Ir ao conteúdo

Ligando 2 amplificadores no pc diretamente...

Posts recomendados

Postado

Bom.. sou novo no fórum.. mas ja tenho um conhecimento prévio dos equipamentos que estou utilizando.

Seguinte... estou montando um som automotivo no quarto, e pretendo conecta-lo diretamente no PC.    Mass

Nao tenho ideia de como ligar os 2 ampli no PC diretamente pelo conector P2 para a entrada de audio do pc, porque os ampli usam mais de um par de saidas RCA... então mesmo se eu usar um adaptador Y nao vou consegui utilizar os 2 modulos...

Eu estava pensando em até juntar todos os fios de entrada de audio positivas e um fio só e o mesmo na negativa... e ligar no conector P2... mas eu nao sei se iria dar certo, porque eu acho q os 2 entrariam em curto por estarem juntos pela msma entrada...

então essa e minha duvida de como ligar 2 Ampli um mono e o outro stereo diretamente ou por algum meio que nao seja o tocador de CD do carro...

Os modulos sao:

Hurricane HA 4.160 em mono

Taramps TL600 em stereo... 

neles irei ligar 2 sub 12 de 220 W cada

e 2 auto falantes 170w.

Aceito também outros metodos de como ligar os ampls no PC... GRATO

Postado

Cada módulo tem o que? 4 entradas (2 estéreo), se o seu micro tiver o gerenciador de saída (que configura os conectores atrás), dá para configura-lo como 5.1, assim você poderia usar 3 cabos Y, 1 para os canais dianteiros, 1 para os traseiros e 1 para a central e subwoofer, dedicando 1 módulo para os canais dianteiro e traseiro e outro para a central e o sub.

O único porém é que ligando os módulos direto nas saidas, o controle de volume fica só no micro... mas vai ficar um som bão :cool:

Postado

então cara... o modulo mono ele tem 2 pares de saida RCA... mas o stereo é 2 pares de saida de positivo e negativo onde conecta o chicote.. entendeu?

Por isso estou tendo tantas dificuldades....

e o meu micro so tem as 3 saidas padrão, microf, audio e auxiliar

ai estava pensado em usar um conectro P2/2 RCA mas o modulo mono sao 2 pares RCA q usando um Y fica 2 cabos só pra ele... kk 

Postado

Então, o Hurricane tem 4 canais com entrada RCA, nele você pode usar o cabo Y direto.

O Taramps tem 2 canais, mas a entrada é no fio paralelo certo? nesse caso você usa um cabo P2 na ponta do micro e na outra você descasca o cabo, a blindagem vai pro (-) dos dois canais e os outros 2 fios internos vão um para cada (+) dos canais de entrada.

img3.jpg

Postado

beleza a parte da ligaçao do Taramps entendi perfeitamente...

Mas no caso do hurricane mesmo se eu usar 2 cabos Y pra cada par de saida RCA que no caso sao 2 pares ( porque eu vou precisar utilizar os 4 canais porque nele irei ligar 2 subs em bridged  )  como eu vou conectar eles junto ao conector P2 em q o Taramps vai ser ligado...

Seria fazendo o mesmo que no taramps, cortando os cabos e juntando todos os (+) no P2 e os (-) também ?

Deixo fazer uma pergunta também... teria problema ligar as entradas de aoudio dos 2 modulos juntos em um unico conector que seria o caso? ele nao entraria em curto um com o outro ?

Postado

No caso do exemplo que dei, você teria que ter 5 falantes e 1 subwoofer, ficando o hurricane com os 2 canais frontais + 2 canais traseiros, e o tarramps com oa canais central e o sub. O projeto final, vai depender de quantas caixas você vai poder ligar aí, dependendo nem vai precisar ligar os 2 módulos. Ligar as saidas dos 2 módulos junto na mesma caixa é o caminho mais curto para queimar os 2 módulos, não dá para fazer isso.

Postado

hum... entendi 

então nao daria mesmo pra ligar os 2 diretos no PC de qualquer forma porque poderia queima-los ? porque o esquema q estou montando sao de 2 subs de 12 e 2 falantes de 170 utilizando o taramps no stereo e o hurricane todo em mono.

então so me resta utilizar um toca CD de 4 canais certo? ou tem mais algum modo em q eu possa ligar no cabo P2 do PC ?

e no caso do toca CD como eu faria a ligaçao nele dos 2 modulos.

