Ir ao conteúdo

78LMT-USB3 + FX-8320

Lucas Real

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso do conhecimento de vocês para uma breve ajuda.

Podemos ver, que nesse PC da Terabyte, eles usam um FX-8320 em uma GA-78LMT-USB3. O modelo padrão dessa mobo tem o TDP de 95W se não me engano. Porém essa versão -USB3, contém TDP de 125W e USB 3.0.

Com a mobo citada, eu conseguiria fazer um OverClock no processador sem nenhum problema? Qual o TDP nativo do FX-8320? e com OC?

Ou será que seria melhor um FX-6300, para fazer um OC?

Valeu meus caros   :)

Postado

O FX-8320 é 125W. Fazendo OC vai ultrapassar o TDP máximo da MoBo. Dependendo do OC pode colocar em risco o sistema, fica por sua conta.

Se eu não fizer OC, ficando mesmo assim no limite do TDP da mobo, teria algum problema de desempenho?

• Moderador
Postado

E sobre o processador, você tem algum pró ou contra na mente?

Obrigado pela ajuda  ;)

É um ótimo processador. Mas qual o uso principal do PC e o resto da configuração?

Postado

É um ótimo processador. Mas qual o uso principal do PC e o resto da configuração?

O PC será utilizado para games, trabalhos, edições de vídeo e imagem... enfim, de tudo um pouco. Porém focando mais em games.

Config:

• FX-8320
  • MSI R9 270x
  • GA-78LMT-USB3
  • HD 1TB 7200RPM
  • 2x 4GB RAM
  • Corsair CX500

Link do PC

Obs: Não tenho apenas essa config em mente, estou mesmo a pesquisa de uma boa máquina que se encaixe bem para mim.

Conto com a ajuda

Grato.

Postado

essa mobo não aguenta o cpu nem em stok se fizer oc vai queima ela :) , se ele estressas por muito tempo você pode ter problemas, pra esse processador nada menos que uma ga 970a-ud3, a não ser que queira seu sistema sempre sobrecarregado e com vida util bem encurtada.

• Moderador
Postado

essa mobo não aguenta o cpu nem em stok se fizer oc vai queima ela :) , se ele estressas por muito tempo você pode ter problemas, pra esse processador nada menos que uma ga 970a-ud3, a não ser que queira seu sistema sempre sobrecarregado e com vida util bem encurtada.

Em stock aguenta normalmente, pois é a versão de TDP 125W.

Postado

bom dia. concordo com o amigo acima, mas o TDP (thermal power dissipation) não é o consumo do processador, e sim o maximo que ele consegue dissipar em watts, mas não significa que não dá para ter uma idea do consumo, mesmo no site oficial e em alguns review na internet o FX8320 chega no maximo a 125w, em caso de O.C pode até fazer, mas os clocks serão tão limitados que você nem setirar aumento de fps...

além de tirar vida util tanto da placa mãe quanto processador, que estariam trabalhando sem carga suficiente,já tive um Pentium D 820 2.8ghz 95w tdp, mas como minha placa mãe era 95w só conseguia chegar a 3.2ghz, pena que depois de um tempo a Mobo começou apresentar desligamentos, até que queimou.

pelo que eu saiba existe FX8350 de 95w seria uma boa opção para fazer o.c seguro, e estavel.

Postado

Em stock aguenta normalmente, pois é a versão de TDP 125W.

125w é o calor que cooler precisa dissipar, sem  contar que não é só isso o fx 8xxx puxa mais energia que os outros por causa dos 8 núcleos acaba precisando de mais fases pra ser  melhor alimentado, foi como falei ele pode até deixa essa mobo no processador mais ele tenha em mente que sistema vrm , mosfet vai estar sempre sobrecarregado e esquentando bastante isso deixa pc instavel.

essas mobos antigas foram feitas para phenon x4, x6 logicamente que as empresas não vão deixar de vender seus produtos para novas gerações vão da um tapinha na bios e libera mobo pra nova geração, o negocio é vender.

