Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

técnico da montadora insiste que eu compre estabilizador


Ir à solução Resolvido por bluber,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Em resumo, o PC desliga sozinho e só liga novamente se eu efetuar a drenagem de energia (retiro o cabo de força, pressiono o power por 30 segundos). Inicialmente, Isso ocorreu umas 4 vezes em um intervalo de 3 dias. Mas desde a ultima vez que isso aconteceu,  o pc não consegue ficar ligado nem por 5 minutos e apaga. Já entrei em contato com a Lenovo 3 vezes (o aparelho está na garantia). Eles insistem que eu devo comprar um estabilizador, que o problema é das oscilações ´na rede elétrica. Eu li vários textos falando sobre estabilizador, li os textos do @faller, fez sentido para mim, apesar de eu admitir que não entendo muito bem. De qq forma, eu não vejo como ser culpa exclusivamente da rede eletrica se APENAS o pc dá problemas (a impressora, o monitor, o roteador, a  tv, a geladeira etc etc etc, nada precisa de estabilizador!!). 

 

Eu gostaria, por favor, de uma sugestão do que fazer. Depois de ler os textos do faller e de outros conhecedores, eu não quero comprar o estabilizador, pois penso que a lenovo está se lixando se isso vai detonar c meu pc a longo prazo, afinal depois de passar a garantia isso não é mais problemas deles. O que eu queria mesmo era trocar a fonte, mas penso que não posso fazer isso para não perder a garantia (aparentemente a fonte não tem PFC ativo pois tem a chave 110/220...).

 

Pelo visto, se eu quiser resolver isso pela garantia, eu vou ser obrigada a comprar um estabilizador. Da ultima vez que liguei, pelo protocolo o técnico disse logo "você comprou o estabilizador?". Eu tentei argumentar, dizendo que o uso de estabilizador era um tanto polêmico entre os técnicos, que pode sobrecarregar a fonte e tal, mas ele ainda me ironizou "o nome é es-ta-bi-li-za-dor minha senhora, serve para es-ta-bi-li-zar a corrente, como vai prejudicar a fonte?". 

 

Enfim, eu agradeceria muito se alguem pudesse me dar uma sugestão do que fazer. 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está funcionando e a tomada tem aterramento sim! Outra coisa, a tensão elétrica na minha região é 220V (ligo direto no PC c a chave no 220). Só que, apesar da entrada do estabilizador ser bivolt, a saída  é 110V, sendo que o PC é 115V ou 220V. Não tem problema né, o estabilizador 110V e o aparelho 115V? Só p me certificar :)

Vou testar então, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, boa noite!

 

 

 

 Eles insistem que eu devo comprar um estabilizador, que o problema é das oscilações ´na rede elétrica. Eu li vários textos falando sobre estabilizador, li os textos do @faller, fez sentido para mim, apesar de eu admitir que não entendo muito bem. De qq forma, eu não vejo como ser culpa exclusivamente da rede eletrica se APENAS o pc dá problemas (a impressora, o monitor, o roteador, a  tv, a geladeira etc etc etc, nada precisa de estabilizador!!). 

 

 

 

Da ultima vez que liguei, pelo protocolo o técnico disse logo "você comprou o estabilizador?". Eu tentei argumentar, dizendo que o uso de estabilizador era um tanto polêmico entre os técnicos, que pode sobrecarregar a fonte e tal, mas ele ainda me ironizou "o nome é es-ta-bi-li-za-dor minha senhora, serve para es-ta-bi-li-zar a corrente, como vai prejudicar a fonte?". 

 

Bluber, eu discordo de você no que diz respeito a não entender sobre estabilizador. Você sabe muito mais que esse "técnico" que nem dá uma explicação convincente a respeito (não há nenhuma, até então, para usar estabilizador). Ele SA-BE NA-DA! Parabéns por se interessar e se inteirar em um assunto que poucos param para ler e pensar a respeito.

 

Outra coisa é que nenhum fabricante recomenda uso de estabilizadores, no-breaks e filtros em seus equipamentos, muito menos condicionando esse fator à garantia. Apenas alertam para observar atentamente a tensão da rede elétrica antes de ligá-lo. Esse critério fica a cargo do usuário apenas.

 

 

 

Não precisa nem testar, é só falar que testou que eles não tem como saber mesmo...

 

É só seguir que Jorno disse, Bluber, Afinal, os caras nem sabem como funciona um ES-TA-BI-LI-ZA-DOR direito...

