Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera queria fazer um sensor para quando bater palma a luz acender e quando bater de novo ela apagar, achei um circuito bem simples na net porém não estou sabendo onde ligar a lampada, eu devo substituir o led do esquema por um rele ?

post-598359-0-39178000-1401375175_thumb.

Aqui tem um video do circuito:

se a foto tiver ruim para ver aqui tem o esquema em pdf:

ESQUEMATICO_CLPSW.pdf

Postado

você deve   colocar  um transistor bc337  para acionar o relé  o coletor   do mesmo  já fica  ligado  na L  do relé  e  a base  nesta  saída q 1 na  duvida vai postando  e agente   vai  respondendo

Postado

você deve   colocar  um transistor bc337  para acionar o relé  o coletor   do mesmo  já fica  ligado  na L  do relé  e  a base  nesta  saída q 1 na  duvida vai postando  e agente   vai  respondendo

você fala para colocar o transistor, a fim de receber o sinal na base e conduzir um corrente maior para acionar o rele ?

Postado

é preciso uma  fonte  12 volts  a mesma   que alimenta este circuito  da figura  1  a parte primaria  do rele " L 1"  estará  sendo  acionada por este  transistor   ja a parte  Na  e comum do relé   estará  jam-piando  a sua  carga  lâmpada  etc...

Postado

é preciso uma  fonte  12 volts  a mesma   que alimenta este circuito  da figura  1  a parte primaria  do rele " L 1"  estará  sendo  acionada por este  transistor   ja a parte  Na  e comum do relé   estará  jam-piando  a sua  carga  lâmpada  etc...

eu quero sabe se posso fazer isso, eu tiro o led e ligo o pino dois dessa maneira:

post-598359-0-09819700-1401382051_thumb.

Postado

você  so precisa  inverter  colocar  a  L  do rele   direto  em 12  e  depois dela o coletor  e  emissor  no  terra  so isso

beleza valeu nas férias vou montar esse circuito.

Postado

Só um alerta, é interessante colocar em paralelo com a bobina do relé um diodo reversamente polarizado (ou seja catodo ligado a fonte e anodo ligado ao coletor do transistor. Essa precaução reduz a chance de destruição do transistor quando ocorrer a comutação do relé (momento em que é gerado força contra-eletromotriz).

No mais o circuito é basicamente o apresentado.

Segue abaixo uma versão mais completa que vi a muito tempo, mas funciona incrivelmente bem;
http://www3.eletronica.org/projetos/interruptor-eletrônico-controlado-por-som

Abs.

• 1 ano depois...
Postado

Galera, preciso de um help.

Procurei outros tópicos mas neste estou tendo mais horizontes.... seguinte:

Preciso fazer um projeto de faculdade um pouco mais completo que este acima e com algumas limitações.

O projeto consiste em, ao bater 1 palma, a lâmpada 1 acende, quando bater 2 palmas a lâmpada 2 acende, batendo novamente 1 palma a lâmpada 1 apagada e se bater 2 palmas a lâmpada 2 apaga. Não posso usar PIC, Arduino, PLC, etc... preciso usar basicamente AmpOp.

Já procurei na internet mas não vi nada do tipo, alguém já fez um projeto desse? poderia me ajudar?

• Membro VIP
Postado

Digito isso online e provavelmente você não deve achar na net (bom.. agora vai)

Acho que o pulo do gato está em você diferenciar uma palma de duas. Tipo clique e duploclique (é como vou considerar daqui até o fim desta publicação)

Imagino inicialmente algo assim... um 555 monoestável sendo disparado por um clique... resolve o 1 clique. Um clique duplo seria um and entre a saída e entrada deste 555. Ou seja só vai a 1 se deu o 1º clique e o 2º logo em seguida durante o nível 1 do 1º.

Com ampop também dá. Imagino um clique carregando um capacitor até um nível e dois rápidos até outro um pouco maior. Este nível em dois comparadores p.ex.

Bom este foi só um empurrãozinho. Se achar que germina, fertilize e regue

Tem mais maneiras de fazer bem como mais algum membro de bom coração. Tudo bem se deixar + alguns chutes pra ele? Sucessos!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...