Ir ao conteúdo

Retificar 60A

Matthwus

Posts recomendados

Postado

Como retificar um trafo de 60A sem utilizar as pontes kbpc, acho ela muito fracas queria algo melhor uma vez já retifiquei com placa retificadora de alternador de carro sera que é a melhor opção mesmo ? queria saber também se a placa de alternador é onda completa ?

Postado

Fala garoto!

A algum tempo eu fiz umas experiências com alternadores de carro para geração de energia, eu comprei alguns alternadores no ferro velho pois eu teria que modificar o bobinado do estator, então não compensava  compra-los novos.

Todos os que eu comprei estavam bons, geralmente com 1 ou 2 diodos queimados somente.

O negocio das pontes retificadoras de alternadores é que a placa dissipadora de aluminio é muito pequena e a maioria nem aletas tem, para 60A ela será pequena mas dá para aproveitar os diodos e coloca-los em uma placa de alumínio maior.

O problema é que fica muito grande para uma fonte, tendo em vista que serão 2 placas de alumínio e elas não poderão se tocar, pois uma será negativa e outra positiva.

Sim elas são de onda completa.

Eu aconselharia usar duas KBPC 5010 que são para 50A cada uma.

Postado

Fala garoto!

A algum tempo eu fiz umas experiências com alternadores de carro para geração de energia, eu comprei alguns alternadores no ferro velho pois eu teria que modificar o bobinado do estator, então não compensava  compra-los novos.

Todos os que eu comprei estavam bons, geralmente com 1 ou 2 diodos queimados somente.

O negocio das pontes retificadoras de alternadores é que a placa dissipadora de aluminio é muito pequena e a maioria nem aletas tem, para 60A ela será pequena mas dá para aproveitar os diodos e coloca-los em uma placa de alumínio maior.

O problema é que fica muito grande para uma fonte, tendo em vista que serão 2 placas de alumínio e elas não poderão se tocar, pois uma será negativa e outra positiva.

Sim elas são de onda completa.

Eu aconselharia usar duas KBPC 5010 que são para 50A cada uma.

@cesardelta1

Realmente eles esquentam já retifiquei 70A com eles, mas a placa retificadora que eu consigo é até grande em relação as normais, pois é uma placa de alternador de 150A e tem algumas aletas (2) sera que por ela ser de 150A ela não retificaria os 60A sem esquentar muito ?

Postado

Elas esquentam porque a distancia entre um diodo e o outro é pequena.

150a é mais que o dobro de 60A então ela tem bastante folga e esquentará menos, com certeza, mas mesmo assim vai esquentar.

Postado

Elas esquentam porque a distancia entre um diodo e o outro é pequena.

150a é mais que o dobro de 60A então ela tem bastante folga e esquentará menos, com certeza, mas mesmo assim vai esquentar.

Sera que um cooler já não resolve, pois retifiquei 70A com uma dessas de 150A com um cooler e fico até bom.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!