Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogo com Mundo Aberto = Queda de Frames


Lost Byte
Ir à solução Resolvido por Juninho do PC,

Posts recomendados

Reparei ultimamente que meu PC sempre que vai rodar um jogo de mundo aberto ou com um gigantesco mapa (EX: Crysis 3, Dead Island, TERA, Brutal Legend) os frames são muito irritantes, pois além de nunca se estabilizar, raramente passa dos 30fps por muito tempo. Quando em certos locais fechados, roda liso 60fps ou mais sem problemas. Já baixei os gráficos, desativei efeitos, mas os sintomas persistem. Call of Duty Ghosts foi o ultimo jogo pesado que eu testei e rodou liso com tudo no máximo.

Gostaria de saber os motivos que fazem essa diferença. Sei que jogos assim necessitam bastante requisitos rebustos, mesmo assim, queria uma solução sem ter que mudar peças ou desembolsar muito.

As configurações de meu PC são:

AMD FX6100 3.3ghz,

Asus M5A78L-M LX/BR

Cooler Hyper TX3 EVO

2x Corsair 4gb 1600mhz Vengeance

HD WD 1tb Green Caviar

Gravador DVD-RW Samsung

Corsair CX500 V2 Bronze

Sapphire Radeon HD7870 OC 2gb

Windows 7 Ultimate 64bits

Monitor Samsung 1366x768

 

Tenho grandes suspeitas que seja o processador junto com a mobo. E uma leve impressão que seja o HD, afinal, não sei se o carregamento de mapas ingame tem haver mais com o disco rígido ou a placa de video. Não apliquei também os patch para processadores Bulldozer, isso influenciaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa!!! Bom, vamos ver se posso ajudar.

Tem uns testes de alguns jogos desta placa ( https://www.youtube.com/watch?v=zPwF38p8G1M. ) e vemos que os jogos que mencionou (ou melhor, o jogo "Crysis" ), no Ultra com resolução de 1920x1080 teve realmente uma margem de 30 fps. A sua resolução é bem menor, mas não daria tantos frames a mais assim ( o que melhoraria seria a qualidade da imagem mesmo).

Sim, os testes ele fez com processadores da Intel da 4ª geração (i5 4670k e i7 4770k).

De fato, os processadores da intel dão alguns frames a mais que os processadores da AMD.

 

Embora a sua placa é muito boa (especialmente pelo custo e benefício) mas ela não é boa para trabalhar sozinha com esses tipos de jogos.

O ideal mesmo para esta geração de jogos, é você fazer um Crossfire desta placa. Com duas é outra coisa.

 

Mas o que você poderia fazer hoje para melhorar? Eu acho estranho entre aspas sobre este desempenho.

Mas já tentou melhorar a refrigeração do seu gabinete?
Especialmente se a sua placa for "aberta" e não fechada (como a GTX 780 da evga por exemplo). A atenção sobre a refrigeração é maior ainda.

Não compre fans pela aparência ou leds, mas se usa de 12 cm, procure fans de pelo menos 1400 de rpm. Tem da corsain de 1650 rpm (deste tamanho é difícil achar mais do que isso. Se for de 8 cm, tem mais de 2000 rpm. Lembrando que o ar tem que entrar pela frente e sair na parte de trás. Se usa gabinete com fans no topo, o ar precisa sair por ele também, porque o ar quente sobe.

Sabemos que quanto melhor a refrigeração, melhor o desempenho da placa de vídeo né (ou pelo menos é o que dizem)

Realmente não sei se isso vai resolver, mas é a opção mais barata pra se fazer hoje, acho que é isso que procura né.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

abraço amigo!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pois é, provavelmente deve ser o processador mesmo. O complicado do overclock é que se a placa mãe não suportar, vai ter que comprar outra placa mãe, as vezes trocar a fonte de alimentação por uma mais potente, um CPU cooler melhor. Talvez se comprar um processador AMD FX 6350 seja a melhor opção né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Nossa!!! Bom, vamos ver se posso ajudar.

