Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de LED 3V em 220V


Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Eu não manjo muito de Eletrônica aliás.. não manjo mesmo rs. 

 

Trabalho com luminárias de pvc, e gostaria de inovar a iluminação com LED

 

Comprei alguns pra ver como funcionava, percebi que não era tão simples como eu imaginei. 

 

eu tenho o led de 3v. minha ideia seria a seguinte ligar 6 leds em 110 ou 220v.

 

O que eu tenho que fazer pra ligar isso? QUal resistor? DIodo? 

 

Na verdade pra que serve o tal diodo? 

 

Um amigo meu falou que era pra tomar cuidado que poderia esquentar muito e pegar fogo.. fiquei meio com medo! Poxa eu tenho 100 leds aqui rs não queria perder isso!!! Creio que deva ter alguma forma de fazer isso!

 

Li um tópico aqui mas não entendi muito bem, por isso estou criando um novo com as minhas dúvidas. E aquele tópico era meio antigo.

 

Obrigado, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, apesar da solução oferecida pelo Faller ser funcional, para uma luinária, eu não colocaria os LEDs em AC. Medo de choque.

 

As pessoas manuseiam essas luinárias com muta frequencia.

 

Sugiro comprar uma pequena fonte de 12V CC dessas de câmera que custam 10 reais. Aí você liga os leds com mais segurança e nem fica mais caro.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bobylokko,

 

AC quer dizer que vai ter a tensão da tomada dentro do circuito, e se alguém encostar em algo tipo uma perninha de um Led, ou em um fio descapado, ou algo encostar no corpo metálico da luminária uma pessoa pode até morrer !

 

Se voce comprar a fonte de 12V vai poder ligar até 3 Leds em série com um resistor, e pode fazer vários conjuntos desses e ligar todos eles na fonte.

 

Mas sempre terá um resistor para cada 3 Leds.

 

Com 4 Leds em série pode não acender... com 3 acende sempre !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh entendi.. A minha luminária é de PVC, uso plafon de plástico com bocal de porcelana. de metal só parafusos que vão em baixo do plafon! 

 

Eu queria substituir a lâmpada, os leds ficam bem melhor mas a fonte 12v é mais caro que a lâmpada que eu uso.. não sei se vai compensar!!! 

 

Mas agora eu entendi como faz! E.. ligando esses de 3 em 3, você sabe qual resistor é necessário? o led que vou testar aqui é o de 3V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bobylokko,

 

Tem fonte barata viu, procura uma que tenha no máximo uns 300 mA já vai servir para você !

 

Uma corrente de 30 mA já vai acender bem esses Leds, então o resistor se calcula assim :  3 leds em série = 9 volts, portanto o resistor fica entre os 12V da fonte e os 9 V nosleds, ou seja, a tensão sobre ele será de 3 Volts, e a corrente será de 0,03 A     Resistor = 3/0,03  = 100 ohms .

 

A potência será de 3 x 3 / 100 = menos de 100 miliwatts, pode usar esses comuns de 1/8 ou 1/4 de watt.

 

Resposta : 100 oHms por 1/8 Watt.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um fonte de 12V custa nem 5 reais!

Ja comprei com um fabricante, fonte flyback de 12V 1A por 5 reais so a placa, sem caixa e sem fio...

você pode comprar aquelas fontes de carregadores de mp3 chines. Elas costumam ter 500mA.

Da pra ligar uns 25 leds daqueles de alto brilho 5mm. E claro, se a fonte for de 500ma mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...