Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sem saída!


P10

Posts recomendados

Gente depois de uma confusão aqui com meu gabinete K350 (não recomendo nem um pouco para configurações High-end, por experiência própria), fiz umas mudanças do projeto e cheguei nisso:

 

Possuo: H60, 2 fan Cougar Turbine e um fan que vem com o gabinete.

 

Lugares para os fans: Frontal, inferior, lateral e traseira. 

 

[ESSA PARTE NÃO DA PRA MUDAR] O fan do H60 na parte traseira trabalhando em modo de exaustão.

 

Estava pensando em colocar o frontal e o inferior como ventilação, usando os dois Cougar Turbine. (creio que essa parte não tem mudança também)

 

A parte superior do gabinete possui furos para sair o ar, mas não é possível instalar o fan lá (por diversos problemas).

 

-> Será que o outro fan, eu coloco na lateral, mas invés de ventilar, em modo de exaustão? (para ficar 2 entrando e 2 saindo)

-> A placa de vídeo 'sofreria' com isso?

 

Por favor ajudem! Obrigado!

Bom final de semana para todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloque sempre a forma balanceada e observe as regras da fisica..

 

 

por esse aspecto, o cooler frontal e inferior ficam puxando ar frio pra dentro do gabinete como você já disse, e o que fica sobrando e você nao sabe onde por, pode colocar lateralmente tb de forma q tire o ar, assim ficam equilibradas as correntes de ar, 2 tirando - e 2 colocando ar dentro.. como a tendencia do ar quente é subir, então bote ele na altura da placa de video ou pouco acima, ajudará a eliminar o calor

 

 

agora outra boa finalidade q você poderia dar a esse cooler q você nao sabe o que fazer é colocar ele no h60 e fazer um push-pull, ou seja ambos trabalhando no mesmo sentido e com a mesma funcao, de exaustao.. melhora consideravelmente o desempenho do watercooler. faca um teste caso tenha curiosidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora outra boa finalidade q você poderia dar a esse cooler q você nao sabe o que fazer é colocar ele no h60 e fazer um push-pull, ou seja ambos trabalhando no mesmo sentido e com a mesma funcao, de exaustao.. melhora consideravelmente o desempenho do watercooler. faca um teste caso tenha curiosidade

 

Então Rodrigo, fazer o push-pull era minha primeira ideia, mas acabou dando errado. O parafuso necessário para eu fazer encaixar o segundo fan, eu não tenho, hoje saí em busca dele pela cidade toda e não achei. 

 

 

coloque sempre a forma balanceada e observe as regras da fisica..

 

 

por esse aspecto, o cooler frontal e inferior ficam puxando ar frio pra dentro do gabinete como você já disse, e o que fica sobrando e você nao sabe onde por, pode colocar lateralmente tb de forma q tire o ar, assim ficam equilibradas as correntes de ar, 2 tirando - e 2 colocando ar dentro.. como a tendencia do ar quente é subir, então bote ele na altura da placa de video ou pouco acima, ajudará a eliminar o calor

 

Meu medo de colocar o exaustor na lateral, é dele impedir a passagem de ar frio para os outros componentes, já que ele estará no meio do processo, e não no final. O que acha? (Ele estará um pouquinho a baixo da meia altura, pegando em grande maioria a placa de video)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não me preocuparia tanto com as fans extras em  uma configuração simples com apenas uma placa de vídeo.
 
Para colocar 2 fans em push-pull no H60 você até pode tentar usar 2 parafusos de cada lado, porém não creio que vá valer a pena fazer isso em se tratando de um processador sem o K.
 

Meu medo de colocar o exaustor na lateral, é dele impedir a passagem de ar frio para os outros componentes, já que ele estará no meio do processo, e não no final. O que acha? (Ele estará um pouquinho a baixo da meia altura, pegando em grande maioria a placa de video)

 

Essa fan do painel lateral beneficiaria mais a placa de vídeo injetando mais ar frio ou ajudando na exaustão do ar aquecido.
Existem placas que espalham parte do ar aquecido dentro do gabinete e no caso a fan como exaustão de ar não deixaria de ser também uma boa possibilidade.
 