 

Boa sorte lá na autorizada!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu solicitaria a recomendação da loja, ou assistência técnica, por escrito, e em papel timbrado, especificando que seu computador exige, para efeitos de garantia, que use o mesmo em um estabilizador.. Peça para que especifiquem os dados desse estabilizador..  Guardaria bem esse papel.. e cumpriria as exigências da Empresa..

 

Qualquer dúvida ou qualquer problema depois disso dai eu cobraria e com documentos..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Não existe por parte da Lenovo nenhum protocolo que exija instalação de estabilizador, seu PC veio com problemas na Fonte, possivelmente capacitores defeituosos, ou outro erro mais incomum erro na gravação da Bios, tente atualizar a Bios depois de fazer isso seu PC talvez não ligue mais, aí eles terão que trocar, agora se aceitar a atualização a Bios está OK.

 

  Tem vários artigos aqui falando sobre a inutilidade de estabilizadores.

 

http://www.tecmundo.com.br/energia/10658-voce-sabia-que-usar-um-estabilizador-nao-serve-para-nada-.htm

 

 Atuo a 10 anos no setor e estabilizador não é algo legal, e podem queimar fontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!

 

Eu queria agradecer pelas respostas de todo mundo! Muito obrigada!

 

Eu acabei cedendo e no fim deu a maior *****... o texto abaixo é mais um desabafo mesmo ;/

 

 

Eu até pensei em seguir o conselho de vocês, @Jorno e @Cabelo75. Depois de tudo, acho que eu deveria ter feito isso mesmo. Mas sei lá, eu me sinto "estranha" de ligar dizendo que eu testei sem ter testado. Eu sei q é meio babaquice, porque eles estão me enrolando, mas sei lá... Enfim, teria sido o caminho mais prático p resolver isso.  

 

 

Não foi possível nem tentar atualizar a bios, como sugerido, porque o computador não ficava nem 1 minuto ligado.

 

 

Depois pensei em fazer o q o faller sugeriu (pedi que me mandassem por escrito, em papel da lenovo, assinado pelo responsavel técnico de que era necessário que eu utilizasse um estabilizador p ligar o pc)  e hj pela manhã eu já fui atrás de um estabilizador mais novo ou que pelo menos fosse saida 220 (eu estava c uma forte objeção em retirar o lacre da chave seletora de tensão - ha ha ha). Por sorte (?) uma amiga tinha comprado um establizador há alguns dias, estava ainda na caixa, mas tb saida 110. Acabei levando 3 estabilizadores p casa. Meu pensamento era ligar p lenovo, conseguir por escrito, mesmo q por email, sobre a necessidade do estabilizador (pode me chamar de ingênua) e finalmente testar na m. do estabilizador. A Lenovo negou meu pedido de dar por escrito sobre a necessidade do estabilizador (looonga discussão minha c o técnico). 

 

 

Que me desculpem os q gastaram do seu precioso tempo me ajudando aqui, mas depois de mais de uma semana sem computador, meu pai me pressionando, cansada de discutir, acabei cedendo (comprei o pc pro meu pai. Um amigo e eu iamos montar um melhor, mas como eu não queria dor de cabeça - qq problema que desse a culpa seria minha - decidi pela marca pela tranquilidade de ter o lenovo em casa... essa é a grande ironia).  Eu expliquei sobre o estabilizador (sobre a tensão e)  e disse p ele q ia testar e q depois retornava.

 

 

Troquei a chave, liguei no estabilizador, o PC nem sequer ligou dessa vez. Testei c o monitor, c o laptop: estabilizador funcionando normal. Pronto, resolvido, o problema não é a ausencia do estabilizador! Êêê! Liguei para a Lenovo. O técnico me manda ligar direto na tomada. Eu sigo o comando. BUM. A ***** aqui queima a própria fonte! The end

 

 

Na vdd, depois de vários minutos argumentando c o técnico, ele eximindo a lenovo (já que... não preciso repetir a ***** q fiz, inacreditável...), pedi p falar c o supervisor. Eu posso ter falhado uma vez, mas eles falharam cmg muito mais, me negaram pedido, me enrolaram, enfim quando eu liguei p eles o computador já nem ligava mais oras, isso só ia ter um fim na justiça. O técnico não quis me passar pro supervisor. Insisti mais. Ele mudou de ideia (?), falou ele mesmo c o supervisor e voltou dizendo q um técnico entraria em contato p trocar a fonte e a placa mãe pela garantia. Não entendi direito a mudança brusca de posicionamento, mas não prolonguei a conversa. Nem sei mais o q pensar disso tudo.

 

Minha experiência c a Lenovo: exausta e c raiva de mim mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa noite pessoal!

 

Eu queria agradecer pelas respostas de todo mundo! Muito obrigada!

