Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDE SATA?


missaka

Posts recomendados

Galera, estou me confundindo numa coisa.

Um HD IDE, é chamado de IDE por ter o circuito controlador embutido no próprio HD correto?

Um HD IDE ATA utiliza um padrão de conexão ATA para se comunicar com a placa mãe correto?

Minha confusão é a seguinte: um hd sata não seria simplesmente um HD IDE com uma conexão SATA enquanto os mais antigos eram HDs IDE pata, uma vez que ambos possuem o circuito controlador no próprio hd?

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou me confundindo numa coisa.

Um HD IDE, é chamado de IDE por ter o circuito controlador embutido no próprio HD correto?

Um HD IDE ATA utiliza um padrão de conexão ATA para se comunicar com a placa mãe correto?

Minha confusão é a seguinte: um hd sata não seria simplesmente um HD IDE com uma conexão SATA enquanto os mais antigos eram HDs IDE pata, uma vez que ambos possuem o circuito controlador no próprio hd?

valeu.

 

 

Todos os drives de HD possuem um circuito controlador interno (placa lógica).

 

O padrão de cabos IDE (Integrated Drive Electronics) é muito antigo e praticamente não mais utilizado.

 

O HD com padrão Parallel ATA (PATA ou simplesmente ATA) é conectado por um cabo flat de 40 ou, de preferência, 80 vias.

 

O padrão SATA (Serial ATA) é conectado somente por um cabo igual a esse http://edweb.tusd.k12.az.us/sandre/computers/sata.jpg e sendo padrão mais moderno possui taxas de transferência superiores ao padrão PATA, sendo que as tecnologias são diferentes.

 

Espero ter ajudado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os HD mais antigos não possuíam o circuito controlador no próprio disco não?

Esse circuito passou a existir no HD com o surgimento do HD IDE, sendo assim, um HD com conexão SATA que também possua um circuito controlador não seria também um HD IDE?

Por exemplo, citando uma fonte não muito confiável (wiki, heheheh) :

"O termo Integrated Drive Electronics (IDE) refere-se não somente à definição do conector e interface, mas também ao fato do controlador estar integrado na drive, não estando separado na/ou ligado à placa-mãe."

Sendo assim, tecnicamente um IDE SATA estaria errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os HD mais antigos não possuíam o circuito controlador no próprio disco não?

Esse circuito passou a existir no HD com o surgimento do HD IDE, sendo assim, um HD com conexão SATA que também possua um circuito controlador não seria também um HD IDE?

Por exemplo, citando uma fonte não muito confiável (wiki, heheheh) :

"O termo Integrated Drive Electronics (IDE) refere-se não somente à definição do conector e interface, mas também ao fato do controlador estar integrado na drive, não estando separado na/ou ligado à placa-mãe."

Sendo assim, tecnicamente um IDE SATA estaria errado?

 

 

Todos os HDs possuem o circuito controlador interno ,  independente de ser SATA ou IDE.... Alias o IDE é o mesmo que o PATA.. A  placa mãe também possui o controlador,  mas esse é "diferente"... porque é ele quem liga( interage) o HD com o CPU e da maquina  ... Como o IDE e o SATA são padões incomativeis entre si, os fabricantes de placa mães criaram  um sistema de "compatibilidade " chamado "SATA em modo IDE" ,onde o controlador da placa mãe "engana" o S.O fazendo - o pensar que o HD sata é um HD IDE  , assim eliminado as possiveis incompatibilidades e necessidade de instalação de drivers expecificos em um S.O um pouco mais antigo... Por exemplo  windows Xp não aceita instalar HD satas no modo AHCI sem a instalação de drivers especificos durante o processo de instalação do windows... Ai que entra o modo compatibilidade ( SATA em modo IDE) que uma vez ativado, faz com que o S.O pense que esse HD é um IDE e isso elimina a necessidade de instalação de Drivers  externos durante o processo de instalação do S.O( o XP no exemplo) ... 

 

você precisa pesquisar sobre o assunto para poder entender as diferenças entre as duas inferfaces.....  Outro detalhe importante é que o IDE aceita até dois dispositivios por cabo enquanto o SATA só aceita um dispositivo por cabo...... 

 

Atualmente todos os HD novos são fabricados com a inteface SATA.... Duvido que encontre algum HD novo IDE....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas PATA não seria somente o padrão de conexão do disco IDE antigo? E SATA o padrão de conexão novo?

Desculpa estar sendo insistente. Não me entendam mal, heheheh.

É que realmente me confundiu o fato de classificarem um HD IDE como sendo diferente de um HD SATA (em relação à classificado eu digo, sei que em relação a desempenho existe diferença).

O que eu havia entendido era que um HD antigo usava o padrão PATA (ou mais antigamente chamado ATA) de conexão (cabo) e era IDE por possuir o controlador embutido. Sendo assim, um HD SATA também seria IDE por possuir o controlador embutido mas teria outra interface de conexão, a serial ATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas PATA não seria somente o padrão de conexão do disco IDE antigo? E SATA o padrão de conexão novo?

Desculpa estar sendo insistente. Não me entendam mal, heheheh.

É que realmente me confundiu o fato de classificarem um HD IDE como sendo diferente de um HD SATA (em relação à classificado eu digo, sei que em relação a desempenho existe diferença).