Se ele comprar avulso as peças com uma mobo ga 970a-ud3 pc sai por 3000$ , o preço parcelado é de 2959$, se ele for pagar avista compensa o preço mais se for parcelar compensa pesquisar os preços comprando peças avulsas.

Mais ai é com ele, se ele não fica jogando por mais de 5,6horas seguidas e não pensa fazer oc até da, o unico problema desse pc seria mobo mesmo.

Postado

125w é o calor que cooler precisa dissipar, sem  contar que não é só isso o fx 8xxx puxa mais energia que os outros por causa dos 8 núcleos acaba...

cara os processadores seja eles octa core , six core , quadcore todos eles não ultrapassa o TDP se ultrapassar ele desarma o pc todo, os processadores são testado em stress máximo pelo fabricante, algo que uma pessoa jogando não chegaria neste stress se a placa mãe realmente suporta processadores 125w, com certeza vai funcionar lembrando que a Mobo tem watts de folga, diz que tem 125w quando tem na verdade uns 140w para caso o processador acabe ultrapassando o consumo padrão pra ela consiga suportar até o consumo voltar ao normal, como eu disse FX8350 tem modelo 95w e 125w. Agora se a placa mãe for capada 95w para 125w ai é outra história, já vir gente que usa o FX8350 e FX8120 nesta placa mãe, acho que a Gigabyte nunca capou nenhuma Mobo (talvez eu esteja errado)

Postado

Não seria possivel mesmo fazer um OC do processador utilizando ela, mas usar o 8320 sem OC ficaria numa boa, não?

Ou será que seria mais recomedado um FX-6300? Podendo assim fazer um Over.

Ps: Essa versão da mobo é de 125W.

Postado

Não seria possivel mesmo fazer um OC do processador utilizando ela, mas usar o 8320 sem OC ficaria numa boa, não?

Ou será que seria mais recomedado um FX-6300? Podendo assim fazer um Over.

Ps: Essa versão da mobo é de 125W.

sim poderia usa-lo sem over, sem problemas. agora se você usar um fx6300 poderá sim fazer over, recomendo para você um Fx8350 pois além de ser 95w supera o fx8320 e ainda te dá a opção de fazer over, devido ao seu baixo TDP.

Postado

sim poderia usa-lo sem over, sem problemas. agora se você usar um fx6300 poderá sim fazer over, recomendo para você um Fx8350 pois além de ser 95w supera o fx8320 e ainda te dá a opção de fazer over, devido ao seu baixo TDP.

De onde você tiro isso? ta sabendo em, assim vai ferra pc do cara, fx-8350 é 125W tem um dos maiores consumos de energia chega ser mais que o dobro do I7, processador fx 6300 é de 95w e inferior ao 8320, compensa ficar com 6300.

Mobo 4+1 não é recomendado para linha fx-8xxx vishera, foi como ja falei, ele pode até usar se for apenas navegar na net ou não ficar por muitas hrs seguidas jogando, quanto mais núcleos e mais memoria em cache mais energia ela vai consumir por isso precisa de mais fases pra conseguir distribuir energia necessaria com qualidade, ele pode esquecer overclocking nos fx-8xxx, pra essa mobo ai o ideal seria 6300, nao so pelo preço mais pelo desempenho processador+vga que é o mesmo do 8350.

Postado

De onde você tiro isso? ta sabendo em, assim vai ferra pc do cara, fx-8350 é 125W tem um dos maiores consumos de energia chega ser mais que o dobro do I7, processador fx 6300 é de 95w e inferior ao 8320, compensa ficar com 6300.

