Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escrita e leitura na eeprom 24c04


jp&fla

Posts recomendados

Olá pessoal.
Estou fazendo um projeto de escrIta e leitura usando PIC16F877A com a memória EEPROM 24C04, e programando no compilador CCS. A escrita na memória está OK, porém durante a leitura dos dados gravados, quando estou incrementando a variável  endereço "Adress", estranhamente ela pula do endereço 3 para o 101, estou fazendo os testes no Proteus 8 Pro, estou usando a biblioteca 240C.c do próprio CCS. Segue abaixo o código que implementei:

#include <main.h>#include <string.h>#include <2404.C>#include <LCD_16x2_Lib.c>#include <stdio.h>#include <stdlib.h>//Variaveis a serem salvas na eepromchar Mard[] = "Mardonio";char Rob[] = "Roberto";char Lu[] = "Luciano";//Variaveis onde salvarei os nomes gravados na eepromchar Mard2[] = "";char Rob2[] = "";char Lu2[] = "";//Inicialização do endereço de escrita inicial, posição 0 da eeprom 24c04int Adress = 0x00;void main(){//Aqui inicialida a 24c04 e o display lcd 26x2   init_ext_eeprom();   ini_lcd_16x2();   while(TRUE)   {      //Escrevendo os nomes na EEPROM EXT.      printf(exibe_lcd,"\fEscrevendo...");      delay_ms(500);            //Como a 24c04 aceita a leitura de um byte por vez, crio um faz que enviará cada caractere do nome.      //strlen me diz quantos caracteres tem o nome, faço isso para os outros dois nomes tbm.      for(int i = 0; i < strlen(Mard); i++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Mard[i]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Mard[i]);        delay_ms(500);      }      for(int j = 0; j < strlen(Rob); j++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Rob[j]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Rob[j]);        delay_ms(500);      }      for(int k = 0; k < strlen(Lu); k++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Lu[k]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Lu[k]);        delay_ms(500);      }//Seto o endereço de memória para a posição inicial para que a leitura seja feita do início.       Adress = 0x00;             printf(exibe_lcd,"\fLendo...");      delay_ms(500);      printf(exibe_lcd,"\f");      delay_ms(500);       //Lendo os dados da EEPROM EXT.      for(int p = 0; p < strlen(Mard); p++)      {        Mard2[p] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress = Adress +1;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Mard2[p]);        delay_ms(500);      }            for(int m = 0; m < strlen(Rob); m++)      {        Rob2[m] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Rob2[m]);        delay_ms(500);      }      for(int n= 0; n < strlen(Lu); n++)      {        Lu2[n] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Lu2[n]);        delay_ms(500);      }        Adress = 0x00;                char teste = read_ext_eeprom(0x00);        printf(exibe_lcd,"\f%c",teste);        delay_ms(1000);   }   }

Na figura abaixo estáo circuito simulando no Proteus 8 Pro, favor ingnorar os botões e leds nessa simulação. Alguém poderia me ajudar a entender o que está acontecendo?

 

69w6.jpg

 

Esse exercício segue em anexo. Agradeço pela atenção.

Sds.

EXERCICIO.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Fiz um projeto com o CI 24C65 com a linguagem Assembler.

Incluí muitas rotinas de modo a poder acessar a memória de muitas maneiras em relação ao número de bytes a serem gravados e ou lidos. Acredito que abrangi todas as possibilidades.

Em função disso fiz um tutorial com explicações tim-tim-por-tim-tim. Inclui um exemplo com todas as possibilidades e ao final, se ainda me lembro, tem a confirmação do que foi feito.

 

O tutorial possui 24 páginas com conteúdo bem detalhado do trabalho.

O PIC utilizado foi o PIC16F628A e o cristal de (acho) 4MHz.

O programa ainda contém rotinas para o LCD de 2 x 16, feitas por mim, sendo que pode-se escolher o pino do PIC para cada pino do LCD. Não fica restrito a uma porta.

Caso alguém queira realmente entender todos os detalhes, me peça uma cópia do trabalho.

Simulei no Proteus, mas ele acusava erro. Depois descobri que o erro era no Proteus. Ele não reconhecia uma condição. Acho que relatei isso no tutorial, não me lembro mais.

Como disse, montei e testei, não acusando erro algum.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Estou fazendo um projeto de escrIta e leitura usando PIC16F877A com a memória EEPROM 24C04, e programando no compilador CCS. A escrita na memória está OK, porém durante a leitura dos dados gravados, quando estou incrementando a variável  endereço "Adress", estranhamente ela pula do endereço 3 para o 101, estou fazendo os testes no Proteus 8 Pro, estou usando a biblioteca 240C.c do próprio CCS. Segue abaixo o código que implementei:

#include <main.h>#include <string.h>#include <2404.C>#include <LCD_16x2_Lib.c>#include <stdio.h>#include <stdlib.h>//Variaveis a serem salvas na eepromchar Mard[] = "Mardonio";char Rob[] = "Roberto";char Lu[] = "Luciano";//Variaveis onde salvarei os nomes gravados na eepromchar Mard2[] = "";char Rob2[] = "";char Lu2[] = "";//Inicialização do endereço de escrita inicial, posição 0 da eeprom 24c04int Adress = 0x00;void main(){//Aqui inicialida a 24c04 e o display lcd 26x2   init_ext_eeprom();   ini_lcd_16x2();   while(TRUE)   {      //Escrevendo os nomes na EEPROM EXT.      printf(exibe_lcd,"\fEscrevendo...");      delay_ms(500);            //Como a 24c04 aceita a leitura de um byte por vez, crio um faz que enviará cada caractere do nome.      //strlen me diz quantos caracteres tem o nome, faço isso para os outros dois nomes também.      for(int i = 0; i < strlen(Mard); i++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Mard[i]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Mard[i]);        delay_ms(500);      }      for(int j = 0; j < strlen(Rob); j++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Rob[j]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Rob[j]);        delay_ms(500);      }      for(int k = 0; k < strlen(Lu); k++)      {        write_ext_eeprom(Adress, Lu[k]);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Lu[k]);        delay_ms(500);      }//Seto o endereço de memória para a posição inicial para que a leitura seja feita do início.       Adress = 0x00;             printf(exibe_lcd,"\fLendo...");      delay_ms(500);      printf(exibe_lcd,"\f");      delay_ms(500);       //Lendo os dados da EEPROM EXT.      for(int p = 0; p < strlen(Mard); p++)      {        Mard2[p] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress = Adress +1;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Mard2[p]);        delay_ms(500);      }            for(int m = 0; m < strlen(Rob); m++)      {        Rob2[m] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Rob2[m]);        delay_ms(500);      }      for(int n= 0; n < strlen(Lu); n++)      {        Lu2[n] = read_ext_eeprom(Adress);        Adress++;        printf(exibe_lcd,"\f%d",Adress);        printf(exibe_lcd,"\n%c",Lu2[n]);        delay_ms(500);      }        Adress = 0x00;                char teste = read_ext_eeprom(0x00);        printf(exibe_lcd,"\f%c",teste);        delay_ms(1000);   }   }

Na figura abaixo estáo circuito simulando no Proteus 8 Pro, favor ingnorar os botões e leds nessa simulação. Alguém poderia me ajudar a entender o que está acontecendo?

 

69w6.jpg

 

Esse exercício segue em anexo. Agradeço pela atenção.

Sds.

Já resolvi esse problema... :) obg a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!