 

Eu acabei cedendo e no fim deu a maior *****... o texto abaixo é mais um desabafo mesmo ;/

 

 

Eu até pensei em seguir o conselho de vocês, @Jorno e @Cabelo75. Depois de tudo, acho que eu deveria ter feito isso mesmo. Mas sei lá, eu me sinto "estranha" de ligar dizendo que eu testei sem ter testado. Eu sei q é meio babaquice, porque eles estão me enrolando, mas sei lá... Enfim, teria sido o caminho mais prático p resolver isso.  

 

 

Não foi possível nem tentar atualizar a bios, como sugerido, porque o computador não ficava nem 1 minuto ligado.

 

 

Depois pensei em fazer o q o faller sugeriu (pedi que me mandassem por escrito, em papel da lenovo, assinado pelo responsavel técnico de que era necessário que eu utilizasse um estabilizador p ligar o pc)  e hj pela manhã eu já fui atrás de um estabilizador mais novo ou que pelo menos fosse saida 220 (eu estava c uma forte objeção em retirar o lacre da chave seletora de tensão - ha ha ha). Por sorte (?) uma amiga tinha comprado um establizador há alguns dias, estava ainda na caixa, mas tb saida 110. Acabei levando 3 estabilizadores p casa. Meu pensamento era ligar p lenovo, conseguir por escrito, mesmo q por email, sobre a necessidade do estabilizador (pode me chamar de ingênua) e finalmente testar na m. do estabilizador. A Lenovo negou meu pedido de dar por escrito sobre a necessidade do estabilizador (looonga discussão minha c o técnico). 

 

 

Que me desculpem os q gastaram do seu precioso tempo me ajudando aqui, mas depois de mais de uma semana sem computador, meu pai me pressionando, cansada de discutir, acabei cedendo (comprei o pc pro meu pai. Um amigo e eu iamos montar um melhor, mas como eu não queria dor de cabeça - qq problema que desse a culpa seria minha - decidi pela marca pela tranquilidade de ter o lenovo em casa... essa é a grande ironia).  Eu expliquei sobre o estabilizador (sobre a tensão e)  e disse p ele q ia testar e q depois retornava.

 

 

Troquei a chave, liguei no estabilizador, o PC nem sequer ligou dessa vez. Testei c o monitor, c o laptop: estabilizador funcionando normal. Pronto, resolvido, o problema não é a ausencia do estabilizador! Êêê! Liguei para a Lenovo. O técnico me manda ligar direto na tomada. Eu sigo o comando. BUM. A ***** aqui queima a própria fonte! The end

 

 

Na vdd, depois de vários minutos argumentando c o técnico, ele eximindo a lenovo (já que... não preciso repetir a ***** q fiz, inacreditável...), pedi p falar c o supervisor. Eu posso ter falhado uma vez, mas eles falharam cmg muito mais, me negaram pedido, me enrolaram, enfim quando eu liguei p eles o computador já nem ligava mais oras, isso só ia ter um fim na justiça. O técnico não quis me passar pro supervisor. Insisti mais. Ele mudou de ideia (?), falou ele mesmo c o supervisor e voltou dizendo q um técnico entraria em contato p trocar a fonte e a placa mãe pela garantia. Não entendi direito a mudança brusca de posicionamento, mas não prolonguei a conversa. Nem sei mais o q pensar disso tudo.

 

Minha experiência c a Lenovo: exausta e c raiva de mim mesmo! 

 

 

 

Tenho a impressão de que alguém vai ser demitido  :D

 

Mas ainda bem que (ao menos parece) que no final vai dar tudo certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico contente com o final feliz..

Mas é impressionante como essa maldita cultura do estabilizador anda arraigada até no DNA de uns que outros. Esse pessoal não lê, não vê, não se informa?? 

No primeiro mundo (leia-se Europa, EUA, China etc.) ninguém sequer conhece o maldito estabilizador e um técnico de megda te obriga a adotar um deles...

Te sugeri pedir por escrito, com papel timbrado, pois sabia que eles roeriam a corda e isso não fariam..

 

Inclusive a queima da fonte por teres ligado a mesma sem adequar a tensão, é de extrema lástima de se ver em um Lenovo.. Ora veja, adotar fontes com seleção de tensão é o ó do borogodó..

Tivesse a Lenovo preocupação mínima com a qualidade de seu produto teria posto nele uma fonte com PFC ativo e essa operaria numa boa com qualquer tensão que nela entrasse, de 90 a 264 Volts. mas não, adotam fontes arcaicas, de projeto antiquado, do século passado, sem PFC ativo, com chave seletora de tensão..

