Ir ao conteúdo

HD de DESKTOP em Notebook

peepapp

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Então, o HD do Notebook da minha irmã parou de funcionar e tenho aqui um HD 3.5, de desktop. O que eu queria saber é se da para ligar ele no notebook. Já adiantando, eu sei que praticamente perderia a mobilidade, mas o note dela fica só na mesa então não é problema.

Estava pensando em fazer esse esquema:

Pegar um cabo SATA e em um dos lados cortar ele e adaptá-lo à entrada do notebook (no caso, pelo que vi, o cabo tem aquela "descida" no lado contrario). Ai ligaria direto o HD 3.5 no Notebook.
E pegaria um cabo de energia do sata (http://isuba.s8.com.br/produtos/01/00/item/6861/8/6861878g1.jpg) e ligaria em uma fonte externa de 12v.

Isso funcionaria?

ps. Sei que existem adaptadores para ligar ele via USB mas se der pra ligar assim seria melhor por causa da velocidade, caso não dê para ligar dessa maneira usarei via USB.

Obrigado,

Abraços.

Postado

Opa, beleza sim!

Cara, acho que o que você quer fazer não vale a pena pois:

1 - Hds não foram feitos para trabalhar em cima de mesas e sem proteção, suscetíveis à qualquer fator, inclusive o fator CRIANÇA.

2 - No menor dano, quando em funcionamento, o HD vai ir pro saco. Eles geralmente vão, não vale a pena arriscar um HD, mesmo que velho, à morte.

3 - O computador terá de ser realmente totalmente imóvel, pois uma desconexão repentida vai causar um travamento do sistema.

4 - Fonte externa? Nãão.. você teria que ainda causar um curto permanente entre o fio verde e preto no conector ATX para a fonte ligar, apenas para alimentar o HD. Perigoso, e.. perigoso de novo.

A minha sugestão é que você compre um case USB 3.0 e coloque o HD nele, dando boot pela USB. Você citou a perda de velocidade entre USB e SATA, está correto, porém, se o notebook dela possuir porta USB 3.0, e aceitar boot por ela, como o meu notebook, na prática você vai ter um HD com o mesmo desempenho do que ligado direto à placa mãe, mesmo sendo SATA III.

Tenho Windows 8 rodando através de um case Seagate 3.0, e o os benchmarks de disco são idênticos aos que eram quando eu usava o HD plugado na porta SATA, antes de comprar um SSD.

abraço

Postado

Opa, obrigado pelas respostas, me fez repensar tudo e tinha esquecido do fato que ele ficaria "ao ar livre", realmente não tem como.

Agora uma pergunta, só para ter conhecimento, um HD 7200 rpm teria melhor performance do que um HD 5400 rpm (ambos na case com USB 2.0, pois o note dela não tem 3.0)? Ou por ser USB a diferença de rpm seria mero dado?

Abraços.

Opa, beleza sim!

Cara, acho que o que você quer fazer não vale a pena pois:

1 - Hds não foram feitos para trabalhar em cima de mesas e sem proteção, suscetíveis à qualquer fator, inclusive o fator CRIANÇA.

2 - No menor dano, quando em funcionamento, o HD vai ir pro saco. Eles geralmente vão, não vale a pena arriscar um HD, mesmo que velho, à morte.

3 - O computador terá de ser realmente totalmente imóvel, pois uma desconexão repentida vai causar um travamento do sistema.

4 - Fonte externa? Nãão.. você teria que ainda causar um curto permanente entre o fio verde e preto no conector ATX para a fonte ligar, apenas para alimentar o HD. Perigoso, e.. perigoso de novo.

A minha sugestão é que você compre um case USB 3.0 e coloque o HD nele, dando boot pela USB. Você citou a perda de velocidade entre USB e SATA, está correto, porém, se o notebook dela possuir porta USB 3.0, e aceitar boot por ela, como o meu notebook, na prática você vai ter um HD com o mesmo desempenho do que ligado direto à placa mãe, mesmo sendo SATA III.

Tenho Windows 8 rodando através de um case Seagate 3.0, e o os benchmarks de disco são idênticos aos que eram quando eu usava o HD plugado na porta SATA, antes de comprar um SSD.

abraço

Postado

Opa, obrigado pelas respostas, me fez repensar tudo e tinha esquecido do fato que ele ficaria "ao ar livre", realmente não tem como.

Agora uma pergunta, só para ter conhecimento, um HD 7200 rpm teria melhor performance do que um HD 5400 rpm (ambos na case com USB 2.0, pois o note dela não tem 3.0)? Ou por ser USB a diferença de rpm seria mero dado?

Abraços.

Sim, seria apenas um número.

Um Hd 7200 tem um desempenho melhor à um de 5400, porém, plugados em USB 2.0, a queda de desempenho em relação à SATA é tamanha (em ambos), que na prática, eles se tornam iguais, se plugados na USB 2.0.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!