O que eu havia entendido era que um HD antigo usava o padrão PATA (ou mais antigamente chamado ATA) de conexão (cabo) e era IDE por possuir o controlador embutido. Sendo assim, um HD SATA também seria IDE por possuir o controlador embutido mas teria outra interface de conexão, a serial ATA.

 

Acontece é que antigamente, uns 20 anos atrás ,  muitas placas mães não tinham a controladora IDE onboard , então elas usavam placas offboard para isso.... Já o HD , até onde eu sei, mesmo os mais antigos ,de uns 25 anos atrás,  já possuia a controladora interna...  A controladora do HD serve para fazer o HD  funcionar, ela controla o movimento do braço de leitura,  a velocidade de giro do disco, etc informa a capacidade do HD, a localização dos clusters no disco, etc.....Por isso que todo HD tem uma...  Já a controladora da placa mãe é simplemente uma inferface que realiza a comunicação entre o HD e o Processador(CPU) do computador.. 

 

A principal diferença entre a IDE e a SATA é o tipo de barramento usado.... A IDE usa o barramento Paralelo , por isso é que alguns chamam ela de PATA, diferente Da SATA que usa um barramento Serial, muito pareceido com o da porta USB e o dos Slots PCI-Express...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os discos com tecnologia st-506 e ESDI não possuíam a interface controladora no próprio disco, por isso tinham um desempenho bem baixo, devido ao problema de ruído que ocorria no cabo que interligava o HD a sua interface controladora.

Para eliminar o ruído, a western digital incorporou a interface controladora a mesma placa dos circuitos de controle do mecanismo do HD, tornando assim o problema de ruído muito menor.

Essa tecnologia foi chamada de IDE (eletrônica de drive integrada) pois a controladora esta integrada ao próprio disco rígido.

Essas informações eu tirei do livro do G. Torres, e foi dela que surgiu minha dúvida.

Minha interpretação foi de que, tendo a interface controladora integrada, um HD, mesmo que utilize a conexão SATA, também seria IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IDE não é o tipo de cabo usado, é o modo em que a controladora que está na placa-mãe trabalha.

 

Os HDs com conexão PATA (aquele cabo paralelo de 80 vias) faziam uso da controladora no modo IDE.

Os HDs com conexão SATA nativamente trabalham no modo AHCI, o que faz com que recursos que o HD possui sejam de fato utilizados, como por exemplo o NCQ.

 

Lembrando que é possível utilizar HDs SATA em modo IDE (modo de operação da controladora), porém fazendo isto, alguns recursos (que na prática não demonstram muita diferença de desempenho) não funcionarão.

 

IDE ficou popular como sinônimo para PATA, mas isso não é verdade.

 

Acredito que seja isso, se eu estiver errado em algum momento, por favor me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IDE não é o tipo de cabo usado, é o modo em que a controladora que está na placa-mãe trabalha.

 

Os HDs com conexão PATA (aquele cabo paralelo de 80 vias) faziam uso da controladora no modo IDE.

Os HDs com conexão SATA nativamente trabalham no modo AHCI, o que faz com que recursos que o HD possui sejam de fato utilizados, como por exemplo o NCQ.

 

Lembrando que é possível utilizar HDs SATA em modo IDE (modo de operação da controladora), porém fazendo isto, alguns recursos (que na prática não demonstram muita diferença de desempenho) não funcionarão.

 

IDE ficou popular como sinônimo para PATA, mas isso não é verdade.

 

Acredito que seja isso, se eu estiver errado em algum momento, por favor me corrijam.

 

 

Quanto aos HD normais eu não sei dizer, mas no caso do SSD , existem uma diferença bem significativa entre o modo IDE e o AHCI,... Sendo uns 30% rápido no AHCI... Eu falo isso por experiencia própria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos HD normais eu não sei dizer, mas no caso do SSD , existem uma diferença bem significativa entre o modo IDE e o AHCI,... Sendo uns 30% rápido no AHCI... Eu falo isso por experiencia própria...

 

Esqueci de mencionar os SSDs, note que apenas falei dos HDs.

Sim, provavelmente os SSDs fazem uso bem mais intensivo das instruções do modo AHCI, tornando eles mais suscetíveis à diferença de desempenho.

Bem lembrado.

 

Será que existem testes em SSDs comparando os dois modos? Confesso que nunca procurei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar os SSDs, note que apenas falei dos HDs.

Sim, provavelmente os SSDs fazem uso bem mais intensivo das instruções do modo AHCI, tornando eles mais suscetíveis à diferença de desempenho.

Bem lembrado.

 

Será que existem testes em SSDs comparando os dois modos? Confesso que nunca procurei.

 

Nesse tópico tem um teste que eu fiz comparando a diferença entre o IDE e o AHCI no SSD... Na época quando eu fiz o teste , meu HD normal estava instalado no modo IDE, para não ter que instalar tudo de volta, eu clonei a partição do windows  para o SSD... Só que a bios do note estava bugada , sempre ficava travada no modo IDE independente da opção que era escolhida.. Mais tarde eu consegui resolver o problema como descrito nas postagens...

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/694828-guia-de-compra-comprando-ssds-unidades-de-estado-s%C3%B3lido/page-186?hl=%20sandisk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!