 

Mais uma vez parabéns pelo desenlace da questão que, apesar da dor de cabeça que deve ter causado, talvez sirva para um ou outro técnico por ai voltar a ler, sair de cima de seu aprendizado arcaico de tempos atrás.. 

E saiba que você esteve certa de cabo a rabo na questão...Eles estão errados..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal!

 

Eu queria agradecer novamente, agora pelo apoio moral. Imaginem como fica o psicológico da pessoa que, depois de tudo isso, acaba queimando a fonte hehehe não é mole não!

 

 

Bem, uma pessoa da Lenovo entrou em contato comigo hoje para marcar a visita do técnico para sexta feira que vem. Vamos ver!

 

 

Vocês têm razão em relação a fonte. Todos os outros aparelhos são full range: o monitor, a impressora. Infelizmente eu não me liguei nesse lance da fonte na hora de comprar o PC. Mas a partir de agora, esse será um aspecto que eu darei mais atenção. Se o técnico que fará o reparo tivesse entrado em contato diretamente comigo eu ia tentar persuadi-lo a trocar por outra fonte melhor, com PFC ativo (eu pagando a diferença). Mas acho pouco provável que ele topasse.

 

Já comprei o filtro de linha Upsai FHT 1200, como sugerido num tópico aqui. Quero ver o técnico vir me dizer que não é mais do que uma extensão ou que eu devo usar estabilizador. Haja paciência com a arrogância desse pessoal, eles nem sequer consideram a hipótese de que pode haver divergências sobre o assunto e tomam uma posição como verdade absoluta e imutável, agindo como se os clientes, por não serem técnicos ou engenheiros, fossem completamente ignorantes. Eu quase levei bronca de alguns técnicos, alguns até se alteraram mesmo, teve um que disse estar “indignado por alguém te dizer para não usar estabilizador” (o mesmo que negou me passar por escrito sobre a necessidade do maldito estabilizador).

 

Enfim, assim que ele vier, volto aqui para fechar o tópico!

 

Brigadão e abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!

 

Eu queria agradecer novamente, agora pelo apoio moral. Imaginem como fica o psicológico da pessoa que, depois de tudo isso, acaba queimando a fonte hehehe não é mole não!

 

 

Bem, uma pessoa da Lenovo entrou em contato comigo hoje para marcar a visita do técnico para sexta feira que vem. Vamos ver!

 

 

Vocês têm razão em relação a fonte. Todos os outros aparelhos são full range: o monitor, a impressora. Infelizmente eu não me liguei nesse lance da fonte na hora de comprar o PC. Mas a partir de agora, esse será um aspecto que eu darei mais atenção. Se o técnico que fará o reparo tivesse entrado em contato diretamente comigo eu ia tentar persuadi-lo a trocar por outra fonte melhor, com PFC ativo (eu pagando a diferença). Mas acho pouco provável que ele topasse.

 

Já comprei o filtro de linha Upsai FHT 1200, como sugerido num tópico aqui. Quero ver o técnico vir me dizer que não é mais do que uma extensão ou que eu devo usar estabilizador. Haja paciência com a arrogância desse pessoal, eles nem sequer consideram a hipótese de que pode haver divergências sobre o assunto e tomam uma posição como verdade absoluta e imutável, agindo como se os clientes, por não serem técnicos ou engenheiros, fossem completamente ignorantes. Eu quase levei bronca de alguns técnicos, alguns até se alteraram mesmo, teve um que disse estar “indignado por alguém te dizer para não usar estabilizador” (o mesmo que negou me passar por escrito sobre a necessidade do maldito estabilizador).

 

Enfim, assim que ele vier, volto aqui para fechar o tópico!

 

Brigadão e abraço a todos!

 

Se o cara ficar insistindo, fala para ele lhe provar (de preferência por escrito) que estabilizador é bom.

Ai quando ele fizer aquela cara de bost*, solta um "ta vendo, você que não sabe do que está falando, só está repetindo o que alguém lhe falou e essa pessoal provavelmente também repetiu o quem alguém falou para ele e assim por diante"  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

 

Pois é @Jorno, agora eu sempre uso essa técnica de pedir do fabricante/montadora por escrito hehehe Inclusive, levei um outro pc para a assistencia autorizada da semp toshiba (pela 2a vez em 15 dias). Como eu tinha tirado tb o estabilizador e depois do que aconteceu, grudei em cima da cpu com papel fluorescente bem grande escrito "220V". Qd o técnico de lá viu isso ele logo perguntou "não está usando estabilizador não? ahhhh, por isso tá dando problema". Fala sério, ele nem havia examinado o pc ainda e já tinha dado o diagnostico rsrsrsrsrsrs Eu falei que li o manual e que em hora nenhum dizia que precisava de estabilizador. Aí pedi por escrito sobre a necessidade de usar rsrsrsrs

