Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com diodo zener


CIS

Posts recomendados

Pessoal, estou com duvidas num pequeno circuito com um diodo zener. Não é um circuito pratico, é questão de prova de um curso técnico de Automação Industrial, e gostaria que os mais experientes aqui do fórum, se possível aqueles já graduados pudessem expor suas opiniões para eu tentar entender . O desenho esta em anexo.   Desde já agradeço.

 

Scan_20140328_005611.pdf

Circuito prova.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é essa mesmo. O enunciado pede para calcular o valor de R4. Estou tentando aqui tirar essa duvida : Dá pra calcular o valor d R4, apenas com os dados fornecidos ? e como fazer isso ?  Como disse , é um circuito apenas teórico... e como eu errei esta questão na prova, quero saber mais das possibilidades para questionar o professor. Obrigado pela sua opnião Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CIS,

Olha, só com as informações constantes no enunciado, é IMPOSSIVEL determinar o valor de R4. Os dados sobre o diodo Zener espeçificam a tensão dele e a corrente máxima que ele suporta. Coisas que anulam a questão :

- Não sabemos a tensão sobre o diodo Zener, pois a corrente pode ser baixa demais para que exista a regulação.

- impossivel passar uma corrente maior do que cerca de 100 mA no diodo, mesmo se o resistor tiver valor zero.

Sei não.... Tá parecendo mais um caso de professores totalmente despreparados, fazendo questões absurdas....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Paulo, muito obrigado. Muito bom sua colocação e foi o que pensei no dia em que fiz a prova.  

 

Vou deixar aberto o tópico para ver se alguém mais fala alguma coisa. 

 

Será que o Mulder-Fox, O Mister Nintendo, o VTRX, que sempre me ajudaram com os pics  podem opinar ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk eu vou te contar... E cada absurdo de professores que não sabem eletronica e ficam dando aulas por ai como se eles soubessem eletronica para ensinar os outros...

Esses professores infelizmente devem ser aqueles alunos que n aprenderam eletronica, não conseguiu emprego eai as escolas contrata eles.. Afinal só sobra eles pra contratar porque os que aprenderam mesmo estão ganhando muito mais q um professor!

Isso é um absurdo, deviam fechar todas essas escolas!

o cqra coloca 60V no trafo, nem especifica se é AC... Poderia ser Vp... Loticamente deve ser 60vac mas so locando 60V ja é questao anulada!

Segundo que com os resistores q tem ai nunca vai ter 0,7A... Pode dar a tensão de zener mas n com essa corrente! E se essa e apenas a corrente max, o R4 poderia ser qualquer valor teoricamente que daria a tensão de zener!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mroberto98. Obrigado.

 

Projeto_afg , vai falar sobre a questão ??


Na correção desta questão o professor fez os seguintes passos:

 

somou R1+R2+R3  =  200 +400 + 300 =   900 ohms

 

calculou a corrente do circuito   60 / 900 = 0,066 A

 

calculou a queda de tensão em cada resistor   R1 = 200 x 0,066 = 13,2 V

                                                                          R2 = 400 x 0,066 = 26,4 V

                                                                          R3 = 300 x 0,066 = 19,8 V

 

Usou a tensão de R3 subtraindo a tensão do zener : 19,8 V - 2,6 V = 17,2 V , e atribuiu o resultado (17,2 V)  ao resistor R4  e

 

calculou o valor de R4 usando  :  17,2 V /  0,7 A =  24,57 ohms . 

 

 

Essa foi a correção desta questão.

 

Será que alguém concorda com isso ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CIS,

 

voce deve ter feito essa pergunta de sacanagem, só pode ser !!!!

Quer dizer que pelo Zener tá passando 0,7 A ???? E de onde vem essa corrente, se o máximo que pode passar por R1 ou R2 são 0,06 A ???

 

Meu Deus, e o cara se intitula professor....

 

Nem vou repetir de novo tudo o que falei diversas vezes aqui.

 

Mais uma vergonha ! Devia denunciar esse incompetente pro CREA !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que o @aphawk falou, não existe como passar 0,7A pelo zener, a corrente máxima que o R1 e R2 permitem passar seria 0,1A (curtocircuitando R2 direto com o terra).

