Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
malepobox

Placa porta Paralela

Recommended Posts

Olá pessoal.

Boa noite.

Tenho uma aplicação, onde preciso utilizar a porta paralela.

Vou utilizar as saídas para acionar relés e direto dos transistores em alguns casos, para acionar drivers de servos. (não soldo os relés e uso a saída com jumps para mandar pulsos de +5 para  os as entradas de drivers de servos. (Essa parte não tem problema que me viro bem).

O esquema que fiz está no link:  http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=u9dSgXNq

Quando o PC é inicializado, os pinos D0 à D7 vão para nível 1 e esse é o problema.

Como podem ver, utilizei o pino 6 da porta para acionar o U5 (4n25) e o mesmo dispara um 555 que corta a alimentação dos relés. 

Enquanto todas as saídas estiverem e 1, no booth do PC, o 555 vai contando e mantém RL1 acionado, até que eu possa inicializar meu programa em Delphi e mandar desligar todas as saídas, inclusive D6 e isso faz o relé

RL1 restabelecer a ligação que vai para os transistores.   Mas, mesmo assim, no chaveamento do relé, os demais transistores Q2 à Q7 dão um pulso e isso não pode ocorrer.

O ideal seria o relé RL1 cortar a alimentação dos transistores antes que os mesmos recebam um pulso e conduzam.

Além de uma imagem do esquema postada no 4Shared (acima o link) envio aqui o esquema em anexo

Como posso resolver isso?

Podem ajudar?

QQ ajuda é muito bem vinda

4E-6S CNC.rar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito legal o seu projeto! 

Muitíssimo bem desenhado, antes de mais nada parabéns!

Quanto ao seu problema, tentei me lembrar de quando eu ainda tinha porta paralela no micro, lembro-me bem que havia uma seção específica para a configuração dela na Bios, não me lembro exatamente quais eram as configurações, mesmo porque nunca tive de usa-las, mas talvez possa lhe ser útil.... 

parallel.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá  Bremberg

Agradeço o elogio com respeito ao projetinho.  A gente tenta... ehhe

Quanto as configurações dos modos da porta paralela, EPP, ECP, etc, já tinha mudado para todos os possíveis e 

não funcionaram.  Vi isso tudo no site do Rogercom.

Eu poderia até utilizar a serial que  não dá esse problema.

Ocorre que programas bons para CNC, (routeamento) só trabalham na Paralela.  USB nem pensar por conta do ruído e tb os programas nao tem protocolo para essa comunicação (USB e Serial).

Enfim, tenho que usar a paralela.

Quando a IBM desenvolveu o sistema operacional, usado até hoje, quando você liga ao PC, os pinos D0 à D7 vão para 1 mesmo, na inicialização (booth) para teste da porta.   Não há como mudar isso a não ser por uma "jogada" que estou tentando fazer, via hardware,  para "atrasar" os TIP31 do disparo dos pinos D0 à D7.

Imagine ligar a máquina com uma peça embaixo e ela sair dando "trancos"??? 

Se puder dar uma ajuda, agradeço e muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá  Bremberg

Agradeço o elogio com respeito ao projetinho.  A gente tenta... ehhe

Quanto as configurações dos modos da porta paralela, EPP, ECP, etc, já tinha mudado para todos os possíveis e 

não funcionaram.  Vi isso tudo no site do Rogercom.

Eu poderia até utilizar a serial que  não dá esse problema.

Ocorre que programas bons para CNC, (routeamento) só trabalham na Paralela.  USB nem pensar por conta do ruído e tb os programas nao tem protocolo para essa comunicação (USB e Serial).

Enfim, tenho que usar a paralela.

Quando a IBM desenvolveu o sistema operacional, usado até hoje, quando você liga ao PC, os pinos D0 à D7 vão para 1 mesmo, na inicialização (booth) para teste da porta.   Não há como mudar isso a não ser por uma "jogada" que estou tentando fazer, via hardware,  para "atrasar" os TIP31 do disparo dos pinos D0 à D7.

Imagine ligar a máquina com uma peça embaixo e ela sair dando "trancos"??? 

Se puder dar uma ajuda, agradeço e muito.

Sim de fato, torna-se inviavel caso não seja passado para 0 no boot....

A partir de qual momento ela torna-se 0? Logo no start ou quando o sistema começa a subir?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Bremberg

Bom dia...

Agradeço a resposta.

O problema não são os pinos estarem em 0 e sim em 1 logo no booth.

Por isso coloquei um relay junto com o 555 para cortar a alimentação dos demais relés.

No booth, quando D0 à D7 vão para 1, D6 tb vai e ele é quem dispara o 555 para quer o relay RL1 corte a alimentação (12V) dos demais relés).  O problema é o tempo de comutação desse relay que permite um pulso em todos os pinos, e consequentemente um "beliscao nos demais relays") antes que a alimentação seja cortada.

Depois que o relay RL1 corta a alimentação dos demais, o 555 fica contando 4 minutos, _ 4 min+4 min, enquanto o pino 6 da porta paralela (junto com os demais, estiver em 1, e manter e 1 o pino 2 do 555.

Esse delay de 4 minutos pode durar muito tempo,  Só vai cortar o 555, quando, meu programa entrar e enviar 0 para todos os pinos.    Perceba que não posso acessar o meu prog e zerar D0 à D7 enquanto o micro está carregando. Assim que carregar tudo e eu puder abrir meu prog, ele mesmo envia 0 para os pinos da paralela.    Daí pra frente, sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais