Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não liga e técnico não sabe dizer


Rick San

Posts recomendados

Rapaz, como é difícil para um leigo ficar nas mãos de um técnico. Meu computador não liga, eu sei que precisa de um upgrade, mas o técnico só me dá informações conflitantes.

 

Eu já li um monte de posts aqui nos diversos fóruns, mas mesmo que este fórum seja para descomplicar os processos, tenho dificuldades porque não sou da área. Sou das ciências biológicas.

 

Meu pedido é de uma ajuda bem direta e clara, que é o que o técnico não consegue me dizer. Como eu li vários posts, aprendi que um bom começo é postando as configurações da minha máquina atual. Meu objetivo é fazer um bom upgrade. Veja:

 

- Processador Core 2 Duo E4400 (1.80GHz, Cache L2 2MB, 64 BITS)

- Fonte: Seventeam 420W (Real)

- Placa-mãe ASUS P5VD2-VM (DDR2, suporta memória 4GB, 8 portas USB, PCI Express). Internet: Placa PCI Wireless.

- Dispositivo de vídeo: VIA® UniChrome 9

- Memória: 1GB DDR2

- HD 100GB 7200RPM Serial ATA

- Drive Óptico: Samsung DVD-R/RW 18x Dual Layer

- Floppy Drive de 1,44MB

 

A placa-mãe está queimada e ele disse que precisa trocar. Também está queimado o drive óptico.

 

Preciso urgente colocar essa máquina pra funcionar e por bons anos (mais uns 6 ou 7 anos).

 

Será que vocês conseguem me dizer os melhores modelos e marcas de placa-mãe que sejam compatíveis com esse processador? Que depois seja compatível também com um processador melhor (um quad core)? O que indicar, vou no Mercado Livre e compro e só pago pro técnico instalar.

 

Valeu!!!!!

 

Boa noite.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, compensa comprar placa mãe de outro soquete (encaixe do processador) e partir pra um i3, i5 ou i7. Placas mãe, em primeiro lugar recomendo sem pensar Intel e em segundo lugar Gigabyte. Com o upgrade você poderia por memórias DDR3 também, o que melhoraria e muito a performance geral do PC. Me diz seu orçamento total e eu te ajudo com 1 boa configuração. Paz! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Mahzin.

 

Acabei de ler um post do Gabriel Torres com uma crítica ao fato de que a ASUS não envia produtos para serem testados aqui no Fórum. De todo modo, eu sempre penso que Intel é a melhor pedida.

 

Então tá, vou lhe dizer. Posso gastar algo em torno de R$ 900,00.

 

Se você me disser uma boa configuração, eu vou comprando no Mercado Livre. Eu só preciso ter certeza de que tudo vai se encaixar. Ou seja, que vou pedir pro técnico montar e vou ligar e já começar a trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As onboards da Intel são boas e dão conta de qualquer jogo, claro, se tu for jogar em 1920x1080 (Full HD) pode ser que dê travadas se tu colocar configurações elevadas gráficas. Mas rodar todos os jogos no mínimo em Full HD, acho que qualquer Intel HD Graphics é 100% capaz de rodar bem. Intel é Intel meu caro.

 

@joel santin

O i3 3220 é excelente, mas acho que ele se sairia melhor com 1 kit mais atual (LGA1150), dai no futuro ele pode upar pra um i5 ou i7 da 4th geração. Além disso, placas da Intel são melhor pedida. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendei este por que ele falou que pretende ficar com esta configuração em até 7 anos, acho que até la vai ter ter outros soquetes superiores,e se tornaria inviavel comprar procesadores antigos, olhe a 7 anos para traz e percebaisto, e assim com o soquete antigo sobra pra uma offboard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei da ideia do Kit, sai mais barato mesmo. Contudo, é o que já estava para perguntar:

 

(1) Eu uso um note vaio que tem um processador i5. Eu não quero um computador que seja tão menos que isso.

 

(2) Por que o Kit sai mais barato?

 

(3) Mais tarde é bom usar uma off-board.