Mobo 4+1 não é recomendado para linha fx-8xxx vishera, foi como ja falei, ele pode até usar se for apenas navegar na net ou não ficar por muitas hrs seguidas jogando, quanto mais núcleos e mais memoria em cache mais energia ela vai consumir por isso precisa de mais fases pra conseguir distribuir energia necessaria com qualidade, ele pode esquecer overclocking nos fx-8xxx, pra essa mobo ai o ideal seria 6300, nao so pelo preço mais pelo desempenho processador+vga que é o mesmo do 8350.

para falar a verdade tirei esses 95w de tdp no site da kabum, quando foi abrir o link para provar já estava corrigido "125w de TDP" peço perdão pelo erro e obrigado por me corrigir, nesse caso só vai com um Fx6300, pois com over de 4.8ghz dá uma surra de leve no intel Core i5 2500k.

Edit : para conseguir um over de 4.8ghz não é tão complicado mais vai esquentar bastante no cooler box, não seria melhor montar um pc Intel? um I5 3330k de 579 reais na pichau, ele chega a passar do fx6300 e em alguns jogos nem se compara, tem tdp de 55w uma simples e boa mobo de 95w poderia fazer um over bem alto, com Manufatura de 22mn não esquenta quase nada, lembrando que ele tem muito mais "potencia por clock". mais aí depende de seu orçamento...

Postado

Pessoal, preciso do conhecimento de vocês para uma breve ajuda.

Podemos ver, que nesse PC da Terabyte, eles usam um FX-8320 em uma GA-78LMT-USB3. O modelo padrão dessa mobo tem o TDP de 95W se não me engano. Porém essa versão -USB3, contém TDP de 125W e USB 3.0.

Com a mobo citada, eu conseguiria fazer um OverClock no processador sem nenhum problema? Qual o TDP nativo do FX-8320? e com OC?

Ou será que seria melhor um FX-6300, para fazer um OC?

Valeu meus caros   :)

Camarada não compra isso ai não...essa MOBO não da suporte decente para o FX8*** isso por que alem de ter um Chip digamos super ultrapassado para a linha FX utiliza também um VRM completamente ultrapassado e obsoleto de 4+1 fazes para os FX8*** ...isso por que esses CPU demandam uma enorme quantidade de energia quando em estrece...eles consomem cerca de 45W a + do que um Phenm X6 1100T...ou seja mesmo que você use em stock não rola pois em jogos mais pesados que demandar muito processamento você pode ter quedas de FPS devido o super aquecimento do circuito controlador de tensão da placa mãe assim como seus capacitores, o circuito aquece drasticamente e para não queimar ele derruba o clock do CPU ocasionando instabilidade e as quedas de FPS, alem de entregar uma energia totalmente obsoleta para o CPU trabalhar. Se foce para você usar para internet ou tarefas básicas poderia comprar sem problemas, mas para jogos e edição de vídeo, renderização nem pensar...

O minimo que você pode colocar com o FX8350, 8320 ou 8150 seria uma MOBO ASUS M5A97 R2.0 que tem um VRM de 4+2 fazes e um chip 970 que é atual e projetado para a forma como os FX trabalham...essa MOBO leva um FX8350 em stock tranquilo porém se você quer mesmo partir para o OVER infelizmente você tem que dispor de uma MOBO com VRM de no minimo 6+2 fazes e 8+2 fazes e de preferência CHIP 990FX...

Se for para usar o FX6300 essa mobo suporta...porém leve em consideração que um Upgrade futuro para um FX8350 estará fora de cogitação devido esses problemas que relatei ai em cima...e OVER no FX6300 com essa MOBO é coisa de 200MHz na frequência e olha la mais que isso é instabilidade na certa...

