Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estufa Automatizada com 8051


Matheus Freire

Posts recomendados

Fala galera, estou querendo fazer um estufa automatizada no meu tcc utilizando de sensores de temperatura, luminosidade e umidade. Só que o problema é que não sou uma pessoa leiga com  o 8051 e não sei como fazer para fazer a programação no caso dos três sensores.  Exemplo : Como fazer parar acionar um led quando a temperatura chegar a X° ? 

Aguardo respostas! Obrigado . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus Freire

 

 Não sei bem qual microcontrolador você vai usar (pois existem vários da família 8051 ), vai programar em que linguagem, assembly? C? Basic?

Quais os modelos desses sensores, o LM35 mede temperatura, o DHT11 mede temperatura e umidade, e para medir a luminosidade, pode usar um LDR, mas vai precisar montar uma tabelinha para relacionar a tensão no divisor resistivo do LDR com os dados de um luxímetro (medidor de fluxo luminoso).

Para podermos começar precisamos dos dados acima....OK?

 

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que o problema é que não sou uma pessoa leiga com  o 8051 e não sei como fazer para fazer a programação no caso dos três sensores.

 

@Matheus Freire

 

Fiquei em dúvida sobre a afirmação acima. Você é leigo nesse assunto ou não?

 

Sem querer desestimular, mas fazer um TCC sobre programação, sem saber programar, vai ser difícil.

 

Para quando seria esse TCC? Agora para Julho?

 

Sugiro pegar algum assunto que tenha mais facilidade ou então, se tiver tempo, aprenda e muito sobre esse que deseja fazer.

 

Já vi diversos TCC de pessoas que não sabem NADA de eletrônica e tentam fazer algo. Só sai trabalho copiado de algum lugar e na maioria das vezes medíocres.

 

No mais, te ajudaremos no que pudermos. Mas não espere nada pronto.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus Freire

 

 Não sei bem qual microcontrolador você vai usar (pois existem vários da família 8051 ), vai programar em que linguagem, assembly? C? Basic?

Quais os modelos desses sensores, o LM35 mede temperatura, o DHT11 mede temperatura e umidade, e para medir a luminosidade, pode usar um LDR, mas vai precisar montar uma tabelinha para relacionar a tensão no divisor resistivo do LDR com os dados de um luxímetro (medidor de fluxo luminoso).

Para podermos começar precisamos dos dados acima....OK?

 

Grato Luiz Gustavo.

 

Na questão do sensor de temperatura já consegui dar uma adiantada.. vou usar o LM35 mesmo pois é o mais ''fácil'' de ser utilizado digamos assim.. Agora na questão do LDR, não tinha pensado em fazer essa tabela.. e vou programar em linguagem C! Obrigado pela dica. 

@Matheus Freire

 

Fiquei em dúvida sobre a afirmação acima. Você é leigo nesse assunto ou não?

 

Sem querer desestimular, mas fazer um TCC sobre programação, sem saber programar, vai ser difícil.

 

Para quando seria esse TCC? Agora para Julho?

 

Sugiro pegar algum assunto que tenha mais facilidade ou então, se tiver tempo, aprenda e muito sobre esse que deseja fazer.

 

Já vi diversos TCC de pessoas que não sabem NADA de eletrônica e tentam fazer algo. Só sai trabalho copiado de algum lugar e na maioria das vezes medíocres.

 

No mais, te ajudaremos no que pudermos. Mas não espere nada pronto.

 

Falou

Olha cara.. Na verdade eu sei o básico do básico sobre programação.. Linguagem C. 

O tcc é para dezembro, andei conversando com alguns professores e eles indicaram alguns sensores p/ serem utilizados. Porém é como você disse, existem muitos trabalhos que as pessoas copiam, e nem se esforçam para fazer. Andei pesquisando e não achei nenhum trabalho sobre estufa utilizando do 8051, e utilizando do PIC ou arduino.

Só queria saber por onde começar nas programações, pois procurei em vários livros e não achei nada relacionado a sensores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra vez...

@Matheus Freire,

Explique como voce pretende fazer um TCC , sem ter ao menos feito um programa no 8051 que leia uma entrada analógica, e que consiga ao menos conversar com um sensor em modo digital !

Vai ter de sentar na bancada do laboratório, montar alguns circuitos básicos, escrever alguns programas, e caso encontre dificuldades, poste aqui o circuito que voce está utilizando e o programa que você escreveu, para que possa ser ajudado.

Sensores são periféricos, voce tem de escolher quais voce vai usar, em seguida baixar o datasheet deles, e a partir daí vai escrever o seu programa para poder se comunicar com eles. Alguns serão analógicos , outros serão I2C, outros podem ter uma comunicação não-ortodoxa, enfim, será um aprendizado excelente para voce.

Primeiro, faça alguns programas em C para aprender a lidar com o 8051, ler entradas digitais, acionar saídas, para se familiarizar. Assim vai ser bem mais fácil seu TCC.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!