Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confecção de fonte com duas tensões de saída positivas


marcelo.br

Posts recomendados

Bom dia!!

 

Pretendo confeccionar uma fonte com duas saídas, 9VDC 1A e 16VDC 100mA, as duas positivas.

A dúvida é a seguinte, dá para fazer com trafo sem center tap e com enrolamento único ou o secundário vai ter que ter dois enrolamentos, cada um com uma tensão específica?

 

No aguardo!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se as fontes que queres podem ter um terra comum, pode sim de um mesmo enrolamento fazer o desejado..

Como eu faria..

Com um transformador que liberasse coisa de 17Volts x 1,5 Amperes faria a retificação e filtragem o que resultaria em uma tensão de 23 Volts CC

Colocaria um regulador LM317 para acertar a fonte de 16 Volts e um regulador LM7809 para a fonte de 9 Volts. Esse eu colocaria um ótimo dissipador, coisa em volume maior do que duas carteiras de cigarro justapostas e que fosse bem aletado..

Teria na verdade uma fonte com duas saídas, uma de 16 Volts outra de 9 Volts, com terra ou negativo comum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, fonte é com o Faller mesmo, como é que vai amigo?

 

Então dá para fazer com trafo de secundário com uma bobina só?

Aí seria seguindo a mesma lógica daquela sua fonte com o LM338 e um regulador de tensão para alimentar o voltímetro não é isso?

 

Acho melhor fazer uma saindo 17vdc 100mA e 10vdc 1A, pensei melhor aqui e assim vai me atender melhor.

Então eu regulo os 17v com o 317, e fica faltando os 10v com um LM7810.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, eu fiz o esquemático da fonte, vejam se está adequado. Coloquei um terra comum para as duas fontes.

 

Fontemaster_zpsbe1cc5b3.jpg

Se tiver alguma coisa errada podem falar.

A ideia é a seguinte, para não ter que comprar um 7809 e um 7815 ou 7818 (já tenho aqui um 7805 e 7812), coloquei um resistor no pino 2 de cada regulador.

Fiz o teste montando um circuitinho simples com o 7805 e usando um resistor de 910R. Joguei uma tensão de 12v na entrada do regul., o resultado foi 9,79 na saída, Acho que esse valor vai me atender bem.

O mesmo vou fazer com o 7812, para sair 16v vou ter que usar um resistor de 750R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao! Coloque carga pra você ver o que acontece nessa tensão kkkkkkkkkkk talvez n fique estão estavel!

você pode usar diodos nesse pino! Com resistor nao da certo porque a corrente nesse pino e pra regulação, e a corrente varia conforme a carga! Use diodos, um diodo você ganha 0,6V na saida, se você colocar um zener de 3V9 você vai ter 9V na saida do 7805! se for usar zener, coloque resistores para pre polarizar eles com uns 60 a 70% da capacidade dele de corrente, assim o de 3,9V vai ter uma queda de uns 4.. 4.1V.... Zener tem muita fuga kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é só trocar os resistores 910 e 750 por dois zeners de 3,9v em cada um?

 

Mas aí o zener tem que ter um resistor antes para limitar a corrente, onde eu coloco o resistor polarizador do zener?

Dá para usar o zener eu ter de preferência entre 9,0 e 9,7 v na saida do 7805?

Talvez eu tenha que mudar o 7812 para 7815, aí qual zener eu posso pôr para ter uns 16 ou 16,3v na saida? Ou não precisa tirar o 7812?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor polarizador do zener você liga na entrada do ci onde vai ter o VCC filtrado do trafo! Ai você sabe calcular a corrente dele pra uns 60% da capacidade do zener né? E o pino do ci você liga entre o zener e o resistor!

No 7805 você ponha um de 3V9 e no 7812 você também ponha o 3V9!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é a formula mesmo para calcular o zener? De cabeça eu não lembro como calcula.

 

O zener eu deixo na mesma posição do resistor, ou seja, um terminal no pino 2 do regul e ou outro no terra? e qual terminal vai ao pino 2, o catodo ou anodo do zener?

 

E quanto ao resistor polarizador, ele fica em paralelo ao capacitor de filtro?

Com esquema desenhado ficaria melhor entender, mas você tá agarrado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br,

Pessoal.... Que tal vocês repensarem isso tudo ?

Basta o transformador, os retificadores e o capacitor de filtragem, e mais dois destes módulos e pronto !!! São módulos reguladores step-down, ou seja, eles só conseguem forneçer tensão menor do que a de alimentação :

http://www.ebay.com/itm/DC-DC-Buck-Converter-Step-Down-Module-LM2596-Power-Supply-Output-1-23V-30V-/181227591312?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a32019690

Cada módulo já faz tudo, e custa menos de R$ 3,00 reais cada um já entregue em sua casa . Eu uso vários, e nunca tive problema.

Eles tem alto rendimento, esquentam muito pouco, e são muito estáveis.