Postado

você pode até ligar os 2 módulos nesse caso, o que você pode fazer é transformar o cabo Y estéreo em mono (com um curto nos fios internos do cabo, isolando bem da blindagem), aí você pode usar o hurricane com 2 canais em bridge.

Postado

ok... mas como eu faria essa conexao entre os 4 canais do bridge para os 2 canais q iriam restar do toca CD do carro ? usando 2 cabos Y um em cada par RCA do modulo ? 

Postado

sim... iria ligar os 2 modulos diretamente no pc mas como você tinha dito q se juntar os 2 modulos numa unica entrada de audio poderia queima-los ou ser o caminho mais curto pra queimar.

bom... eu comprei os 2 modulos que ja citei, ligando hurricane em modo bridged 2 subs de 220w cada e nos stereo (taramps TL600) 2 falantes de 170W... e só.... esse é o sistema q vou ligar.

mas o problema é que nao sei como ligar os 2 modulos no PC de alguma forma entendeu ?...

porque eu estou tentando ligar de uma forma mais diretamente possivel os 2 modulos no PC.

Só quero um meio q ligue esse som q comprei, no pc mesmo que precise de algo a mais XD

Postado

Ok, vamos lá então, na verdade pro hurricane então você só vai precisar de 1 cabo Y, mas terá que modifica-lo, pois você terá que enviar o mesmo sinal para 2 canais, ou você faz uma extensão de cada RCA ligando outro RCA em paralelo, ou tenta achar um adaptador que tenha 1 rca femea de entrada e 2 rca macho de saida. resumindo, no final você vai ter um cabo que é P2 em uma ponta e na outra 2RCA para o canal esquerdo e 2RCA para o canal direito, assim você poderá continuar usando os 2 subs em modo bridge.

Para o Taramps é o esquema que falamos, P2 em uma ponta e fio na outra conectado direto na entrada.

Para isso funcionar, você deve configurar os conectores do PC para que 2 deles sejam iguais, como verde=alto falantes frontais e rosa=alto falantes frontais, isso vai depender do módulo de audio e do driver que você tem no micro, a maioria dos módulos hoje em dia te permite várias confgurações para esses conectores.

Se por algum acaso seu micro não permiir essa configuração, você pode ligar os 2 P2 em paralelo, soldando ou com um adaptador de 02 P2 femeas para 01 P2 macho (isso mesmo, você não pode ligar as saidas de alto-falantes dos módulos juntos, mas pode fazer isso na entrada pré-amplificada).

Só ressaltando que assim, você não vai ter controle de volume manual, vai ter que controlar pelo micro, ok?

Postado

ok, esse cabo com 1 RCA femea e 2 macho seria esse cabo aqui >>cabo-stetsom-rca-y-1f2m.jpg... mas ai como eu iria utilizar os 4 canais ? usando 2 cabos Y desse, e transformando em 1 par de canais RCA que iria pra um cabo saida P2 como esse >>96.jpg... OU ligando uma ponta do RCA Y no canal 1 e a outra ponta no canal 4 que se desse certo iria utilizar os 4 canais em um cabo só... mas nao sei se isso da certo !

E no caso da conexao paralela dos 2 conectores P2 seria realizada por um adaptador desse >>17584-01.jpg certo ?

Postado

você só vai usar o primeiro cabo aí se quiser continuar usando os falantes em bridge, pois você precisa do mesmo sinal nos 2 canais que estarão em bridge, então você conectaria um cabo desses na ponta rca vermelha do cabo Y e outro cabo na ponta branca do Y, capitche? se não quiser usar o bridge, então simplesmente conecte o cabo Y em 2 canais e deixe os outros 2 livres....

O adaptador do P2 paralelo é esse mesmo, se precisar.

Postado

então eu vou usar ele todo só em bridge, só que a parte em que você explico de como conectar o cabo Y nos 4 canais nao entendi muito direito... mas pelo q eu entendi foi que para usar os 4 canais ligaria o Y nos vermelhos e outro Y nos brancos, resultando em 2 saidas uma vermelha e outra branca direto para o P2... ou nao foi isso ?

E sim vou usar o adaptador 2 P2 p/ 1 P2 mas fazendo essa ligaçao nao ah problema de queimar nenhum dos modulos ? usando a mesma saida de audio...

Postado

hum.. beleza podexa..

Mas porque ser o ultimo caso, o q pode resultar em utilizar a mesma saida com o adaptador para os 2 ?....E aproveitando qual fonte você me recomendaria para ligar os modulos ? porque tenho fonte de PC sobrando mas tenho quase certeza q elas nao vão aguentar ! 

