Ir ao conteúdo

HD Externo X Portabilidade X Durabilidade. Qual comprar?

Tamires Cristina

Posts recomendados

Postado

Eu tive um HD externo da Samsung de 1 tera onde eu guardava todos meus documentos, como arquivos importantes do meu curso, jogos e filmes, só que do nada ele deu pau, e meu pai perdeu a nota da garantia. O HD tem 9 meses de uso. Não consegui resolver o problema de reconhecimento dele, não reconhecia em lugar nenhum, nem no meu xbox. Só acendia o led, mas não piscava indicando tráfego de dados. Troquei inclusive de cabo, mas sem sucesso.

Então minha duvida é a seguinte, estou procurando um disco mais para guardar objetos pessoais, tipo filmes, jogos, desenhos e essas coisas mas que dure bastante, acabei desconsiderando o pendrive pois são mais de 64 gigas de arquivos meus. Minha ideia é comprar um HD (precise de fonte ou não) para colocar no Xbox 360 e um outro HD portátil para guardar filmes e coisas do tipo, assim eu separo mais minhas coisas e talvez aumente o tempo de vida útil do hd que deixarei em casa (do xbox). Sairia bem mais barato e seguro comprar um de 750gb e outro de 320gb do que um de 1 tera e ele estragar algum dia e eu perder todos os arquivos.

Vi inúmeras reclamações contra hd's da Samsung, fico meio perdida nisso de escolher marcas boas.

Já ouviram falar de um Wd case c3 tech de 750gb? ele é bom?

Novas ideias serão bem vindas.

Postado

Tamires, bom dia e seja bem-vinda ao fórum CdH!

Putz, que brabo essa parada do HD te deixar na mão. Mas há como saber se o seu HD Externo Samsung está na garantia e poderá iniciar um procedimento de RMA para trocar o HD defeituoso por outro equivalente e em condições de uso. Lembro-me que tive problemas com 2 HDs de notebook Samsung em 2012 e, pesquisando para confirmar, parece que a Seagate é também responsável por cobrir a garantia dos HD Externos.

Dê um pulo no link, Tamires e, na 1ª etapa, acesse o link "Verifique se o seu disco está na garantia" (ou http://www.seagate.com/br/pt/support/warranty-and-replacements/ ). Ok, uma vez na página de validação da garantia Seagate, insira o número de série (S/N) e o modelo do produto (P/N) do HD defeituoso. Normalmente esses dados estão inseridos em uma etiqueta colada no verso do componente.

Se o site indicar que o HD está ainda na garantia, poderá prosseguir com o processo de RMA inserindo seus dados e os dados do produto. Recordo que não pediram a nota fiscal para efetuar a troca, apenas pedem que você imprima um documento de declaração para fins alfandegários, para colocá-lo no interior da caixa que irá enviar o HD. 

Outra coisa importante é como irá despachar o HD para eles, Tamires. Deve acondicionar o HD em uma caixa, encher os espaços vazios com jornal (por exemplo) e despachar conforme instruções da Seagate (usei PAC na época em ambos). Se não tiver conforme a exigência deles, eles recusam sem dó e nem piedade...Aconteceu comigo quando enviei um por envelope (pra economizar uma graninha, hauhauahah!! Gastei duas vezes, me ferrei...).

O período que eles pedem para a transação do RMA é de um mês a partir do recebimento do HD ao endereço recomendado. E eles cumprem corretamente esse prazo, nisso não há como criticar nos dois RMAs que tive com eles.

Sobre recomendações de HD externos, coincidência ou não, pesquisei legal atrás de um HD externo de 1TB, da qual estava precisando, e escolhi este modelo: Seagate Backup Plus 1TB (STDR1000100). Ele é USB 3.0, bem compacto, não usa alimentação extra (apenas por USB), custa menos de R$ 200 (paguei R$ 177 na quinta passada em uma loja do Centro-RJ) e o melhor: 2 anos de garantia pela Seagate. Pela faixa de preço, Tamires, foi o único HD externo com esse período de garantia. E não vi nenhuma "avalanche" de reclamações a respeito dele não...