Essas MOBO antigas com chip 760G e VRM de 4+1 fazes com TDP de 125W eram usadas para Phenom II X6 1100T o mais beberrão da época em termos de consumo de energia e essas MOBO não dava suporte para OVER nesses CPU, isso por que a placa não era para isso sua arquitetura não foi projetada para isso VRM, capacitores, etc...usando um FX8350 em uma MOBO dessa é como se você fizesse um OVER legal em um Phenom II X6 1100T!!! É por isso que não rola ;)  

A minha dica é...quer ir de FX6300 ou FX8350?? Compre uma boa placa mãe...se não vai de Intel, i5 3330 tem desempenho igual a um FX8350 em jogos, só vai perder em renderização ou programas que demandam mais núcleos e a placa mãe para jogos da Intel você pode pegar um Chip B75 que ja fica ótimo e custa a metade do preço das placas mãe que dão suporte decente para os FX

Postado

Camarada não compra isso ai não...essa MOBO não da suporte decente para o FX8*** isso por que alem de ter um Chip digamos super ultrapassado para a linha FX utiliza também um VRM completamente ultrapassado e obsoleto de 4+1 fazes para os FX8*** ...isso por que esses CPU demandam uma enorme quantidade de energia quando em estrece...eles consomem cerca de 45W a + do que um Phenm X6 1100T...ou seja mesmo que você use em stock não rola pois em jogos mais pesados que demandar muito...

tinha acabado de ler um teste aqui no CDH, em que o I5 2500K 3,3Ghz bateu 4,8 em vcore em stock, agora não sei o caso do i5 3330 ,acho Intel melhor opção para jogos, na renderização pelas comparações que vir ele não perde tanto é rápido até, como o Autor do tópico disse que está mais focado em Games não terá problemas e poderar fazer over a vontade. Na kabum encontrei a MSI H61M-E que tem "bios" UEFI, tem opcão de over automático OC Genie II aumenta os clocks e vcore. se intereça informações no Site Oficial:

http://br.msi.com/product/mb/H61ME22W8.html agora quem saber algum contra dela e da outra, avise ;).

achei outra da asus é a Asus P8H61 -M LX3 r2.0 Link Oficial:

http://www.asus.com/br/Motherboards/P8H61M_LX3_R20/  tem usb 3.0.

são baratas, mas pelo que vir no site oficial parece ter qualidade boa, alguém mais experiente por favor dê sua opinião.

vejo que antigamente as placa mãe de processadores intel eram caras mais a situação se reverteu...

Postado

para falar a verdade tirei esses 95w de tdp no site da kabum, quando foi abrir o link para provar já estava corrigido "125w de TDP" peço perdão pelo erro e obrigado por me corrigir, nesse caso só vai com um Fx6300, pois com over de 4.8ghz dá uma surra de leve no intel Core i5 2500k.

Edit : para conseguir um over de 4.8ghz não é tão complicado mais vai esquentar bastante no cooler box, não seria melhor montar um pc Intel? um I5 3330k de 579 reais na pichau, ele chega a passar do fx6300 e em alguns jogos nem se compara, tem tdp de 55w uma simples e boa mobo de 95w poderia fazer um over bem alto, com Manufatura de 22mn não esquenta quase nada, lembrando que ele tem muito mais "potencia por clock". mais aí depende de seu orçamento...

Ir de Intel é sim uma opção, mas ai já apertaria nos gastos.

Camarada não compra isso ai não...essa MOBO não da suporte decente para o FX8*** isso por que alem de ter um Chip digamos super ultrapassado para a linha FX utiliza também um VRM completamente ultrapassado e obsoleto de 4+1 fazes para os FX8*** ...isso por que esses CPU demandam uma enorme quantidade de energia quando em estrece...eles consomem cerca de 45W a + do que um Phenm X6 1100T...ou seja mesmo que você use em stock não rola pois em jogos mais pesados que demandar muito processamento você pode ter quedas de FPS devido o super aquecimento do circuito controlador de tensão da placa mãe assim como seus capacitores, o circuito aquece drasticamente e para não queimar ele derruba o clock do CPU ocasionando instabilidade e as quedas de FPS, alem de entregar uma energia totalmente obsoleta para o CPU trabalhar. Se foce para você usar para internet ou tarefas básicas poderia comprar sem problemas, mas para jogos e edição de vídeo, renderização nem pensar...