Postado

é sempre bom diminuir ao maximo o numero de gambiarras,se você conseguir configurar 2 conectores do micro para funcionar como saida de audio, melhor.

Qto a fonte seria bom uma de 20 ou 30 amperes.

Postado

Andei pesquisando aqui, e achei uma solução para a ganbiarra HEHE... Que seria ligar os modulos diretamente nessa placa de audio 5.1>>>placa-de-som-pci-51-canais-encore-enm232

AI nela eu nao preciso de adaptador nenhum... ligo direto dos canais RCA dos modulos nas saidas de audio da placa por via do cabo P2/ RCA... melhor que usar um monte de adaptadores certo .. XD

Postado

sim.. é sim mas nao sei se da pra configurar 2 saidas ao mesmo tempo tendeu ... porque quando ligo 2 saidas só uma sai audio... ano sei se tem alguma configuração especifica pra isso ...

Postado

De tudo isso ainda falta um amplificador de pelo 10w para alimentar o amplificador, eu tinha um modulo 1 canal mono e 2 stereo 500w rms,  1Sub 1 Corneta e 1 Mid

se ligar direto no pc não será capaz de alimentar o amp vai ficar super baixo nem vai dar para ouvir.

No meu desmontei a caixinha de som coloquei a saida de fone que tem na frente para todas as entradas no amp,

depois de um tempo mudei o capacitor e o grave ficou ainda mais forte, com o tempo você vai perceber que vai precisar de pelo menos 50w para o amp,

semana que vem pegarei um de 50w que vende no mercado livre uma plaquinha.

Tenho uma 5.1 também e sai baixissimo você não vai gastar 60 reais na plaquinha de 50w 

E para alimentar o modulo eu tinha uma fonte chaveada que é mais robusta e tinha apenas 300w generica,

eu testei com as fontes que tem hj em dia e apenas a que está no meu pc a cooler master 600w reais pode alimentar com perfeição,

o resto se desligava quando dava um grave forte.

Mas fiquei com a generica mesmo ligada tem + ou - 3 anos e meio, e com o volume no max a queda ou o pico de energia é pouco,

ficando na especificação do modulo está ok.

você tem que ver as especificações certinho, eu tenho uma fonte de 500w reais que uso para carregar a bateria do meu carro enquanto estou reformando ele,

retirei todos os fios e deixei apenas os amarelos e pretos e a fonte fornece 15a.

Se for fazer mesmo te passo um link que você altera a fonte de 100w e ela fornece 20a e sai 13.8v, so tenho que achar faz muito tempo que vi isso.

E tem que ligar na saida do fone de ouvido que é mais forte que as outras.

Qualquer coisa so pergunta.

Postado

então que dizer que tenho q ter ainda um pré-amplificador pros modulos certo ?... porque se for o caso compro um toca CD basico com entrada AUX pro pc e 4 canais RCA com 40 ou 50W cada que seria mais fácil do q ligar em outro som e ter que modifica-lo e toda a quela ganbiarra HEHE

A fonte de energia, estava pensando em pegar uma de 30A que sai em media 90$, tenho umas 3 fonte ATX mas nao sei se elas vão aguentar os 2 modulos.. talvez o stereo que é fraquinho mas o mono provavel vou ter q compra uma a parte.

Ja comprei todas as peças basicas do som... to montando a caixa dutada dos subs e esperando chegar o restante das peças pelo correio. ai vou comprando o que falta.

No manual do hurricane que é o mono pros 2 subs apenas... ele especifica uma corrente de 27A em 4Ohms... que é exatamente o q vou fazer nele. por isso q achei a fonte de 30A a ideal e mais em conta.

Postado

as saidas do micro já são pré-amplificadas, e os módulos em sí já são amplificadores, se tem algo que não vai acontecer é o som ficar baixinho :P

Postado

kkk XD... agora um fala q tem que ter o outro nao :P

BOM eu vou montando aos poucos e vou vendo o que ira precisar mais pra comprar e deixar o som dahorinha HEHE 

Olhei varios videos dos cara montando, e a maioria usou ou um som externo como um mini system ou mesmo o aparelho de player do carro, e até agora nao achei ngm q tenha utilizado uma conexao direta para o pc...

Mas vou tentar fazer esse esquema em que montamos e tal... só quero ter certeza q nao vai queimar ou danificar de alguma forma meus aparelhos. XD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!