 

(4) Meu HD 100 GB 7200 RPM Seria ATA é muito pouco. Sinto que tem que trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo um Pentium o que eu recomendei, ainda é LGA1150, então no futuro você poderá trocar pra um i5 ou i7 topo de linha da 4th geração. Além disso, o consumo de energia é baixíssimo e com a onboard que virá no Pentium, você joga qualquer jogo, até em Full HD. Além disso, a placa mãe é da própria Intel, depois dessa marca só recomendo Gigabyte, mas em primeiro lugar Intel e você além de ter um produto bom, terá 3 anos de garantia. Eu posso fazer outra pesquisa por peças, mas teria que ser inferior do que eu indiquei (no caso da placa mãe) e pegar um processador de 3ª geração, tudo bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou entendendo esses "pareceres" que tens colocado. Com tamanha ênfase na Intel, vejo que não há como escapar: é Intel mesmo. Aí fica faltando o processador, que pode ser um de 3ª geração. Há essa opção? E depois dá para colocar uma off-board?

 

Não tem problema se passar um pouco dos R$ 900,00.

 

Não existe um Kit Intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você quiser seguir a ideia de um processador da ultima geração e placa mãe com o ultimo soquete pegue este kit, Você pretende fazer um upgrad de processador daqui a quanto tempo?se for em menos de 3 anos vale a pegar a nova geração, 4ª se for mais vale a pena pegar um dos kits anterior e colocar uma placa de vídeo offboard,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547976454-kit-gigabyte-h81m-h-core-i3-4130-4gb-ddr3-4-geraco-_JM

OBS: SE QUISER JOGAR JOGOS NO FUTURO VAI PRECISAR DE UMA PLACA DE VÍDEO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, usei Gigabyte por uns 5 anos (2003-2008) e é ótima, mas a Intel tem toda a questão dos 3 anos de garantia, com um excelente RMA e outra, uma gigante dos processadores não iria fazer feio em placa mãe, afinal de contas, ela que fabrica os próprios chipsets hehe. Mesmo a Gigabyte sendo boa, se tiver como ir de Intel, eu vou de Intel, sem pensar 2x. Da pra montar uma configuração barata e boa, mesmo que seja com 1 placa mãe inferior (mas boa, claro) e ainda assim é muito melhor do que a sua configuração que é boa, porém hoje em dia, necessita de um upgrade pra aguentar os anos que se seguirão.

 

Olha, achei uma placa mãe boa pra você, é do chipset 6, que ao meu ver não é antigo, embora já exista série 8, porém olha o que fornece

32GB DDR3-1333

i3, i5, i7 2ª e 3ª geração

Suporte a offboard (PCIe 2.0)

Detalhe, placas mãe PCIe 3.0, eu pesquisei e só li respostas unânimes falando que rodam de boa em PCIe 2.0 e vice-versa, não sei afirmar 100%, mas acho que se não achei 1 resposta contrária deve ser verídico.

Sata III (6,0GB/s com transmissão de dados de até 600MB/s vs os 3,0GB/s com transmissão de dados de até 300MB da tecnologia Sata II) 

 

O modelo é uma DZ68DB (chipset Z68)

Tem no MercadoLivre nova por R$280,00

As memórias, se possível conseguir por R$150,00 ficaria bom já (4GB DDR3-1333 sendo 2 memórias de 2GB DDR3-1333 cada, para fazer dual-channel)

Processador Intel Core i3 3220 que te fornece Intel HD Graphics 2500 com QuickSync (de acordo com vídeos do YouTube é superior ao CUDA da NVIDIA e ao APP da AMD para converter vídeos e trabalhar com mídia); além disso é uma excelente onboard; pra jogar não é obrigatória uma placa de vídeo, é opcional, mas óbvio a performance e gráficos melhoram. Eu acho que com a HD 2500 você joga qualquer jogo em Full HD (mesmo que no mínimo, que ainda terá ótimos gráficos). O processador sai por R$390,00, também pelo MercadoLivre.