O minimo que você pode colocar com o FX8350, 8320 ou 8150 seria uma MOBO ASUS M5A97 R2.0 que tem um VRM de 4+2 fazes e um chip 970 que é atual e projetado para a forma como os FX trabalham...essa MOBO leva um FX8350 em stock tranquilo porém se você quer mesmo partir para o OVER infelizmente você tem que dispor de uma MOBO com VRM de no minimo 6+2 fazes e 8+2 fazes e de preferência CHIP 990FX...

Se for para usar o FX6300 essa mobo suporta...porém leve em consideração que um Upgrade futuro para um FX8350 estará fora de cogitação devido esses problemas que relatei ai em cima...e OVER no FX6300 com essa MOBO é coisa de 200MHz na frequência e olha la mais que isso é instabilidade na certa...

Essas MOBO antigas com chip 760G e VRM de 4+1 fazes com TDP de 125W eram usadas para Phenom II X6 1100T o mais beberrão da época em termos de consumo de energia e essas MOBO não dava suporte para OVER nesses CPU, isso por que a placa não era para isso sua arquitetura não foi projetada para isso VRM, capacitores, etc...usando um FX8350 em uma MOBO dessa é como se você fizesse um OVER legal em um Phenom II X6 1100T!!! É por isso que não rola ;)  

A minha dica é...quer ir de FX6300 ou FX8350?? Compre uma boa placa mãe...se não vai de Intel, i5 3330 tem desempenho igual a um FX8350 em jogos, só vai perder em renderização ou programas que demandam mais núcleos e a placa mãe para jogos da Intel você pode pegar um Chip B75 que ja fica ótimo e custa a metade do preço das placas mãe que dão suporte decente para os FX

Ótima resposta, obrigado pela atenção.

Será que seria melhor então um i5 3320 + GTX 760 ? ou FX-6300+ R9 270x

Postado

Ótima resposta, obrigado pela atenção.

Será que seria melhor então um i5 3320 + GTX 760 ? ou FX-6300+ R9 270x

O FX6300 + uma MOBO boa com chip970 fica um bom Kit, porém ele vai sair o mesmo preço de um i5 3330 + MOBO com chip B75 que seria um PC mais rápido como um todo em aplicativos e melhor para jogos também...dessas duas opções eu iria de i5 3330 + GTX760

Eu só iria de FX se foce para usar muito trabalho de renderização mas ai tinha que ser o FX 8320 pelo menos pois ele é consideravelmente mais rápido que o i5 para essa finalidade, mas se vai usar só de vez em quando vai de i5 mesmo...

OBS: Dependendo da grana vale a pena juntar mais um mês as economia e partir direto para a 4° geração...com uns 120 reais a mais da para ir de i5 4440 + placa mãe com Chip B85...ou espere um pouco mas pois esse mês tem lançamento da Intel no mercado da linha Haswell Devil's Canyon

Postado

O FX6300 + uma MOBO boa com chip970 fica um bom Kit, porém ele vai sair o mesmo preço de um i5 3330 + MOBO com chip B75 que seria um PC mais rápido como um todo em aplicativos e melhor para jogos também...dessas duas opções eu iria de i5 3330 + GTX760

Eu só iria de FX se foce para usar muito trabalho de renderização mas ai tinha que ser o FX 8320 pelo menos pois ele é consideravelmente mais rápido que o i5 para essa finalidade, mas se vai usar só de vez em quando vai de i5 mesmo...

OBS: Dependendo da grana vale a pena juntar mais um mês as economia e partir direto para a 4° geração...com uns 120 reais a mais da para ir de i5 4440 + placa mãe com Chip B85...ou espere um pouco mas pois esse mês tem lançamento da Intel no mercado da linha Haswell Devil's Canyon

Essa configuração, Intel, tem um preço mais acessivel, e creio que possa se sair melhor do que a da Radeon

Porém não da detalhes dos modelos dos componentes.

