Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre um circuito !


ga123

Posts recomendados

Bom dia, pessoal é minha primeira postagem aqui, então me desculpem de qualquer coisa,É o seguinte estou fazendo um projeto que vi na net, de como abrir o portão com farol alto, no circuito (foto abaixo) ultiliza o rele mc2rc2, porém não acho esse rele no mercado, gostaria de saber se existe algum rele compativel ou vocês sabem onde encontro esse rele? 

post-716065-0-62603400-1393946317_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Este relé é um dos modelos mais fáceis de encontrar, é muito utilizado, inclusive em placas de portão eletrônico. Mas você pode utilizar qualquer relé que suporte a corrente do motor que você vai controlar e que funcione com 12Volts como visto no esquema. você mora em SP, você está no paraiso, meu velho! Procura que você encontra sim, pode ser novo ou retirado de placas avariadas, desmonte um estabilizador velho que lá você encontra 3 ou 4 dele ou procure em empresas de automação. Espero ter ajudado.

 

Abraço!


Outro detalhe. Na saida do CI 555 deveria ter um transistor para ativar a bobina deste relé sem sobrecarregar a saida do integrado. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CI 555 é um Timer, ele não tem corrente suficiente para alimentar diretamente certas cargas como motores ou relés (cargas indutivas). Para isso deve-se intermediar a sua saída (pino 3) com um transistor bipolar como um BC548 que seria suficiente para chavear o relé e reversamente em paralelo com a bobina deste relé deveria, também, haver um diodo 1N4148 para proteção no desligamento da bobina.

 

 

Montando esta configuração seu circuito terá uma vida útil, digamos assim, mais longa.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ga123,

 

O 555 pode chavear cargas de até 200 mA, portanto você pode colocar qualquer rele de 12V DC que ele vai tocar tranquilo. Verifique se os contatos dele suportam a corrente do seu motor.

 

Mas tem de colocar um diodo em paralelo com a bobina dele, senão pode queimar logo. Use um 1N4148 ligado assim : catodo vai no +12 V e  o anodo vai ligado no pino do 555.

 

Se tiver dúvida, verifique qual a impedância da bobina do relé utilizado, tem de ser maior do que 60 ohms.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o circuito vai ligado na bateria do carro (nos fusiveis) esse circuito é para não desgastar o controle (do portão) quando estiver usando o farol alto na estrada, se eu tirasse o rele ele teria a mesma função, e o diodo 1n4148 o catodo vai no 12v é o anodo vai em que terminal do 555 ?


Amigos se não for pedi muito, vocês poderiam fazer o esquema para melhor exemplificar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, ga123!

Acredito que a questão de colocar o transistor antes do relé seja conforme desenhei no anexo.

Analisando melhor o que você está tentando fazer, acho que um relé não seja necessário, nem o transistor. Como dito anteriormente, se a saída do 555 fornece 200mA, você pode usar ela para alimentar diretamente seu transmissor. Até onde sei, esses transmissores com baterias A23 que usam o CI HT6P20B não consomem mais que 25mA em 12Volts.

Só é importante que você use esse regulador de tensão porque a tensão de carga da bateria do carro/moto flutua em 13,7 Volts e o seu transmissor não deve ter nenhuma proteção de fonte. Sendo assim, use esse seu regulador 7812 com um capacitor eletrolítico de 100uF/50V na saída pra eliminar o ripple + 1 capacitor cerâmico de 100nf.

Eu não conheço bem o 555, mas acredito que o pino de OUT dele seja de 12 Volts. Ligue-o diretamente no positivo do TX (transmissor) e o negativo no TX no GND. A tecla do controle deve ficar sempre fechada. Assim, quando você acionar o OUT do 555 vai acionar o TX por um tempo. Esse tempo não pode ser muito longo, pois dependendo do seu portão ele vai entender um comando longo ou até dois comandos, ou se for muito curto não vai entender nada.

Espero não ter te deixado com mais dúvidas. rs...

Abraço!

Mr. Ohm da Silva

Técnico em Eletrônica Planetária

"All in service to all"

Depois diz pra gente se funcionou...

post-716138-0-16964600-1394025859_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!