Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de Hardware


HU4N
Ir à solução Resolvido por marcoa131,

Posts recomendados

Bom dia.

 

Eu tenho uma pequena experiência em manutenção de computadores e as vezes faço uns trabalhinhos pra ganhar uma grana, acho que até pretendo transformar isso em um negócio mais no futuro.

 

Mas atualmente chegam a mim vários computadores antigos pra mim dar uma olhada e não tenho o que fazer pois não tenho uma placa mãe em bom estado, que seja compatível com memórias e processadores antigos, pra poder testar os componentes do PC antigo.

 

Situação que me privo de alcançar melhores resultados e reputação.

 

O que queria é saber se existe um equipamento próprio pra testar memórias DDR1 e DDR2 pois tenho umas memórias aqui e nem sei o que fazer com elas porque não sei se funcionam.

 

Peço encarecidamente a ajuda do Fórum.

 

Att, Huan Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom dia.

 

Eu tenho uma pequena experiência em manutenção de computadores e as vezes faço uns trabalhinhos pra ganhar uma grana, acho que até pretendo transformar isso em um negócio mais no futuro.

 

Mas atualmente chegam a mim vários computadores antigos pra mim dar uma olhada e não tenho o que fazer pois não tenho uma placa mãe em bom estado, que seja compatível com memórias e processadores antigos, pra poder testar os componentes do PC antigo.

 

Situação que me privo de alcançar melhores resultados e reputação.

 

O que queria é saber se existe um equipamento próprio pra testar memórias DDR1 e DDR2 pois tenho umas memórias aqui e nem sei o que fazer com elas porque não sei se funcionam.

 

Peço encarecidamente a ajuda do Fórum.

 

Att, Huan Carlos

Existem placas de diagnóstico para placas mãe (PC analyzer) e até placas que testam o SPD (serial presence detect) dos pentes de memória, existem dois tipos dessas placas de diagnóstico para as placa-mãe, as passivas e as ativas. As passivas simplesmente fazem a leitura dos códigos emitidos pelo BIOS durante o POST, essas placas costumam ser baratas e servem para quase que apenas dar uma descrição mais detalhada dos erros que o BIOS consegue relatar "bipando", as ativas que são bem caras são as únicas que realmente testam isoladamente o hardware ligado na MOBO, mas de qualquer forma, elas tem um programa de diagnóstico embutido, ou seja, o sistema vai ter que ao menos ligar para que a placa de diagnóstico teste o hardware, sendo inutil se o placa mãe ou a GPU estiverem em curto, por exemplo.

A melhor forma de testar as memórias DDR1 (por experiência própria) e com uma MOBO Socket 478, já que elas normalmente suportam a maioria das memórias DDR1.

Pra testar DDR2, basta uma placa socket LGA775 com o bom e velho G31.

Se a placa mãe, fonte e processador estão ok e você conseguiu com que o sistema tenha sucesso no POST(deu vídeo e começou a detectar o hardware), o próximo passo seria "bootar" a partir de um CD/DVD/flash-drive no memtest86 ou outro software de teste de memória e deixar rodando por no minimo 12 horas, se for usar mais do que um pente de memória, teste cada pente separadamente e depois juntos (as vezes a memória roda estável sozinha mas falha em dual-channel ou visse-versa).

Depois da barricada de testes com o memtest86, e um boot/instalação com sucesso no windows, não esquecer de rodar mais 12horas  no modo "blend" do prime95.

Espero ter esclarecido mais do que complicado, mas a metodologia correta para testar hardware ainda é um tanto quanto abstrata, sendo a unica forma de validar a estabilidade  do sistema rodar diversos testes específicos no pior cenário possível (worst case scenario), submetendo o hardware ao seu máximo de estresse seguindo certos padrões, ótimo exemplo disso são os testes padronizados que o Gabriel Torres faz nas fontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!