para quem gosta de números, vai adorar, já que o programa salva automaticamente todos os dados de conexão diariamente.

0003.jpg

A opção cotas pode ser interessante para quem usa planos de internet 3g ou até mesmo para quem usa internet adsl ou a cabo com franquia -limitada. Assim, você pode ser alertado quando determinada quantidade de megabytes ou gigabytes forem atingidos.

Em opções é a parte que você deve fazer alguns ajustes para que o programa funcione corretamente e do seu jeito:

• Escolher a interface monitorada. É muito importante essa parte, já que se escolher errado, poderá ser informado errado também. Se você quer medir apenas a velocidade da internet, deverá escolher a sua placa de rede. Se escolher todas ou todas conexões ethernet pode ser que você não monitore corretamente, mostrando mais do que tráfego real. Aqui deu certo usando apenas a placa de rede instalada (Me mostra a velocidade de conexão com a internet). Mas, recomendo você testar fazendo download de algum arquivo e ir mudando cada interface.

0004.jpg

Tools – você tem algumas ferramentas de rede como Ping, netstat e rastrear rota.

Para quem vive procurando por programas para monitorar a velocidade de conexão (saber se o provedor esta entregando a velocidade contratada, ou se a velocidade do download confere com a informada no programa ou se confere com download em http e outros exemplos) eu recomendo o NetWorx. E até para os que já tem um programa e não o conhece ainda, vale a pena testar.

Versão atual do NetWorx: 5.2.12

Site do desenvolvedor: http://www.softperfect.com/

Link para análise no Baixaki e no Superdownloads

Link para download do site oficial

Link direto para download  do site oficial versão instalável. E link para portable.
Postado

Vou testar, mas já está disponível a versão 5.3 no site oficial !  :)

Tem diversos outros programas gratuitos lá... mas este parece o mais bacana... não conhecia.

:lol:

• 1 ano depois...
Postado

Tenho 25 sites que se propõe a medir velocidades, mas cheguei a conclusão que o mais eficiente é fazer um download de um arquivo tipo isso de Linux, ai você tem a exata realidade já que medindo nesses sites cada um dá uma versão.

Mas seu caso é um programa né? Vou testar o portable, já que nunca usei nenhum programa sempre foi on line.

Postado
  Em 19/05/2015 às 12:35, misterjohn disse:

Tenho 25 sites que se propõe a medir velocidades, mas cheguei a conclusão que o mais eficiente é fazer um download de um arquivo tipo isso de Linux, ai você tem a exata realidade já que medindo nesses sites cada um dá uma versão.

Mas seu caso é um programa né? Vou testar o portable, já que nunca usei nenhum programa sempre foi on line.

Então, eu faço é isso, baixo de site que tem muita banda mesmo, e monitoro a velocidade com o Netvorx. Mas tem que ficar atento, as vezes o provedor pode segurar a velocidade em transferências especificas. Raras vezes já me aconteceu de ficar com download baixo mas navegação e videos chegavam na velocidade normal, e o contrário também já aconteceu, nunca chegava no máximo para ver videos, mas download e sites chegava no máximo. O que vale mesmo é ter um noção e parâmetro para fazer diversos testes, juntamente com o ping para tentar detectar problemas na conexão ou sabotagem do provedor.

Postado

Sabe esse negócio de velocidade eu já nem me ligo mais, estamos no Brasil, aqui as vantagens são dados aos permissionários e eles tem direitos de tudo, o consumidor de nada, isso é o resultdado de uma privatização realizada a toque de caixa e de maneira suspeita.

Logo que inciou os serviços de banda larga aqui em Santos, SP, o Speedy, a velocidade era de 256 não lembro o que, para todos, e para quem estava acostumado da discada foi como se tivesse saido de um fusca para uma Ferrari..

Foi passando o tempo, as velocidades se alterando, o preço idem, resumindo, hoje tenho conexão de fibra de 50 Mb que nem de longe traduz o mesmo sentimento de velocidade do primeiro Speedy da Telefônica e não estou dizendo o dia seguinte a assinatura do speedy já que fui usuário por mais de uma década, a questão é que o sistema não expande mas os usuários sim, ai começa o tal compartilhamento, com isso voce paga pormais e leva menos, e isso oficialmente permitido pela legislação brasileira onde se não me engano o prestador de serviço tem que garantir apenas 10 % do contratado, isso é infame.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!