Tem uns testes de alguns jogos desta placa ( https://www.youtube.com/watch?v=zPwF38p8G1M. ) e vemos que os jogos que mencionou (ou melhor, o jogo "Crysis" ), no Ultra com resolução de 1920x1080 teve realmente uma margem de 30 fps. A sua resolução é bem menor, mas não daria tantos frames a mais assim ( o que melhoraria seria a qualidade da imagem mesmo).

Sim, os testes ele fez com processadores da Intel da 4ª geração (i5 4670k e i7 4770k).

De fato, os processadores da intel dão alguns frames a mais que os processadores da AMD.

 

Embora a sua placa é muito boa (especialmente pelo custo e benefício) mas ela não é boa para trabalhar sozinha com esses tipos de jogos.

O ideal mesmo para esta geração de jogos, é você fazer um Crossfire desta placa. Com duas é outra coisa.

 

Mas o que você poderia fazer hoje para melhorar? Eu acho estranho entre aspas sobre este desempenho.

Mas já tentou melhorar a refrigeração do seu gabinete?

Especialmente se a sua placa for "aberta" e não fechada (como a GTX 780 da evga por exemplo). A atenção sobre a refrigeração é maior ainda.

Não compre fans pela aparência ou leds, mas se usa de 12 cm, procure fans de pelo menos 1400 de rpm. Tem da corsain de 1650 rpm (deste tamanho é difícil achar mais do que isso. Se for de 8 cm, tem mais de 2000 rpm. Lembrando que o ar tem que entrar pela frente e sair na parte de trás. Se usa gabinete com fans no topo, o ar precisa sair por ele também, porque o ar quente sobe.

Sabemos que quanto melhor a refrigeração, melhor o desempenho da placa de vídeo né (ou pelo menos é o que dizem)

Realmente não sei se isso vai resolver, mas é a opção mais barata pra se fazer hoje, acho que é isso que procura né.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

abraço amigo!  

 

Desculpe pela demora.

Bom, tentei refrigerar melhor o gabinete, coloquei 2 fan de 12cm, um na lateral e outro na frente puxando o ar para dentro, sendo que já havia 1 na traseira puxando pra fora. O processador reduziu e muito a temperatura, mas em questão da placa de vídeo não fiz nada para refrigera-la, sendo que ela ser aberta.

Depois formatei o PC e atualizei o windows, drivers... Mas no final, continuou a mesma coisa. hahahaha

Porém agora não tenho mais preocupações com aquecimento em geral. :P

Eu acho que é o processador, não dá conta e está segurando o desempenho da 7870 (que é muito boa).

A solução é fazer um overclock nele, mas aí tem que ver se a placa-mãe vai permitir isso.

 

 

Pois é, provavelmente deve ser o processador mesmo. O complicado do overclock é que se a placa mãe não suportar, vai ter que comprar outra placa mãe, as vezes trocar a fonte de alimentação por uma mais potente, um CPU cooler melhor. Talvez se comprar um processador AMD FX 6350 seja a melhor opção né.

 

Após procurar bastante na net, e ler suas respostas, também cheguei a conclusão que é o processador a causa principal. Na época comprei o FX6100 pois era 6 núcleos e tal, preço bom (realmente bom em vista dois outros), e achava que os contras que diziam era apenas frescura. Hoje tenho a prova que eu estava errado! Mas não posso dizer também que esse processador seja ruim, ele é bom sim, no entanto não é potente para rodar certos jogos.

 

Infelizmente a placa-mãe não suporta overclock, senão até me arriscaria a fazer algum. E não vou comprar outra mobo.

Vale mais a pena continuar com essas peças, juntar uma boa grana e investir em um i5/i7 futuramente.

Muito obrigado por suas respostas. :D

Espero poder retribuir algum dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...