Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sleepwalking

windows xp não re-instala

Recommended Posts

bom dia. é o meu 1º post aqui no fórum.

estou com um problema sério.
o meu PC estava cada vez pior, mais lento, o rato ficava desgovernado cada vez que abria o navegador (Firefox) ou mesmo outras coisas, como o CCleaner e isto mesmo depois de ter limpado malwares e virus também.
é um problema que se vem arrastando há muitos meses e já não sei como resolver.
então resolvi fazer o que sempre faço: actualizar o windows xp com uma re-instalação (actualização) que normalmente resolve o assunto temporariamente. a instalação começou mais lenta que o habitual, mas tudo corria bem.
só que a meio apareceu, como sempre, um aviso a dizer que o ficheiro SISBase.dll do Silicon Integrated Systems era necessário para continuar a instalação. até aqui tudo bem, porque isto aparece sempre que re-instalo (actualizo) o windows. tudo o que tenho que fazer para continuar é carregar no botão cancelar por baixo de OK. 
às vezes o rato deixa de funcionar, mas aí só tenho que utilizar a tecla TAB para descer até ao "cancelar" e depois dar ENTER.
só que o problema é que, agora, quando chega a esta fase do PC pedir o tal ficheiro, TUDO deixa de funcionar.
o rato não funciona e as teclas TAMBÉM não. e já reiniciei muitas vezes, mas acontece sempre o mesmo.
o rato mexe normalmente, mas quando o PC pede o SISBase.dll numa caixinha cinzenta, o rato deixa de funcionar e as teclas também. o que faço??

nota: podia ser de alguma PEN ou dispositivo que tivesse nalguma entrada USB, já me aconteceu isso noutras vezes. mas desta vez, nem isso. não tenho nada ligado ao PC.

o modo de segurança também não funciona, porque carrego F8 e aparecem aquelas opções todas, mas o teclado simplesmente não mexe, não consigo seleccionar a opção "iniciar no modo de segurança".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia @sleepwalking,

Primeiramente, gostaria de aconcelha-lo a migrar do windows xp para uma versão mais atualizada ou quem sabe alguma distro linux.

o meu PC estava cada vez pior, mais lento, o rato ficava desgovernado cada vez que abria o navegador (Firefox) ou mesmo outras coisas, como o CCleaner e isto mesmo depois de ter limpado malwares e virus também.

Quais programas você utilizou para efetuar o scan/remoção de malwares?

Tente verificar se o drive desses equipamentos estão atualizados (sugestão: http://www.baixaki.com.br/download/driver-genius-professional.htm)

Att.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, é assim, o windows xp foi descontinuado. Já não fazem atualizações para o windows xp contra virus e malwares, portanto aconselho a formatar o pc com uma das seguintes versões: Windows vista, Windows 7 ou windows 8/8.1. Aconselho mais o windows 7 pois é leve . Pode colocar as especificações do seu computador aqui? Disco, memória, grafica, processador, etc.... Quanto ao teclado nao funcionar, faça um reset a Bios, depois de fazer o reset na bios entre nela e va a chipset config e ative o teclado e rato usb . Pode variar de board para board, por isso é que preciso que coloque aqui as especificações do seu computador, inclusive a marca e modelo da sua motherboard

Compartilhar este post

Link para o post

mas quando eu disse "actualizado" é uma forma de dizer. eu quis dizer que meto o CD do windows XP para re-instalar por cima e normalmente o problema do "hijack", lentidão e rato desgovernado desaparece, ao menos por uns dias e às vezes semanas.  

não é para "actualizar", mas para refrescar.

quanto a formatar, não posso fazer isso porque tenho muitos dados que não quero perder.

e a instalação ficou interrompida a meio e agora sempre que reinicio o PC não passa disso. leva-me de volta ao sítio onde a instalação parou e não sai daí. não posso fazer nada, nem formatar nem aceder ao windows nem nada. por isso é que preciso de ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
já liguei o disco noutro computador, mas nada feito. nem sequer me leva à instalação interrompida a meio.

agora inicia e pouco depois aparece um erro com a mensagem:

"o windows não pôde ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:

system32\drivers\ntfs.sys"

li umas coisas e experimentei pôr o CD de instalação do Windows na drive do outro computador, mas nada feito.

carrego no botão "r" que é indicado, mas o máximo que aparece é:  "boot from ATAPI cd rom" e segunoos depois "failure"

depois reinicia e volta tudo ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

já disse que não posso fazer isso, tenho muita coisa e não quero perder.

e depois mesmo que pudesse, não sei fazer isso do formate.

Compartilhar este post

Link para o post

aproveite para meter o disco noutro computador, iniciar com os dois discos o seu que tem a instalação interrompida  e o do computador que usou para testar. Inicie o sistema operativo do computador que usou para testar o disco e quando iniciar aceda ao disco que tenm a instalação interrompida e copie os ficheiros a guarda e formate o disco no outro pc

Compartilhar este post

Link para o post

estou com outro problema grave, mas como não queria fazer um novo tópico sobre isso aqui vai.

como eu disse,  segui o conselho do Devil e liguei o disco noutro computador. não só recuperei os dados (backup) como ainda recuperei o disco sem ter formatado realmente.  ele começou a funcionar perfeitamente noutro CPU, e os dados continuavam lá como sempre.

mas o problema é que após ter ligado o disco no computador original, ele reinicia e depois dá uma tela azul muito rápida que nem dá para ler nada (é uma fracção de segundo) e depois reinicia outra vez.

pensei que podia ser o cabo flat errado ou qualquer outra coisa, mas já experimentei de várias maneiras e não consigo iniciar o windows.  como disse, reinicia, faz tela azul muito rápida e depois reinicia de novo. não passa daqui.

tentei dar boot pelo cd e formatar outra vez, mas não consigo. e agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente aquecimento de algum componente como o processador, tente limpar bem trocar a massa termica do processador, tirar os pentes de memoria ram limpar com borracha branca e depois tirar as aparas de borracha e colocar um a um a ver o que dá, se colocar um e der tela azul, retire esse e meta o outro a ver se dá tela azul, se não der é porque o pente está com problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

nada feito. tirei o cooler do processador, limpei, passei por àgua, comprei massa térmica e passei no processador, limpei bem, depois meti tudo como estava, liguei mas não passa do iniciar, tela azul muito rápida (fracção de segundo) e reiniciar outra vez. não passa disto. os pentes também estão limpos, aliás, já outro dia os tinha limpado e passado uma borracha, mas nada feito.

e atenção que acontece isso com dois discos, não é só com um disco. então o problema deve ser do cpu.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem placa grafica? pode ser problema da placa grafica offboard, de preferência teste noutro computador. Tambem pode ser problema de setores defeituosos no disco rigido, tente fazer um scan com o hd sentinel no outro pc com windows. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais