Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como colocar arquivos em setores específicos de um dispositivo de armazenamento?


Gabriel Biurrum

Posts recomendados

Bom dia pessoal, eu preciso colocar pequenos arquivos em determinados setores de um dispositivo de armazenamento. No meu caso quero fazer isso para um pendrive, mas acredito que o procedimento seja o mesmo para o disco rígido.

Tenho um pequeno programa que precisa ser executado antes do sistema operacional iniciar. Preciso dar um boot neste meu programa, mas pra isso preciso colocá-lo no primeiro setor do pendrive, para que o PC o encontre no momento do boot e o execute.

 

Se eu simplesmente formatar o dispositivo, e passar estes arquivos pra ele, não terei a garantia q estes estarão nos primeiros setores.

 

Alguém sabe como posso fazer este procedimento?

 

Desde já agradeço qualquer ajuda. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi bem... Você criou o programa e quer que ele seja iniciado por um boot via pendrive? Acho que você não precisa necessariamente coloca-lo no primeiro setor do pendrive. Bastaria ter a imagem ISO bootavel do programa e passa-lo para o pendrive e escolher o meio de boot.

Não sei se ajudei, heheheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se você fizer uma formatação completa , ele provavelmente vai escrever no começo , mas não me lembro , tenta dar uma pesquisa em livros de SO sobre isso , acho que dá para fazer isso em HDs via CMD , mas precisa saber Assembly se não me engano. Agora pelo que entendi você apenas precisa fazer o pendrive iniciar antes do HD , se for isso , é só selecionar na BIOS para iniciar USB antes de HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu programa inclui algum tipo de bootloader? inclui rotinas de acesso direto ao hardware? já que se ele for iniciado antes mesmo do sistema operacional ele terá que controlar o hardware do PC diretamente, pois não poderá contar com os drivers do sistema. ou mesmo com qualquer recurso do sistema... esse tipo de programa é chamado de "standalone" pois funciona independente de um sistema operacional...

 

Qual a finalidade do seu programa? caso deseje apenas inicia-lo junto com o Windows/Linux, mas antes do carregamento completo do sistema existem formas mais simples de fazer isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!