Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na montagem do PC


Ir à solução Resolvido por BrunoBulo,

Posts recomendados

To montando um PC Gamer pra mim e estou em duvida entre esses três processadores:                                       taodba.png 2djqm8.png i3gqva.png

 

E estou querendo pegar uma GTX 780 só que existem tantas, de tantos modelos, marcas e preços diferentes que não sei qual é a melhor. Eu estava namorando uma GTX 780 CLASSIFIED CPU BOOST 2.0 WITH ACX COOLER que tem o preço de R$ 2216,72, mas ai vi uma GTX 780ti SUPERCLOCKED por R$ 2463,12. E ai, vale a pena pagar 200 reais a mais nessa TI superclocked ou não? E qual processador devo escolher? Quero saber qual vale mais a pena

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse "K" na frente do modelo de processador é se você for fazer oc , bom eu pegaria o core i7-4790K , a diferença de preço é nula. 

GEFORCE GTX780 WINDFORCE 3X 3GB 384BIT GV-780OC-3GD -   R$2000,00-2100,00

Os melhores modelos de 780 TI EVGA e 780 são esses : ( estão em ordem decrescente) o primeiro é o melhor e vai descendo ;D

 EVGA GeForce GTX 780 Ti Classified K|NGP|N Edition  -  Part Number: 03G-P4-3888-KR

 EVGA GeForce GTX 780 Ti Superclocked w/ EVGA ACX Cooler  -  Part Number: 03G-P4-2884-KR
 EVGA GeForce GTX 780 Ti Superclocked  -  Part Number: 03G-P4-2883-KR
 EVGA GeForce GTX 780 Dual Classified w/ EVGA ACX Cooler  -  Part Number: 03G-P4-3788-KR
 EVGA GeForce GTX 780 Dual Classified Hydro Copper  -  Part Number: 03G-P4-3789-KR
 EVGA GeForce GTX 780 Hydro Copper  -  Part Number: 03G-P4-2789-KR
 EVGA GeForce GTX 780 Dual FTW w/ EVGA ACX Cooler  -  Part Number: 03G-P4-3784-KR
 EVGA GeForce GTX 780 6GB SC w/ EVGA ACX Cooler  -  Part Number: 06G-P4-3787-KR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara para hoje não vale a pena pegar uma placa de video modelo Ti, pois a GTX780 roda tudo, mas quem sabe daqui a um ano ou dois saia um jogo que a GTX780 não rode em FullHD mas que a Ti consegue. a diferença entre as duas pode chegar a 10%, se voce tiver grana para comprar a GTX780 Ti pode comprar que não vai se arrepender.

E um i7 4770 estaria muito bom na sua configuração, voce pode até optar por um i7 4790 se quiser mais força. Se não for fazer SLI pode pegar ate um i5 4690.

Recomendo boa fonte de pelo menos 600w com selo 80 plus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara para hoje não vale a pena pegar uma placa de video modelo Ti, pois a GTX780 roda tudo, mas quem sabe daqui a um ano ou dois saia um jogo que a GTX780 não rode em FullHD mas que a Ti consegue. a diferença entre as duas pode chegar a 10%, se voce tiver grana para comprar a GTX780 Ti pode comprar que não vai se arrepender.

E um i7 4770 estaria muito bom na sua configuração, voce pode até optar por um i7 4790 se quiser mais força. Se não for fazer SLI pode pegar ate um i5 4690.

Recomendo boa fonte de pelo menos 600w com selo 80 plus.

 

Vale lembrar que as Versões TI e SC nada mais são que modelos com OverClock de fábrica, processo que você mesmo pode fazer em casa sem

a necessidade de pagar a mais por isso (Elevando os clocks ou atualizando a BIOS da Vga), claro que tais métodos requerem um pouco de conhecimento.

Porém se dinheiro não é problema e você não tem intuito de fazer Over, a versão T.I é uma boa opção.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade nao tenho a intenção de fazer um OVERCLOCK nem da placa de video nem no processador. Quero um PC pra nao precisar me preocupar por um bom tempo, e estou vendo uma 

Placa de Video ASUS GeForce GTX 780 Ti GTX780TI-DC2OC-3GD5 3GB GDDR5 PCI-EXP - Box + Grátis Game Watch Dogs. Por R$ 2471,92

Ta velendo a pena ? Outra duvida que tenho é, qual é mais importante numa placa de video, a "Frequencia do processador de video" ou a "Frequencia de memoria"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre a GTX 780 e a R9 290 vai na segunda. O poder de processamento das duas é bem semelhante, mas a R9 290 é mais barata. Lembrando que o modelo com cooler padrão não presta. O ideal é com cooler modificado como a R9 290 Sapphire Tri OC.