 

O que você acha? Eu não te afirmei o negócio do PCIe 2.0, porém tenho 75% de certeza que não dá nada com placas PCIe 3.0, mas se quiser posso pesquisar outra placa pra você; Dos chipsets 6 e 7 tem outras placas da Intel que suportam PCIe 3.0 nativamente como a DB75EN que é uma boa placa, mesmo não tendo usado eu analisei o que ela fornece e compensa.

 

Placas mãe que eu aconselho, algumas podem ser mais básicas, mas são boas

Intel Desktop Board DH87RL

Intel Desktop Board DH87MC

Intel Desktop Board DB85FL

Intel Desktop Board DB75EN

Intel Desktop Board DZ68DB

Intel Desktop Board DH61BE

 

As com chipset 8 são pra processadores LGA1150 (soquete) e as com chipset 7 e 6 são para LGA1155. Espero ter te ajudado. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, muito boa análise. Pesquisei e vi que as placas Intel são, praticamente, unanimidade entre os usuários de alto desempenho. Digo "praticamente" porque há uma queixa geral: placas Intel pecam em overclock. Afora isto, é 100% de recomendação para a Intel.

 

A placa-mãe Gigabyte H81m-h do Kit acima não tem entrada HDMI.

 

Você indica DZ68DB (chipset Z68) e DB75EN. Entretanto, não encontrei DB75EN no ML.

 

Quanto ao processador, vou ficar com este: Processador Intel Core i3 3220.

 

Sobre "chipset 8, chipset 7 e 6", não entendi nadica de nada. Mas tá valendo, estou considerando que é detalhe...

 

Portanto, estamos assim:

 

Placa-mãe: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547787097-intel-mb-p-intel-dz68db-lga1155-para-i3-i5-e-i7-_JM

 

Processador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543255772-processador-intel-ivy-bridge-core-i3-3220-330ghz-3mb-lga115-_JM

 

Memória: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543040405-memoria-kingston-dimm-240-pinos-cl9-2gb-ddr3-1333-ecc-_JM

 

E esse lance do PCIe 2.0 e PCIe 3.0?

 

Estou inclinado a fechar dessa forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte: Os chipsets 6 e 7 foram projetados para placas mãe com o soquete LGA1155 (i3, i5, i7 2ª geração e 3ª geração), já o chipset 8 foi feito para placas mãe LGA1150 (i3, i5, i7 4ª geração), eu citei apenas i3, i5 e i7, mas existem os Pentium, Celeron também LGA1155 e LGA1150. Sobre PCIe é que lançaram 1 nova versão e as placas de vídeo mais novas utilizam essa versão que é a 3.0, sendo que no site da Intel aparece que a DZ68DB possui a versão PCIe 2.0 x 16. Eu havia pesquisado antes sobre isso e todas as respostas que eu vi apontaram que não dá nenhum tipo de problema grave colocar uma placa de vídeo PCIe 3.0 em slot PCIe 2.0 ou vice-versa. Deve ser o mesmo esquema de colocar um HD ou SSD SATA III em encaixe SATA II (não sei se vice-versa é igual). Vê no site BoaDica e em algumas lojas de informática, que são encontradas também no Buscapé que você encontra a DB75EN. Existem outras opções, porém essas 2 suportam SATA III (6,0 GB/s) e USB 3.0, são ótimas placas mãe e vão te atender em suas necessidades. O melhor mesmo seria pegar logo uma placa mãe LGA1150 para futuros upgrades para talvez um i5 ou i7 4ª geração, mas ainda assim, você pode no futuro fazer um upgrade para um i5 ou i7 da 3ª geração, exemplo i5 3570k ou i7 3770k, que são processadores para anos. Bom, é isso, sobre as memórias RAM, você utilizaria apenas 1 memória de 2GB DDR3? É bom por 2 memórias para fazer dual-channel e duplicar a transferência em bits de 64 bits para 128 bits. 4GB DDR3-1333 (2x2GB DDR3-1333) já está de ótimo tamanho pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, pelo processador que você tem hoje, e pela sua vga on board, você não usa programas muito exigentes, então minha sugestão seria:

Processador Intel Core i3-4130 3.40GHz - R$ 321

http://www.gogeek.com.br/processador-intel-core-i3-4130-3-40ghz-3mb-lga1150-bx80646i34130-t-nw.html

