Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

duvidas sistema operacional notebook antigo

Recommended Posts

Visitante

qual é o melhor sistema para instalar em um notebook com intel core 2 duo 1.6ghz, 1 gb ram ddr2 e hd de 160 gb? um sistema leve e q nao trave

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Windows 7 roda tranquilamente nessa configuração. Se quiser mais garantia de leveza use a versão Home Basic do Windows.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

no note tem um adesivo do windows vista mas vejo mt gente falando mau dele inclusive q é pesado e por isso queria o sistema q mais se adeque a essa config sem travar e sem gargalo mesmo eu abrindo varias paginas da internet

Compartilhar este post

Link para o post

no note tem um adesivo do windows vista mas vejo mt gente falando mau dele inclusive q é pesado e por isso queria o sistema q mais se adeque a essa config sem travar e sem gargalo mesmo eu abrindo varias paginas da internet

aqui em casa tem um notebook antigo também (de 2008) que é um dell inspiron 1525  core 2 duo 2.0 ghz, 2gb ram, hd 160gb... ele está com windows 8.1 pro 64 bits instalado e funciona extremamente rápido e também veio com windows vista de fábrica

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com esse adesivo do Windows Vista você pode instalar o Windows 7 normalmente, vai funcionar até melhor e com mais fluidez do que o Windows Vista.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos.

SNESMANIAC87, 

O Win 7 Utimate corre há anos no meu note HP com Intel Core 2 duo 1,83 GHz sem problemas.

Cumprimentos a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

o windows 7 é mais leve e consome menos RAM do q o Windows 8 e 8.1?

O 8.1 é mais rápido que o 7 , tem um gerenciamento de memoria melhor, e da boot em poucos segundos

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

a minha preocupação é com a memoria pois meu note só tem 1 gb ddr2 e o vista para ele é sesado, tem gente q fala q o 7 é mais leve q o 8 e tem gente q diz o contrario

Compartilhar este post

Link para o post

a minha preocupação é com a memoria pois meu note só tem 1 gb ddr2 e o vista para ele é sesado, tem gente q fala q o 7 é mais leve q o 8 e tem gente q diz o contrario

Ambos possuem os mesmos requisitos do sistema, possuem o mesmo núcleo mas o 8.1 tem mais funçoes e gerenciamento melhor... Mesmo q você tenha 1 gb de ram, instale uma versao 64 bits por causa do processador, e memoria ram é baratinho você gastaria uns 40 reais no maximo pra por mais 1gb

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa configuração certamente será utilizado apenas para atividades básicas, nem tanto pelo processador pois ele é mais que suficiente para rodar o Windows 7, 8 ou 8.1, teu maior problema está na memória RAM, seria realmente interessante você ver a possibilidade de fazer uma upgrade de memória, verifica quantos slots de memória ele tem, se for dois, tira a memória e coloca no outro slot para ver se está funcionando perfeitamente antes de comprar um pente de 1GB, ou talvez tenha que substituir o atual por um superior de 2 GB, eu recomendaria o 7 de 32bits se for usar apenas 1GB apesar de que esse processador foi projetado para arquitetura de 64bits, ou o 7 64bits para 2 GB, o Windows 8 foi desenvolvido tendo por base o 7, porém foi adicionado vários novos recursos que podem exigir mais memória RAM do que o 7, sem falar que se for para um usuário que não conheça o sistema ficará perdido com o Windows 8 ou 8.1, e mais, é importante que se for usar apenas 1 GB deverá instalar já a versão 7 SP1 e não instalar muitos programas que fiquem sempre em execução com o Windows, antivírus por exemplo consomem uma parte da memória RAM, se for instalar antivírus gratuito eu recomendo o Microsoft Security Essentials que está sempre se atualizando com ameaças pra Windows (caso seja Windows 8 não será necessário instalar pois o Windows Defender substitui o Microsoft Security Essentials), e também instala o USB Disk Security que protege da maioria de pragas de pendrive que passam despercebidas pelos antivírus. Após a instalação de todos os programas que serão usados você pode escolher quais deles você não quer que seja executado automaticamente na inicialização do Windows, basta digitar dentro de executar o comando msconfig na aba serviços você oculta os da Microsoft e ver quais programas instalaram serviço para rodar no início com o Windows em segundo plano e na aba inicializar quais os programas que serão também iniciados com o Windows. Também é possível aumentar a memória RAM diminuindo da que foi reservada para o vídeo, onde normalmente é de 64 a 256MB dependendo da fabricante da sua bios, algumas permitem alterar para 32MB que será o suficiente já que provavelmente não será usado para jogos com essa configuração, nem toda bios permite alteração mas vale a pena conferir.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

eu nao vou comprara mais memoria pois é um notebook antigo e nao compensa eu comprar um modulo novo, só quero o melhor sistema q se adeque a essa config

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

SNESMANIAC87,

Se quer um SO cheio de "bells & whistles" (enfim, "belezuras"), instale o "8ado" ou o "8ado.1".