 

Bom, o jeito certo de resolver exercícios com diodo zener é o seguinte:

 

Dimensionar um resistor em série com o zener de forma que ele opere com a maior corrente ou potência que ele aguenta, dessa forma ele fica numa faixa em que grandes variações de tensão de entrada provoquem pequenas variações na tensão de saída:

zener-characteristic.jpg

 

O diodo zener não é ideal, a tensão de polarização reversa varia levemente conforme a corrente aplicada, para minimizar ao máximo essa pequena variação devemos trabalhar no 'limite' do diodo.

 

No caso do seu circuito, a forma correta de se dimensionar seria fazer com que se passe 0,7 A pelo zener, só que isso não é possível, logo a melhor forma de polarizar seria R4 = 0, em que a corrente seria a máxima porém menor do que 0,7A.

 

Se for levar tudo em consideração, o seu circuito não fornece 60 volts dc, na verdade é um retificador de meia onda com um capacitor de filtro, a tensão RMS iria variar conforme a carga:

post-541077-0-91600800-1396024032_thumb.

 

Ai iria ficar bem complicado de resolver...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok pessoal, valeu pelos esclarecimentos. Vou procurar o professor e trocar uma ideia com ele sobre isso, e não resolvendo vou procurar a diretoria da escola...

Quero manter o tópico em aberto caso mais alguém queira comentar ou completar um comentário. Aqui sim tem professores....

 

O Clube do Hardware deveria emitir certificados....rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Projetos_afg e @mroberto98 

 

Pois é !!! Se fosse para resolver como tem de ser feito, levando tudo em consideração, teria de saber se a tensão do transformador é RMS ou pico a pico, e levar em conta a carga e descarga do capacitor, aí sim ia ser uma excelente questão de prova valendo 4 pontos. Mas com todas as informações que ainda estão faltando, pois teria de ser fornecido mais alguma informação.

 

Tem de denunciar não só o professor, mas a própria FUNAM, porque contratar um burraldo como esse é da responsabilidade deles !

 

Depois eu fico culpando os novos formandos, mas de uns meses para cá eu ví que os alunos não tem culpa, afinal, ainda pagam para aprender, e recebem essa droga de ensino. 

 

No ultimo levantamento que fizeram, de 64 países, ficamos em 58, atrás de alguns países africanos.... como é que esperamos que a vida de todos nós fique melhor ?  Sem ensino, sem saneamento básico, sem saúde ? 

 

Posso até ser punido pelo que eu falo, porque já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que acontece a mesma coisa :

 

Provas feitas E corrigidas por professores que não tem o menor interesse em saber se estão ensinando correto, para eles é só um emprego.

 

Essas coisas me acabam com o fim de semana, me dá nojo de ver, raiva, sei lá mais o que.... ah sei sim, vontade de ir morar longe daqui, cada vez mais !

 

E pensar que muitos de nós aqui damos uma boa parte de nossa vida apenas para ensinar, para ajudar, sem ganhar um centavo para isso, apenas querendo fazer a nossa parte para melhorar o país...

 

Temos aqui dentro do CDH uma quantidade enorme de pessoas bem intencionadas, para combater esse péssimo ensino, mas infelizmente poucos conheçem os nossos Fóruns. 

 

Sobre o CREA, nem sei o que é isso mais... é só mais um sindicato para cobrar a sua anuidade de nós, trouxas, ainda bem que eu já briguie com esses caras até desistirem de me cobrar, pois é igual a uma violentação isso.

 

@CIS,

 

Experimente perguntar para o seu professor de onde que ele tirou essa corrente de 0,7 A , ele tem de anular essa questão péssima. Se ele insistir nisso, procure a delegacia de ensino de sua cidade, e mostre tudo o que está aqui, tudo o que escrevemos e mostramos, mas seja totalmente anônimo, ou podem te prejudicar no seu curso.  Alguém tem de parar esse professorzinho de escolinha de primário , com essas fundaçõeszinhas que não prestam nem para ensinar o alfabeto....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que alguém concorda com isso ??

Só sendo louco para concordar com isso dai.....

Mostre isso dai para o professor charlatão e mande ele de volta a escola.   Meu cachorro, aqui no chao, chegou a colocar as patas sobre o focinho ao ver essa resposta do louco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!