MB GigaByte Ultra Durable p/ Intel GA-H81M-S2PV - R$ 180

http://www.kabum.com.br/produto/45734/mb-gigabyte-ultra-durable-p-intel-ga-h81m-s2pv-lga-1150-box/?tag=1150

2x 2GB DDR3 Patriot - 2x R$ 54 = R$ 108

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/25823/Mem%C3%B3ria-Patriot-PSD32G133381-Capacidade-2GB-DDR3-1333MHZ-Para-Desktop

HD 1 TB Toshiba 7200 rpm - R$ 207

http://www.gogeek.com.br/componentes/hds-internos/un-de-disco-rigido-toshiba-dt01aca100-t-hds-1tb-7200rpm-3-5in-desktop-hdkpc03a0a02s.html

R$ 816 e 3 fretes... fora que são novas, com garantia e NF, coisa que mercado livre não costuma ter...

Sobre Intel ou AMD, na verdade é porque não há no Brasil uma boa quantidade de placas mãe e processadores AMD mais novos, por exemplo não encontro nenhuma placa mãe FM2+ básica ou mediana no mercado, e mesmo as FM2 e AM3+ não estão muito atraentes. Se houvesse mais opções não teria problema algum levar processador e placa mãe para AMD.

E sobre as marcas, todas que tenho visto são boas, não precisaria ser Intel ou Gigabyte, procure um bom preço e com garantia que estará tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo à cima apresentou opções interessantes, mas ainda acho que é melhor um combo Intel, embora a Gigabyte seja boa. Sobre Intel e AMD, eu utilizei AMD por 4 anos, tive muitos problemas e em tecnologia (litografia) a Intel está à frente com 22nm, além de consumir menos energia e os processadores são melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Dudaskank, mas essa configuração já tem muitos anos, foi o primeiro computador. Hoje, ele precisa ter mais desempenho e durar por mais anos sem a necessidade de pensar em trocar peças. Note: esse trabalho de fazer upgrade é bem difícil para mim, estou lendo tudo que está sendo postado aqui para entender e tomar a melhor decisão. Entretanto, eu não penso em fazer isso de novo durante um bom tempo, nem mesmo chamar o técnico em casa para ele ver que alguma peça tá pifada e que precisa trocar.

 

Já são dois dias lendo os posts e aprendendo bastante. Não passa de hoje. Eu não conhecia esses outros sites de compra e estou fuçando peça por peça. Sem dúvidas, consegue sair mais barato que no ML. Eu já lhe agradeço por isto!!!

 

Sobre a a placa-mãe, estou fechado com o Mahzin, é Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mahzin, resolvi investir um pouco mais e manter uma máquina intermediária.

 

Fiz a leitura dos posts. Por favor, confirme se todas essas peças são compatíveis:

 

Placa-mãe (LGA 1150): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544927176-placa-me-intel-db85fl-i3-i5-i7-lga-1150-haswell-4-geraco-_JM

 

Processador (i3, LGA 1150): https://www.balaodainformatica.com.br/produto/61476

 

Memória (2 unidades): https://www.balaodainformatica.com.br/produto/27587

 

HD interno (1 TB): https://www.balaodainformatica.com.br/produto/48388

 

Tudo dá R$ 1280,00. Isso me garante quanto anos sem preocupação?

 

E as peças que estão instaladas agora, elas têm algum valor? Dá pra vender por quanto mais ou menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso i3 a 2 anos e é da primeira geração com 32nm e 2,5GT/s de DMI, não tenho o que reclamar, marca 6,9 no Windows 7, roda qualquer coisa, principalmente jogos e programas de conversão. Agora estou pra pegar um i7 4770k, porém o i3 530 me serviu bem nesses 2 anos. Você com o i3 4130 que tem mais frequência, 22nm e DMI2 5GT/s deve ficar feliz por no mínimo 3 a 4 anos. Placa mãe e o restante que você escolheu são ótimos, sim você pode vender o que você possui atualmente, se quiser posso tentar ajudar também nisso. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...