Ir ao conteúdo

Duvida quanto a fontes ATX

djslim

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com uma grande duvida. eu sou um DJ mas gosto muito de montar meus próprios equipamentos de som, ha um tempo a tras eu consegui pela internet dicas de como montar som automotivo e dai q surgiu meu interesse e fui so aperfeiçoando mas chegou em um ponto onde eu nao consigo mais por nao acho informaçoes de quem conhece ou ja fez, é o seguinte: Eu quero ligar um modulo de som que consome 50ah ao invés de comprar uma fonte automotiva gostaria de saber se tem como somar a corrente de fontes ATX, para que entendam melhor o que estou falando eu vi em varios videos que quando ligamos elas em serie a tensão é somada   (12v + 12v) logo, o que achei meio estranho, vi também que quando colocadas em paralelo a corrente é que soma ou seja varias fontes permanecendo com 12v e somando a sua corrente entre si mas preferencialmente com fontes da mesma marca para haver uma igualdade em corrente. Ja fiz um projeto e funcionou porém nao tenho certeza quanto a ah mas tenho meu som que eu mesmo fiz com duas fontes apenas ligadas em paralelo tocando dois modulos (35ah os dois) a mais de 1 ano e nao deu problema. apenas queria saber se tem como mesmo ou nao, muitos me falaram que nao porque queimaria na hora mas...... meu som esta ai

Postado

Tem como sim amigo.

Você ligar fonte de 20 amperes em 12 volts:

Em serie:

volts             12 + 12 + 12 = 36 volts

Amperes:     20 + 20 +20 = 60 amperes

Em paralelo:

volts             12 + 12 + 12 = 12 volts

Amperes:     20 + 20 +20 = 60 amperes

Então o que ira funcionar ai é elas ligadas em paralelos.

O que você terá de fase é o seguinte:

1 - Como o modulo automotivo funciona em bateria automotiva. Ele funciona de 12.80 a 14 volts. E como a fonte atx funciona em torno de 11.80 a 12.80 volts você terá que modifica-la para liberar 13,8 volts na saída de 12 volts ( aqui mesmo no fórum você acha tutoriais de como fazer isso) para não perder qualidade de som.

2 - Como a fonte atx é chaveada quando você liga elas em paralelo e liga elas na tomada apenas 1 ira ligar e as outras retornarão energia e abrirão proteção. então você terá que colocar um diodo retificador na saída de cada 1 para liga-la em paralelo.

obs: O diodo diminuirá um pouco a tensão da fonte. então se for modifica-la meça a tensão ja com o diodo instalado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!