Aqui estão alguns links úteis:

-Infos sobre o Seagate Backup Plus: http://www.seagate.com/br/pt/external-hard-drives/portable-hard-drives/standard/backup-plus/?sku=STDR1000100&q=7636490051371#specs

-"Garimpo" pelo Boadica.com: http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=15&CodCategoriaX=7&XT=2&modelo=119169&regiao=&em_box=&cl=&preco_min=&preco_max=

Ah é...Se for "bater o martelo" e comprar o Seagate acima, depois de testar o HD tudo certinho, registre-o no site da própria Seagate: https://registration.seagate.com/?ECTR=BR&LANG=PT

Tranquilidade total, Tamires?

Abraço!!

Postado

Obrigado pelas excelentes ideias Cabelo75, mas por algum motivo deu que não foi possível determinar a garantia... :/

Ficarei com a opção de comprar outro mesmo.

Além da Seagate, qual outra marca você recomenda? Western Digital e Toshiba são boas?

Postado

De volta!

Obrigado pelas ideias Cabelo75, mas por algum motivo deu que não foi possível determinar a garantia... :/

Sério mesmo?? Parada estranha...Tamires,. Veja se consegue determinar a origem deste HD externo, pois às vezes, se trata de um produto não fabricado no Brasil. Verifique no rótulo atentamente para ver onde é a origem dele. Pode ser por este dado que o suporte não tenha detectado. Outra coisa útil é fazer um cadastro por lá e pedir mais informações pelo SAC deles. Se der certo, já é uma merreca que economizará trocando o seu Samsung "bichado"...

Tem algum outro modelo da Seagate tipo esse que você me mandou com armazenamento menor?

Além da Seagate, qual outra marca você recomenda? Western Digital e Toshiba são boas?

Bem, vi também HDs de menor volume e, inicialmente, estava atrás de um Western Digital, mas um desses chega a ser 100 pratas mais caro que um Seagate correspondente, matou o papai! O Toshiba, não tenho como te precisar se é bom ou não, até acredito que seja, mas a política de RMA deles é meio enrolada, acabei não observando os produtos por conta disso. Contar com garantia de balcão de apenas 3 meses em HD não é uma boa não.

Outro ponto é o custo: A diferença de preço de um HD de 500GB mais barato para outro de 1TB é papo de menos de R$ 30 só. E os de 320GB já foram descontinuados há algum tempo. A chance de adquirir um HD de 320GB com a garantia de fábrica expirada, ou mesmo pegar um HD "usadão" é alta, fora que os preços deles são parelhos aos de 500GB. Muito risco para pouca economia.

Por último, a questão principal: A garantia é primordial à durabilidade e confiabilidade do disco rígido. Mesmo não necessitando de um "latifúndio" de 1TB para seus dados (e talvez mais 1TB para o XBox), essas questões são importantes para se ter o mínimo de sossego. Atualmente, até gasto um pouco mais em um HD que ofereça um prazo maior na sua garantia. E esse HD (STDR1000100), em especial, me surpreendeu por ter 2 anos. A própria Seagate, por exemplo, oferece apenas 1 ano em seus demais HDs externos desta faixa de preço. 

Aí é por na balança e ver o que sairia mais vantajoso, cara Tamires. Há também a opção de adotar um HD de notebook e adaptá-lo em uma case para transformá-lo em HD Externo. Mas não recomendo muito isso não se seu foco for confiabilidade, pois é disso que estou deixando de fazer. Depois de dois anos, o disco rígido começou a apresentar erros constantes. Tive que correr para comprar um HD externo "de verdade" para salvar os dados de backup enquanto podia. Calcula aí: um HD de 320GB de procedência duvidosa (120) + case mais barata (25) dá quase um HD externo lacrado de 1TB como o STDR1000100...Eu acho que é muito pouco para valer a pena.

É um caso a se pensar legal!

Abraço Tamires!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!