• processadorINTEL CORE I5-4440 3.1GHZ OU
  • PLACA MÃEB85M LGA 1150
  • MEMORIA(2X4) 1333MHZ OU
  • PLACA DE VÍDEOGTX 760 2GB 256BITS 
  • ARMAZENAMENTOHD 1000GB
  • FONTE650W PFC ATIVO 80PLUS
  • GABINETECORSAIR 230T LARANJA
  •  

O que você acha?

Postado

Essa configuração, Intel, tem um preço mais acessivel, e creio que possa se sair melhor do que a da Radeon

Porém não da detalhes dos modelos dos componentes.

• processadorINTEL CORE I5-4440 3.1GHZ OU
  • PLACA MÃEB85M LGA 1150
  • MEMORIA(2X4) 1333MHZ OU
  • PLACA DE VÍDEOGTX 760 2GB 256BITS 
  • ARMAZENAMENTOHD 1000GB
  • FONTE650W PFC ATIVO 80PLUS
  • GABINETECORSAIR 230T LARANJA
  •  

O que você acha?

É um ótimo CPU GAMER, VGA muito boa também 8GB de ram HD grande...só faltou ver o modelo da fonte...como você não tem intenção de fazer SLI eu acredito que da para economizar na fonte...

Ja tentou cotar as peças separadas?? eu acredito que sai mais em conta... :)

Eu acredito que se você cotar todas essas peças separadas na Kabum saia mais em conta...troque a fonte por uma Corsair CS450Watts e a MOBO pode ser uma com CHIP B85 mesmo! ;)

Postado

É um ótimo CPU GAMER, VGA muito boa também 8GB de ram HD grande...só faltou ver o modelo da fonte...como você não tem intenção de fazer SLI eu acredito que da para economizar na fonte...

Eu acredito que se você cotar todas essas peças separadas na Kabum saia mais em conta...

Com certeza peça por peça seria melhor, não tem aquela limitação "se abrir o gabinete, rompe o lacre e perde a garantia" cada peça com sua garantia, na minha opinião acho valer mais a pena não comprar em apenas um site tipo kabum estou montando um pc para min mais vou comprar cada componente em sites diferentes como sysconn e kabum achei fontes muito boas na sysconn por preços mais em conta, ja a mobo e processador vai ser na kabum, por ter menores preços do que a sysconn, claro que eu nunca comprei nada na sysconn mais vir que eles não estão de brincadeira, tem também outros site como Balão da informática mas o único problema é o frete, na minha região é 75 reais, mas se você mora perto sai mais barato que a Kabum...

Postado

Eu acredito que se você cotar todas essas peças separadas na Kabum saia mais em conta...troque a fonte por uma Corsair CS450Watts e a MOBO pode ser uma com CHIP B85 mesmo! ;)

Peça por peça incrivelmente sairia mais caro.

Por incrivel que pareça, está saindo por menos de 2,400,00.

Mas irei fazer as buscas em sites diferentes para dar uma olhada  ;)

Postado

Peça por peça incrivelmente sairia mais caro.

Por incrivel que pareça, está saindo por menos de 2,400,00.

Mas irei fazer as buscas em sites diferentes para dar uma olhada  ;)

Com certeza fiquei surpreso com o preço 3.035.95 reais :blink: .é nessas horas que fico triste imaginando se eu fosse europeu... no caso da fonte as de 500w estão de mais que 320 reais a da Cosair enquanto o modelo da 600w estar de 340 reais, realmente não entendo por que. nesse caso só vai comprando um pc já montado caso seja mais barato. se quiser dê uma olhada na loja Pichau,  já que lá é um pouco mais barato que a Kabum, o único jeito de diminuir o preço é pegando um pc mais modesto ou basear seu pc em AMD mais se quiser fx8--- aí você tem que investir bem na placa mãe se quiser overclock, ou pegando uma vga mais modesta ou da Radeon que é mais barata, seria até melhor você dizer quanto vai gastar para dá uma resposta mais direta...  

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!