Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Problemas em C


agripino

Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Eu to com dois probleminhas em C pra serem resolvidos, mas realmente não sei nem por onde começar, gostaria de saber se alguém aqui pode me dar uma mãozinha.

 

Problema 1: Sabendo que uma forma de se calcular integrais é pelo método da regra do trapézio, em que se separa a área abaixo do gráfico da função em vários trapézios e soma-se a área deles, faça um programa que calcule a integral definida (de 0 a 1) de e^-x²*cos(7x)dx por meio desse método, em que o número de trapézios que deve ser dividida no gráfico é o número que deve ser entrado pelo usuário, até que seja fornecido um valor menor que 1.

 

OBS: Use math.h

 

 

Problema 2: Elabore um programa que peça ao usuário para fornecer um número inteiro e que a saída seja também um numero inteiro, porém com os dígitos invertidos. Por exemplo, caso usuário entre com 1234, a saída será 4321; se ele entra -12, sairá -21.

 

 

PS: To anexando um arquivo com as questões, caso a explicação tenha sido falha.

 

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que tá, se eu tivesse algum código, pelo menos um começo, eu não estaria aqui. Se alguém puder me dizer pelo menos ql o caminho, de maneira breve, uma ideia, uma logica pra me dar um impulso inicial. Não to pedindo ngm pra fazer 'meu dever de casa', apenas que digam algo do tipo "poe um FOR ali, um IF aqui e o resto você já pode seguir fazendo" ou "dá pra resolver usando ponteiros; da pra resolver usando matriz..." nos pontos principais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a integral o jeito mais fácil é você desenhar um gráfico da função, e dividir o intervalo de 0 a 1 em N partes (N será o número de trapézios digitado pelo usuário) e desenhar os trapézios sob a curva, aí vai ficar mais fácil visualizar o que você tem que fazer... Tipo isto:

 

trapezio_composto-e1303191037534.jpg

Onde a seria o início do intervalo (no seu caso 0), e b o fim do intervalo (no seu caso 1).

Aí é só calcular a área de cada trapézio, e somar as área pra obter a integral.

 

 

Quanto a inverter o número tem mais de uma maneira de fazer, mas como ele quer que o número seja inteiro vamos assumir que seja obrigatório armazenar o número digitado como um inteiro, aí uma maneira, dentro de um loop, usar o resto da divisão inteira por 10 para obter o último número, aí fazer divisão inteira por 10 pra eliminar o último número do número original, e a cada loop o número é armazenado numa variável que foi iniciada com valor zero e armazena o valor dela vezes 10 mais o número obtido pelo resto da divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!