 

Então, o técnico da Lenovo veio, trocou placa mãe e fonte e sugeriu usar sim estabilizador. Mostrei o filtro de linha, antes de olhar ele já disse que não servia de nada, eu insisti para que ele olhasse. Ele viu o fusível e falou "então tem uma proteçãozinha". Quando eu falei da fonte queimada ele disse que há alguns dias tinha acontecido isso com outra pessoa (devia ser o mesmo técnico que estava mandando as pessoas ligarem do estabilizador para a tomada, queimando as fontes). 

 

Confirmei com ele o que eu já suspeitava: todos* os estabilizadores têm saída 110V (*bem, todos que já vi - uns 8- e todos que o técnico já viu - váaarios-, então acho que é razoavel afirmar que via de regra os estabilizadores de uso domestico têm saída 110V) e, independentemente do que eu falei ou deixei de falar, era para o tecnico que estava comigo ao telefone no momento fatídico saber disso e me mandar trocar a tensão na chave seletora. Agora acho que entendi a mudança brusca de posicionamento do tecnico que de um minuto para outro foi de "perdeu boy, sua garantia já era" para "vamos trocar placa-mãe e fonte".

 

Essa fixação com estabilizador é generalizada. Todos os técnicos daqui dizem para usar. Nenhum sequer se interessa em saber a minha motivação para discordar. E olha que eu ofereci algumas vezes mandar a explicação do faller por email, nenhum se interessou. Eu já tentei falar, mas não quiseram ouvir....

 

Enfim, obrigada a todos pela a ajuda e boa sorte nessa saga dos estabilizadores hehehe

 

Abraços!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia pessoal!

 

 

Pois é @Jorno, agora eu sempre uso essa técnica de pedir do fabricante/montadora por escrito hehehe Inclusive, levei um outro pc para a assistencia autorizada da semp toshiba (pela 2a vez em 15 dias). Como eu tinha tirado tb o estabilizador e depois do que aconteceu, grudei em cima da cpu com papel fluorescente bem grande escrito "220V". Qd o técnico de lá viu isso ele logo perguntou "não está usando estabilizador não? ahhhh, por isso tá dando problema". Fala sério, ele nem havia examinado o pc ainda e já tinha dado o diagnostico rsrsrsrsrsrs Eu falei que li o manual e que em hora nenhum dizia que precisava de estabilizador. Aí pedi por escrito sobre a necessidade de usar rsrsrsrs

 

 

Então, o técnico da Lenovo veio, trocou placa mãe e fonte e sugeriu usar sim estabilizador. Mostrei o filtro de linha, antes de olhar ele já disse que não servia de nada, eu insisti para que ele olhasse. Ele viu o fusível e falou "então tem uma proteçãozinha". Quando eu falei da fonte queimada ele disse que há alguns dias tinha acontecido isso com outra pessoa (devia ser o mesmo técnico que estava mandando as pessoas ligarem do estabilizador para a tomada, queimando as fontes). 

 

 

Confirmei com ele o que eu já suspeitava: todos* os estabilizadores têm saída 110V (*bem, todos que já vi - uns 8- e todos que o técnico já viu - váaarios-, então acho que é razoavel afirmar que via de regra os estabilizadores de uso domestico têm saída 110V) e, independentemente do que eu falei ou deixei de falar, era para o tecnico que estava comigo ao telefone no momento fatídico saber disso e me mandar trocar a tensão na chave seletora. Agora acho que entendi a mudança brusca de posicionamento do tecnico que de um minuto para outro foi de "perdeu boy, sua garantia já era" para "vamos trocar placa-mãe e fonte".

 

 

Essa fixação com estabilizador é generalizada. Todos os técnicos daqui dizem para usar. Nenhum sequer se interessa em saber a minha motivação para discordar. E olha que eu ofereci algumas vezes mandar a explicação do faller por email, nenhum se interessou. Eu já tentei falar, mas não quiseram ouvir....

 

 

Enfim, obrigada a todos pela a ajuda e boa sorte nessa saga dos estabilizadores hehehe

 

 

Abraços!! 

 

 

 

Na cidade em que eu morava a 2 anos, tinha uma loja que o cara mandava não usar estabilizador, deve ser usuário do CdH  :lol:

 

 

Mas até hoje foi o único que vi também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!