Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído estranho na fonte


RafaelV

Posts recomendados

Montei um PC novo recentemente, peças todas novas mas notei algo estranho na fonte. Quando aparentemente ocorre uma demanda alta na fonte ela faz um barulho tipo um buzzz, por exemplo, quando eu executo um jogo que demanda mais da placa de vídeo o barulho começa, quando fecho o jogo ele cessa e também varia de acordo com o que está na tela. Inicialmente pensei que fosse a placa de vídeo, troquei e continuou a mesma coisa. Também descartei de ser a ventoinha da fonte, pois o barulho não está relacionado à velocidade de giro que fica sempre constante.

 

Fora isso, o computador está normal, sem overclocks, temperaturas normais, não desliga sozinho, nada do gênero.

 

A fonte é uma OCZ Fatal1ty 750W do modelo semi-modular.

 

Como é dificíl transmitir por palavras, gravei um vídeo pra mostrar.

 

http://www.youtube.com/watch?v=aZK51xVrApo

 

Apontei a câmera pra onde eu acho que está vindo o barulho.

Alguém poderia me dizer se isso é um defeito, se é normal ou não?

 

Vai a configuração toda do PC:

 

Fonte: OCZ Fatal1ty 750W

Placa-mãe: Asus M5A97 R2.0

VGA: XFX Radeon R9 280X Black Edition

Processador: AMD FX-6300 3.5GHz

Memória: Kingston HyperX Blu (2x4GB)

HD: Western Digital Caviar Blue 1TB

 

A energia da tomada aqui dá exatos 127V, eu ligo o computador apenas em um filtro de linha. Aterramento também está ok.

 

Qualquer ideia ajuda, pois eu não queria era ter que fazer um RMA.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua config pede no máximo dos máximos, no pico de demanda coisa de 393 Watts como pode ser visto ai nesse cálculo de demanda:

RafaelV_zps04e06890.jpg

 

O que fizestes em vez de comprar uma ótima fonte de 500 ou 550 Watts que atenderia sua config com um pé nas costas, sobrando muita energia ainda???

Compraste uma antiquada e arcaica fonte de 700 Watts com certeza no pensamento de que potência é tudo o que vale em uma fonte..

Fabricada pela Impervio (Etasis), já descontinuada, titada de linha, nunca foi uma fonte de tirar o fôlego..

 

Mas esse problema dai que enfrentas nada tem a ver com a fonte em si.. Isso deriva de um componente,provavelmente uma bobina, com uma de suas espiras levemente frouxa. Como elas trabalham com alta frequência e alta corrente às vezes acabam "cantando" desse modo ai..

Não vai fazer mal nenhum a não ser para seus ouvidos..

Para solucionar mesmo somente com RMA da mesma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual calculadora de watts você usou? Em duas que usei o pico era maior, mas de qualquer forma não tinha experiência quase nenhuma nisso. Quando comprei queria uma fonte semi-modular ou modular suficiente pra minha config, e mais importante, não poderia custar mais de 500 reais. Peguei essa pois não descartava um futuro upgrade na máquina, um crossfire talvez.

 

Se meus ouvidos são os únicos afetados então menos mal, aceito sugestões de fontes se não for pedir muito. Já que esse barulho é muito irritante pra mim, acho que vou trocar a fonte e devolver essa. Que me dizem das Corsair? Série CX, TX, outra? Se bem como costumo dar azar capaz que troque a fonte e venha com o mesmo defeito na bobina hehe.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Múltiplas linhas de 12 Volts funciona mais ou menos de maneira assemelhada, como na sua casa, múltiplos circuitos de distribuição de energia elétrica, cada um com seu disjuntor..

A fonte de 12 Volts sempre é uma única de dela saem múltiplos circuitos de distribuição.. Placas de vídeo quando muito exigentes tem mais de uma vias de alimentação. A primeira via sempre presente, é a alimentação via placa-mãe, via slot em que fincastes a mesma. A seguir podem vir uma ou duas vias a mais através de conectores PCI-e na placa de vídeo e note, as potências se somam ai..

Leia isso dai para melhor entender: Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!