Já entre o processador o I7 4790K é o melhor inclusive para OC. Veja o teste do hardwarecanucks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade nao tenho a intenção de valer um OVERCLOCK nem da placa de video nem no processador. Quero um PC pra nao precisar me preocupar por um bom tempo, e estou vendo uma 

Placa de Video ASUS GeForce GTX 780 Ti GTX780TI-DC2OC-3GD5 3GB GDDR5 PCI-EXP - Box + Grátis Game Watch Dogs. Por R$ 2471,92

Ta velendo a pena ? Outra duvida que tenho é, qual é mais importante numa placa de video, a "Frequencia do processador de video" ou a "Frequencia de memoria"?

 

Olha uma serie de fatores ajuda a aumentar o fps em jogos uma delas é mesmo as frequências tanto de placa de video quanto processador e memorias RAM, por isso eu recomendei o i7 4790, pois ele é mais barato em relação aos modelos "K" que são destinados a OC, quanto a memoria RAM pega algum modelo Corsair de 1600 que elas são destravadas (aqueles modelos com dissipador) que elas fazem OC só a placa-mãe reconhece um pouco mais em dual chanel. O uso de SSD também pode melhorar um pouco, mas esse pouco é de 1 a 4fps. Então nesse conjunto todo o ganho chega a ser de 6 a 14fps mais ou menos.

Dai é você que vai decidir se vale a pena ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se posso aproveitar o tópico, Estou montando um pc gamer também. Sobre o processador já tirei minhas dúvidas sobre o intel, entretanto estou em dúvida I7 4790k ou novo AMD?. Falta todos os outros, quero um pc pra durar alguns anos ai jogando os jogos full ULTRA.

Podem me ajudar? crio outro tópico?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se posso aproveitar o tópico, Estou montando um pc gamer também. Sobre o processador já tirei minhas dúvidas sobre o intel, entretanto estou em dúvida I7 4790k ou novo AMD?. Falta todos os outros, quero um pc pra durar alguns anos ai jogando os jogos full ULTRA.

Podem me ajudar? crio outro tópico?

 

Cara não pega esses modelos da Intel com "K" no final pois eles são para quem pretende fazer OverClock, para isso voce vai ter que comprar uma placa mãe mais cara, um WaterCooler e uma fonte melhor(mais cara) sem contar que o processador em si ja é mais caro então procura uma versão dele sem o "K" no final(i7 4790), eles já tem o Booster que ajuda muito. Quanto aos AMD não compre os modelos FX-9590 ou FX-9370 pois consomem muito, você terá que pegar uma fonte melhor(mais cara). Pega um FX-8350. Se quiser economizar ainda mais pode pegar um modelo i5 4690 ou i5 4670.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

processador Core i7 com o "K" se você for fazer overclock , mais como falaram , vale a pena investir em uma placa de vídeo melhor , mais refrigerada, e pegar um processador i5 que não vai ter problemas em rodar os jogos no ultra , o problema dos processadores da AMD é que as placas-mães são mais caras e requer um consumo maior de energia no caso uma fonte melhor, mais cara. 2 pentes de 4GB , placa~mãe boa , placa de vídeo uma r9 280x ou r9 290 , e SSD para melhor desempenho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio o que acha dessa configuração? Aceito outras opções custo x beneficio (quero algo bem atual para durar alguns anos):

 

  • 1x CPU: Intel (SOCKET 1150) | Intel® Core™ I7 4790K 4.00GHz (esse aqui acho que já vem com OC, certo?)
  • 1x Placa Mãe: Asus (SOCKET 1150) | H81I-PLUS (MINY) (em dúvida sobre a placa-mãe) Estive vendo agora que saiu a série 97 chipset mais atual certo?
  •  
  • 1x Memória Ram: G.Skill 8GB DDR3 1600MHz | C/ Dissipador
  • 1x Hard Disk: SATA 3.0 HDD 1TB 7200RPM
  • 1x SSD: Kingston SSD 240GB V300 Series
  • 1x Placa De Vídeo: Nvidia GeForce GTX 770 2GB GDDR5 256-Bit ( em dúvida sobre a placa de video também, quero potência x silêncio e se não for pedir muito custo x beneficio kkkk.
  •  
  • 1x Gabinete: Raidmax Agusta Titanium ( preciso de um gabinete com ótima refrigeração, aqui é bem quente no verão)
  • 1x Fonte De Alimentação: EVGA 600W | EVGA 600B 80 Plus Bronze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pega uma placa-mãe atual GIGABYTE Z97 D3H , placa de vídeo está boa , mais mande o modelo , a marca , número de sério para ver como é , se vem com OC , e pode pegar um WINDFORCE 3X da gigabyte que é bem refrigerada , a fonte pega uma corsair 600 e já vem com OC o processador e as memórias pega 2 pentes de 4GB , para melhor desempenho !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade nao tenho a intenção de fazer um OVERCLOCK nem da placa de video nem no processador. Quero um PC pra nao precisar me preocupar por um bom tempo, e estou vendo uma 