Uma opção que você pode pensar seria moldar uma fan logo abaixo da baia dos drives de 5 1/4 usando zip ties.
Creio que pelo seu posicionamento beneficiaria melhor outros componentes da placa mãe e até o H60.
 
Sinceramente eu não me preocuparia muito com essa fan também e apenas sugeri isso mais pela preocupação que você tem com relação aos outros componentes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou assim:

 

post-712242-0-27467500-1399246188_thumb.

 

Conclusão: Não recomendo esse gabinete para configurações mais pesadas. Tem uns cabos ai que tive que deixar na frente porque não fechava atrás.

 

 

Uma pergunta: Eu na BIOS, sem fazer nada, a temperatura no processador estava 36ºC, é muito ou está bom?

 

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei também esse gabinete apertado.

 

As temperaturas em idle dentro dos 40C podem ser consideradas normais.

O mais importante seria considerar as temperaturas em load.

 

Se quiser, você pode fazer um teste de stress do processador usando programas como o Prime95.

Como você está usando o H60 esse teste não deverá ser problema para ele.

 

Com relação a fan lateral use assim por algum tempo e monitore de vez em quando.

Eu pessoalmente aproveitaria para inverter o fluxo de ar da fan quando fosse fazer alguma manutenção ou limpeza do gabinete.

 

Daí monitoraria as temperaturas por algum tempo e compararia com os resultados vistos anteriormente.

 

Se quiser, esse utilitário aqui permite monitorar as temperaturas dos cores, placa de vídeo e disco rígido. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estava insatisfeito com o tamanho do gabinete e, consequentemente, com a refrigeração dele, que acabei comprando outro gabinete (Xpredator X1) + 1 fan + pasta térmica MX-4.


 


Muito melhor o gabinete, não tive problemas para parafusar a placa mãe, tão pouco com o espaço para os fans.


 


Acabou que ficou assim o fluxo de ar:


 


Ventilação: 84 CFM (frontal) + 83 CFM (lateral inferior) + 54 CFM (H60) (traseira) = 221 CFM


Exaustão: 84 CFM (lateral superior) + 60 CFM (superior) + 60 CFM (superior) = 204 CFM


 


Eu rodei um teste com o Prime95, e monitorei as temperaturas com o 'SpeedFan' e "Asus Performance and Power Saving Utilities"


 


Resultados:


 


20~30 minutos rodando Prime95 e sem fazer nada no computador, o programa da Asus marcava 44ºC (CPU), e pelo 'SpeedFan', as temperaturas dos 4 cores ficavam entre 49ºC e 54ºC.


 


40 minutos rodando Prime95 e sem fazer nada no computador:


 


post-712242-0-25878500-1399703743_thumb.


 


1 hora rodando Prime95 e mexendo na internet (escrevendo essa resposta):


 


post-712242-0-34552200-1399703758_thumb.


 


Não sei se esses programas são bons para esse monitoramento, mas com base neles, e na suas experiências, o que acham?


 


Obrigado! Abração


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se esses programas são bons para esse monitoramento, mas com base neles, e na suas experiências, o que acham?

 

Confie nas temperaturas dos cores do processador, especialmente se quiser fazer over.
 
Eu tenho placa mãe da Asus e o sensor não mostra a temperatura dos cores.
Essa temperatura em teste de stress pode chegar a ser pelo menos uns 10C menor do que a temperatura dos cores.

 

Acabou que ficou assim o fluxo de ar:

 

Ventilação: 84 CFM (frontal) + 83 CFM (lateral inferior) + 54 CFM (H60) (traseira) = 221 CFM

Exaustão: 84 CFM (lateral superior) + 60 CFM (superior) + 60 CFM (superior) = 204 CFM

 

Eu não me preocuparia tanto com os números especificados, pois cada fabricante usa sua própria metodologia e equipamentos para especificação de suas fans.
 
Creio que tem pessoas que podem achar pouco 54 CFM para a fan de 2000 rpm do H60.
No entanto sei que empresas como a Corsair não costumam inflar os números das especificações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!