Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questões sobre memória e processador


Ir à solução Resolvido por Paulo Edson,

Posts recomendados

Boa tarde caros colegas do Clube do Hardware. Estou tentando resolver uma prova de TI e eis que me surge duas questões que não faço ideia da resposta. E em minhas pesquisas também não obtive sucesso em achar uma resposta.
Alguém aqui saberia resolver e pode me dar uma ajuda? Obrigado regular_smile.gif

 

8S2bl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, vamos com calma:

Capacidade em bytes:  Tamanho da palavra * Numero de Enderecos
 

 

Tamanho da palavra de memoria: 5 algarismos hexadecimais, ou seja 5 nibbles, 2.5 bytes por endereços!

 

Lembrando que 1byte = 2 nibbles.

Numero de endereços:  Maior valor 0xFFFF, 65535 , menor endereço = 0 .`. 65536 endereços,

 

logo : 65536 * 2.5 = 163840 bytes, portanto 160KB,  alternativa C (questao 31).


A questao 32 está mal elaborada, o correto seria perguntar o numero máximo de estados corretos que esse decodificador poderia representara que são 64, assim a alternativa correta é  a B.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx,

 

 

 

Felipe,não seria 65535 pois será de 0 a 65535 = 16 bits(0xFFFF),65536 seria 17 bits(0x10000)?

 

Em termos de representação de endereços você está certissimo, não posso representar 65536 em 16bits, porém veja que na resolução eu me refiro em quantidade de endereços, veja que nao posso representar 65536 em 16bits mas em 16bits posso representar 65536 valores diferentes (lembrese que o valor 0x0000 tambem entra na conta). Portanto a quantidade de endereços que possuo será esse valor, que multiplicado pela quantidade de bytes que consigo armazenar em cada posição irá me fornecer o valor da capacidade total em bytes.\

 

Espero ter esclarecido.

Abs,

Felipe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!