Eu estou vendo vocês reinventarem a roda....e ainda usando reguladores de 40 anos de idade..... O mundo evoluiu, gente, começem a pesquisar pelas modernas soluções ! Isto tudo que vocês estão falando aqui eu ví na faculdade em 1979.... Ou vocês gostam de serem dinossauros da eletrônica ????

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk se o cara esperar 60 dias ai e uma boa kkkkk

kkkkk paulo eu nunca sequer usei esses reguladores na minha vida kkkkkk quando começei na eletronica fazia fonte linear mas sem regulação, ai n tem desperdicio kkkkkk era pros meus amp, então n tem problema de n ser regulada! Depois dai ja parti pra chaveadas!! Kkkkkk

O ruim e que isso aqui vai custar uns 50 reais, ou ele espera 60 dias pra isso chegar da china!

Mas tem outro ponto de vista também! Pelo jeito ele n sabe nem o funcionamento direito do circuito porque ficou com muita duvida no zener... Duvido que você aprende algo comprando essas bugigangas pronta da china kkkkkkkkk

N tem formula pra calcular o zener, o resistor você liga no positivo e depois no zener! O anodo vai no terra! O resistor é I = V / R ( lei de ohm!)

A corrente eu falei pra usar 60% do q o zener suporta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bom Paulo?

 

Interessante esse módulo, como é o funcionamento dele?

Viu o esquema que eu psotei? Se fosse usar esse módulo como eu anexaria ele no circuito da fonte?

Acabei de olhar no ebay, até que não é caro e é free shipping.

 

Vou arrumar desses módulos, mas para não ter que esperar chegar aqui (se chegar né kkkkkkk, tomei um preju de 106,00 de uma mercadoria que não chega desde 07/13) vou fazer à moda antiga mesmo.

O mroberto me sugeriu usar zener, mas você tem outra ideia? se for para montar uma fonte simples com retificação e filtragem to tranquilo, mas queria estabilizar as duas tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Concordo com você no sentido de ser uma conversa Educativa, isto é, com o objetivo único do aprendizado. Mas pelo que estou acompanhando, o Marcelo quer mesmo montar para uso, e nesse caso ele vai gastar muito mais do que poderia, e não vai ter um produto tão bom, vai ter um baixo rendimento.

Concordo com esperar de 30 a 60 dias enche o saco e nem sempre podemos, e é porisso que eu sempre compro quando vejo algo interessante. Esses módulos eu tenho 10 comigo, comprei na metade do ano passado.

Acho que se procurar vai achar este módulo para vender aqui por menos de R$ 20,00

Atualizando : achei no ML por R$ 12,00 !!!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-542593508-conversor-dcdc-step-down-lm2596-_JM

@marcelo.br,

Eu tenho mais de 200 compras pelo Ebay, e umas 25 pelo DX.com . Apenas duas vezes fiquei sem a mercadoria, e mesmo assim fui ressarcido pelo próprio fornecedor. Uma vez o cara devolveu na boa, e uma outra o cara simplesmente nem me respondeu mais meus emails, eu pedí a intervenção do Ebay e em 24 horas ele julgaram o caso e fizeram o cara me devolver o dinheiro no mesmo dia.

Basta escolher bons fornecedores, eu tenho 15 bem selecionados e muitas vezes até pago mais caro só pela confiança.

Esses módulos são baseados no CI LM2596s , que é um regulador ajustável que utiliza chaveamento na frequência de 150 Khz para fazer a conversão da tensão. Assim, se voce alimentar ele com 20 volts pelo menos, consegue obter de 1.2 até os seus 16 volts sem nenhuma dificuldade.

Veja aqui o datasheet :

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm2596.pdf

Quanto ao projeto que estão discutindo, eu também usaria um diodo zener de 3,9v para aumentar a referência do 7812 e assim teria 15,9 volts bem reguladinhos.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br,

Opa , disponha meu amigo, estamos aqui para isso ,

Paulo

@mroberto98,

Cara, acho que vou criar um tópico sobre PRODUTOS LEGAIS no EBAy e no Dx.com, e sempre que achar algo legal postar ele, com foto, uma pequena explicação e uma ideia do custo, acho que vai ajudar muita gente aqui do CDH..... Que que você acha ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu Paulo!

Pois é, o negocio é saber achar alguem de confiança no ebay, o unico jeito é experimentando o vendedor e ver se ele envia legal.

 

Obrigado pela explicação sobre o módulo, até acabei de arrumar 3 dele no ebay, agora é esperar chegar, com um mês e pouco chega aqui.

Quer dizer que se eu fosse usar ele na fonte, para ter uns 9,5v em uma saida e 16/16,3v na outra saida eu teria que, por exemplo, ter uma tensão de entrada no modulo de respectivamente uns 12,5/13v e 19/20v?

E como eu faço a regulação na saida?

 

Agora sobre a utilização do zener eu precisaria de um esquema de circuito para visualizar melhor e estudar o funcionamento porque nunca fiz uma fonte estabilizada com 7805 desse forma.

 

Se fosse usar o 7805 e o 7812 na função mais básica, ou seja, deixando o pino 2 direto no terra, sem resistor, e fazendo só mais uma filtragem antes da saída só para filtrar mais o ripple aí seria de boa.

Vi um esquema que sugerem usar esse resistor para aumentar a tensão, por isso resolvi fazer desse jeito, mas como o mroberto falou, a tensão pode não ficar estável mesmo. Com uma carga puxando 0,5A  medidos no multimetro caiu de 9,79 para 9,71v como falei lá em cima, mas na verdade vou usar uma carga que vai puxar 1A exato.

Tem como você me enviar um esquema usando o zener? Eu conseguindo 15,9/16,3v na fonte 16v 100mA e 9/9,5v 1A na segunda fonte vai show para mim, não preciso mais nem menos que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br,

Existem dois tipos de módulos, de funcionamento muito parecidos, um deles abaixa a tensão, que é esse, e o outro aumenta a tensão ( step - up ).

Não precisa fazer regulação, o CI já faz para você. Repare que tem um trimpot multivoltas, você ajusta a tensão de saída nele. Apenas ligue na entrada deles uma tensão tipo 20 volts, e use o potenciometro parq ajustar a tensão que você quer na saída. Só isso !

Esquece isso de usar o resistor, tem mesmo de usar um zener. Eu estou aqui com o Ipad, quando chegar em casa eu envio pelo micro, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, esse step up eu dei uma olhada lá no ebay, ele pede input range: 3V~32V e output range: 5V~35V, quer dizer que se a tensão de entrada nele for de 3v a 32v vou ter na saida de 5 a 35v?

 

O trimpot é o componente maior com especificação 330 no corpo, é isso mesmo?

 

Beleza, agradeço se você puder me enviar um esquema com a utilização do zener, vai ficar melhor o entendimento!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br,

Não, quer dizer que você consegue obter na saída do step-up de 5 a 35 volts, mesmo alimentando ele com 3 volts !

Entendeu a utilidade ? Com duas pilhas de 1,5 volts ele consegue gerar qualquer tensão de 5 até 35 volts !

O trimpot é o componente na cor azul, que tem tipo um parafuso com uma fenda , justamente para voce poder ajustar com uma pequena chave de fenda.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, e uma boa você criar o topico!

Flando nisso, hj eu fui comprar algo no ebay, e eu n tinha conta em paypal, so o cartao de credito mesmo! E como la no ebay so rola paypal, criei uma conta e adicionei o meu cartao no paypal, pediu pra ativar o cartap debitando um valor dele para eu dizer ao paypal qual foi o valor debitado pra certificar q e mesmo o meu cartao.. Até ai todo bem, ativou o cartao mas o valor debitado n foi devolvido na minha conta do cartao como o paypal disse que seria devolvido e que isso era so pra ativar o cartão... No paypal o cartao esta ativo! Isso foi hj, e quando fui confirmar a compra no ebay o paypal pediu pra adicionar outro cartao! E na conta do paypal a transação ta com status negada!

Nao e problema do cartao, pois o cartao é credito mastercard e internacional! É tanto q se o paypal teve autoridade de debitar 4,40 para confirmar o cartao, e foi debitado da minha conta, porque q ele ta negando a transação no ebay? Uso o cartao em tudo q é estabelecimento! Kkkkkk ou sera q tem q esperar o paypal ativar mesmo o cartao? Isso foi hj, ele nem devolvel ainda a quantia debitada la!

Tentei em outros produtos também e a mesmo coisa! Na parte onde você ponha o email do paypal pra pagar, ai depois confirma pagamento, da um erro no cartao e diz pra cadastrar outro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Quem está negando é a operadora do seu cartão, por nova norma que os Bancos fizeram... O Paypal é inocente nisso kkkk

Recentemente aconteceu isso comigo também !!!

Os nossos queridos Bancos não aceitam mais que o Paypal converta a sua compra de dólares para Reais no dia da compra, e passe para o cartão o valor em Reais.

Agora eles exigem que o Paypal passe para o cartão a compra em Dólares mesmo, e quem vai fazer o cambio será o próprio Banco, e ele vai fazer a conversão em um determinado dia todo mes.

Perdí quase uma hora quebrando o pau com o Visa e o Paypal, até entender o problema, e quando liguei novamente para o Paypal, o assistente foi me instruindo passo a passo até chegar na tela de configuração onde você espeçifica se quer que o Paypal converta a compra ou se deixa a compra na moeda original.

Ligue para eles e peça para te ajudarem a configurar isso, opção de conversão das compras para Reais ou manter a compra na moeda original, ok ?

É meio complicado e eu nem me lembro direito senão eu te explicaria aqui mesmo.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!