Placa de Video ASUS GeForce GTX 780 Ti GTX780TI-DC2OC-3GD5 3GB GDDR5 PCI-EXP - Box + Grátis Game Watch Dogs. Por R$ 2471,92

Ta velendo a pena ? Outra duvida que tenho é, qual é mais importante numa placa de video, a "Frequencia do processador de video" ou a "Frequencia de memoria"?

 

Eu não vejo muito custo benefício em configuração Intel para gamers, porém se dinheiro não é problema e você não se apega a esse quesito vale a pena sim.

Na verdade não é apenas o clock ou a frêquencia que conta, mas sim o conjunto, quantidade de memória, largura de banda, clock, frequência etc.

Não se apegue muito a esses detalhes, uma Gtx 780Ti independente do modelo fará da sua configuração um monstro de desempenho.

 

Abraço

 

Olha uma serie de fatores ajuda a aumentar o fps em jogos uma delas é mesmo as frequências tanto de placa de video quanto processador e memorias RAM, por isso eu recomendei o i7 4790, pois ele é mais barato em relação aos modelos "K" que são destinados a OC, quanto a memoria RAM pega algum modelo Corsair de 1600 que elas são destravadas (aqueles modelos com dissipador) que elas fazem OC só a placa-mãe reconhece um pouco mais em dual chanel. O uso de SSD também pode melhorar um pouco, mas esse pouco é de 1 a 4fps. Então nesse conjunto todo o ganho chega a ser de 6 a 14fps mais ou menos.

Dai é você que vai decidir se vale a pena ou não.

 

Memória com frequência alta não traz resultados consideráveis em jogos. Não adianta pagar 1000 reais num kit de memória 2400Mhz, pois os desempenho

e tão pequeno que chega a ser irrelevante.

Memórias de 1600mhz são mais do que suficientes.

 

http://www.youtube.com/watch?v=T4-zDvqgAV8

 

 

Ao contrário das memórias que ainda trazem uma singela melhora, SSD não aumenta o desempenho em jogos, isso é MITO.

Tenho e já fiz diversos testes, não existe ganho algum em frames, o ganho são nos Load's que se tornam bem mais rápidos.

 

Pra quem ainda não acredita.

http://www.youtube.com/watch?v=acYUW4duNIA

 

 

Não sei se posso aproveitar o tópico, Estou montando um pc gamer também. Sobre o processador já tirei minhas dúvidas sobre o intel, entretanto estou em dúvida I7 4790k ou novo AMD?. Falta todos os outros, quero um pc pra durar alguns anos ai jogando os jogos full ULTRA.

Podem me ajudar? crio outro tópico?

 

Seja bem vindo ao Fórum, por ser usuário novato, é de extrema importância que faça a leitura das regras de utilização para melhor aproveitamento do conteúdo aqui disponibilizado.

O Ideal é você criar um tópico dedicado a sua dúvida afim de evitar tumulto no tópico do colega.

 

Abraço

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a montagem do PC a principio sera essa:

 

Placa Mãe: ASROCK B85 Pro4 LGA 1150 (R$412,72)

 

Processador: Intel Core i7 4970 3.6GHz 4ª Geração Quad Core (R$1.019,92)

 

Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 780 Classified c/ ACX Cooler 03G-P4-3788-KR 3GB GDDR5 (R$2216,72) /ou/ EVGA GeForce GTX 780 Ti Superclocked c/ EVGA ACX Cooler 03G-P4-2884-KR 3GB GDDR5 (R$2463,12)

 

Memória: DDR3 Corsair Vengeance Pro CMY16GX3M2A1600C9R 16GB (2X8GB) 1600MHz (R$676,72)

 

Fonte: Fonte Cougar RX600 600W ATX PFC Ativo Eficiência: Certificação 80 Plus. Eficiência de 82% (R$271,92)

 

Lembrando que é para ser um Pc PURO Gamer

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16GB e i7 pra jogos eu acho desnecessário, sei lá... Mesmo que você tenha a grana pra gastar ainda continuo achando desnecessário.

 

Pra que gastar a mais em coisas que não vão mudar desempenho quando se pode investir em tantas outras coisas importantes pra se divertir melhor nos games... Um headset melhor? Um teclado melhor, um mouse melhor pra jogar um jogos de FPS? Investir numa refrigeração melhor, num bom Air Cooler? Um monitor com resolução maior/melhor? Um SSD para ter um pc mais rápido?

 

Enfim, são diversas coisas que podem ser gastas pra poder se divertir melhor ao invés de 16GB e um i7 que não vão trazer mais desempenho em jogos.... Um i5 com 8GB de memória e uma boa gpu como essa GTX 780 são o suficiente para qualquer jogo atual.

 

E sei que alguns podem ta pensando "Ah mas eu quero um pc pra rodar jogos 10 anos"...

E eu vou dizer: Cara nunca se sabe o que vai vir aí nas próximas gerações de games, não adianta comprar um pc "para o futuro" sendo que você não sabe quais serão os requisitos para os jogos, sua configuração pode muito bem rodar os jogos daqui 10 anos como pode também ficar "ruim" daqui 2 anos, querendo ou não sua configuração vai ficar defasada... É a placa de vídeo que vai ficando pra trás devido ao lançamento das novas versões, processador começa a ficar pra trás devido aos novos, memória daqui um tempo o padrão vai se tornar DDR4... 

 

Enfim, prefiro gastar com o que é realmente necessário para pode jogar tranquilamente nos dias de hoje e _SE_ um dia ver que o desempenho não está me atendendo, dar um upgrade e pegar processador/memória/placa de vídeo melhor e mais novos e que atenda as minhas necessidades.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16GB e i7 pra jogos eu acho desnecessário, sei lá... Mesmo que você tenha a grana pra gastar ainda continuo achando desnecessário.

 

Pra que gastar a mais em coisas que não vão mudar desempenho quando se pode investir em tantas outras coisas importantes pra se divertir melhor nos games... Um headset melhor? Um teclado melhor, um mouse melhor pra jogar um jogos de FPS? Investir numa refrigeração melhor, num bom Air Cooler? Um monitor com resolução maior/melhor? Um SSD para ter um pc mais rápido?

 

Enfim, são diversas coisas que podem ser gastas pra poder se divertir melhor ao invés de 16GB e um i7 que não vão trazer mais desempenho em jogos.... Um i5 com 8GB de memória e uma boa gpu como essa GTX 780 são o suficiente para qualquer jogo atual.

 

E sei que alguns podem ta pensando "Ah mas eu quero um pc pra rodar jogos 10 anos"...

E eu vou dizer: Cara nunca se sabe o que vai vir aí nas próximas gerações de games, não adianta comprar um pc "para o futuro" sendo que você não sabe quais serão os requisitos para os jogos, sua configuração pode muito bem rodar os jogos daqui 10 anos como pode também ficar "ruim" daqui 2 anos, querendo ou não sua configuração vai ficar defasada... É a placa de vídeo que vai ficando pra trás devido ao lançamento das novas versões, processador começa a ficar pra trás devido aos novos, memória daqui um tempo o padrão vai se tornar DDR4... 

 

Enfim, prefiro gastar com o que é realmente necessário para pode jogar tranquilamente nos dias de hoje e _SE_ um dia ver que o desempenho não está me atendendo, dar um upgrade e pegar processador/memória/placa de vídeo melhor e mais novos e que atenda as minhas necessidades.

 

Concordo e assino embaixo.

Vale lembrar também que um gabinete bem refrigerado e um bom cooler garante o desempenho e a vida útil de toda a configuração.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem lembrado o que @NIGHT FALL falou, um bom gabinete bem refrigerado aí pra sua configuração seria indispensável.

 

Agora outro detalhe que não tinha visto, essa fonte aí que você escolheu... Pelo mesmo preço dela você consegue pegar outras melhores como:

 

XFX 550w Core Edition: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

Seasonic 520: https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

CX600: http://londritech.com.br/fonte-atx-semi-modular-600w-realcx600m80-plus-bronzecp-9020060-ww-6241.html

 

E pelo preço dessa B85 você já consegue placa-mãe de chipset H97 também...

https://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-d3h-chipset-h97-lga-1150-box

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem lembrado o que @NIGHT FALL falou, um bom gabinete bem refrigerado aí pra sua configuração seria indispensável.

 

Agora outro detalhe que não tinha visto, essa fonte aí que você escolheu... Pelo mesmo preço dela você consegue pegar outras melhores como:

 

XFX 550w Core Edition: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

Seasonic 520: https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

CX600: http://londritech.com.br/fonte-atx-semi-modular-600w-realcx600m80-plus-bronzecp-9020060-ww-6241.html

 

E pelo preço dessa B85 você já consegue placa-mãe de chipset H97 também...

https://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-d3h-chipset-h97-lga-1150-box

Não havia pensado por esse lado @Thund. Obrigado pela semi-aula hehe, mas se o i7 não se faz necessario, qual processador você recomendaria pra mim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoBulo, não sou o Thund mas posso lhe responder, até um I5 4440 já atenderia bem, em vários testes já foi comprovado que o I5 é igual ao I7 em jogos.

Sobre a GTX 780 e GTX 780TI, ela não é MUITO mas você que decide se vale o investimento.

Sobre a linha 97 de placas-mãe, ouvi comentários falando que foi uma decepção quase nenhuma inovação, e a série 8x será o mesmo socket da próxima linha de processadores ou seja mais uma vez fica ao seu critério.

Pelo o que eu vi você teria na faixa de uns 4.500 ~5k pra investir certo ?

Processador: http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box R$ 585

Placa Mãe: http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-d3h-chipset-h97-lga-1150-box R$ 427

Placa de Video: http://www.pichau.com.br/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx780-windforce-3x-3gb-384bit-gv-n780oc-3gd-rev2-0-box R$ 1830

Memórias: http://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-kingston-hyperx-fury-4gb-1x4-1600mhz-white-hx316c10fw-4-box R$ 390 (As duas)

Fonte: http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box R$ 254

Gabinete: http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-raidmax-scorpio-black-windows-503wb-box-2113 R$ 308

HD: http://www.pichau.com.br/hd-western-digital-1tb-caviar-blue-sata-iii-3-5-wd10ezex-oem R$ 233


SSD: http://www.pichau.com.br/destaques/ssd-kingston-v300-60gb-sata-iii-sv300s37a-60g-box (Se quiser x2 Para fazer RAID 0) R$ 225 Cada.

TOTAL: R$ 4252 (Com dois SSD's 4477)

Isso pesquisando somente na PICHAU.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@BrunoBulo, não sou o Thund mas posso lhe responder, até um I5 4440 já atenderia bem, em vários testes já foi comprovado que o I5 é igual ao I7 em jogos.

Sobre a GTX 780 e GTX 780TI, ela não é MUITO mas você que decide se vale o investimento.

Sobre a linha 97 de placas-mãe, ouvi comentários falando que foi uma decepção quase nenhuma inovação, e a série 8x será o mesmo socket da próxima linha de processadores ou seja mais uma vez fica ao seu critério.

Pelo o que eu vi você teria na faixa de uns 4.500 ~5k pra investir certo ?

Processador: http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-4460-haswell-3-2ghz-6mb-quad-core-box R$ 585

Placa Mãe: http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-d3h-chipset-h97-lga-1150-box R$ 427

Placa de Video: http://www.pichau.com.br/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx780-windforce-3x-3gb-384bit-gv-n780oc-3gd-rev2-0-box R$ 1830

Memórias: http://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-kingston-hyperx-fury-4gb-1x4-1600mhz-white-hx316c10fw-4-box R$ 390 (As duas)

Fonte: http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box R$ 254

Gabinete: http://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-raidmax-scorpio-black-windows-503wb-box-2113 R$ 308

HD: http://www.pichau.com.br/hd-western-digital-1tb-caviar-blue-sata-iii-3-5-wd10ezex-oem R$ 233

SSD: http://www.pichau.com.br/destaques/ssd-kingston-v300-60gb-sata-iii-sv300s37a-60g-box (Se quiser x2 Para fazer RAID 0) R$ 225 Cada.

TOTAL: R$ 4252 (Com dois SSD's 4477)

Isso pesquisando somente na PICHAU.

 

 

Caraca amigo, muito obrigado, nao conhecia esse site, mas pelo visto ele é confiavel. Obrigado mesmo pelos preços e tudo mais, agora pude ver que posso economizar bastante na montagem da criança hehe

 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...