Se quer um sistema que dê no seu note, com as configurações dele, teste o 7 (recomendo a versão Ultimate). De qualquer forma, convém instalar também o CCLeaner mal possa (para limpezas e optimizações), mas não há só este excelente freeware. Tem mais - link da minha assinatura.

Ah, e sempre que se lembrar,  no CCleaner vá a Ferramentas --> Arranque e clique nos vários "botões" pra ver o que arranca com o Windows. Tem muito programinha que se repimpa no arranque e gasta memória e recursos sem necessidade. Negue à vontade, mas evite eliminar; é que se houver algum problema, pode sempre pôr a permitir de novo.

Boa escolha, e cumprimentos.

PS: Mas 1 GB de RAM é mesmo muito pouco. Sugeria mais 1 GB de RAM. Veja se consegue arranjar "mais em conta", por exemplo de um amigo ou conhecido.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

peças de notebook sofrem com problemas de eletroestatica como ocorre com desktop? levei  o notebook a uma loja de eletronicos e a atendente abriu ele na minha frente e tocou nas memorias ram, na placa do hdd e em outras partes sem ter luva ou pulseira antiestatica e fiquei preocupado se danificou algo, levei para testar uma nova fonte de note

sobre o ccleaner eu ja uso ele a muito tempo e é eficiente

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

peças de notebook sofrem com problemas de eletroestatica como ocorre com desktop? levei  o notebook a uma loja de eletronicos e a atendente abriu ele na minha frente e tocou nas memorias ram, na placa do hdd e em outras partes sem ter luva ou pulseira antiestatica e fiquei preocupado se danificou algo, levei para testar uma nova fonte de note

sobre o ccleaner eu ja uso ele a muito tempo e é eficiente

Infelizmente, em hardware não posso ajudar, não sei o suficiente.

Ainda quanto ao 7 dar bem no seu note, sem congelamentos nem 'sobressaltos', é também uma questão de desabilitar certos serviços que nem precise. O link abaixo irá dar-lhe mais umas luzes sobre  o Vista e o 7:

http://www.superdownloads.com.br/materias/5943-desativando-servicos-desnecessarios-no-windows.htm

Sobre o CCleaner, eu concordo totalmente com você, SNESMANIAC87, mas costumo usar mais uns poucos. Por favor clique - isto se quiser, claro - no link da minha assinatura.

Boa escolha de SO, e cumprimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais memória melhora muito esse notebook. Quanto ao SO pode ser o 7 ou o 8.1 como os colegas já recomendaram, ambos são melhores que o Vista.

Qaunto a eletrostática sempre se deve ter o cuidado de não tocar nos componentes, infelizmente existe muito descuido quanto a isso. Se era para testar a fonte pra que mexer nas memórias?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

tem algum programa q mostre se há algum erro nas memoria ram, hd etc por causa da estatica?

Compartilhar este post

Link para o post

É só pesquisar aqui no fórum: memtestx86 para memórias e HDTunePro para o HD. Não existe teste para eletrostática, existe teste para avaliar o componente quanto a desempenho e erros.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

os testes desses 2 programas sao capazes de identificar se algo ocorreu de erro causado por eletroestatica? esse memtest ja usei uma vez mas achei chato porque tinha q gravar em cd para usalo e eu tive q comprar um cd só para ele

Compartilhar este post

Link para o post

os testes desses 2 programas sao capazes de identificar se algo ocorreu de erro causado por eletroestatica? esse memtest ja usei uma vez mas achei chato porque tinha q gravar em cd para usalo e eu tive q comprar um cd só para ele

Os testes indicam erros, não dá para saber se a origem é estática ou não. O memtest é bom justamente porque é independente do sistema operacional. Pode instalar num pendrive.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

tem algum parecido com o memtest e q nao exije pendrive ou cd? eu estou sem esses 2 midias

você mostrou programas para a ram e hd, e para a placamae e processador tem algum programa para verificar qualquer erro seja por estatica ou nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso memtest. No Windows tem a Ferramenta de Diagnóstico de Memória. Existem programas para estressar os componentes, procure no google, mas para que quer isso? Se está funcionando deixa quieto, forçar um equipamento antigo pode detoná-lo de vez.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

tem algum programa q mostre se há algum erro nas memoria ram, hd etc por causa da estatica?

Hiren's Boot CD tem montes e montes de freewares para isso. Muitos são "portable" (não precisam ser instalados).

Conteúdo: http://www.hiren.info/pages/bootcd

Download: http://www.hirensbootcd.org/download/

Giua básico e download: http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm (daqui, baixe SEM instalador).

EDIT

Pode tê-lo no note, ou em uma midia - bootável de preferência - como CD, DVD, pen, etc.

CD/DVD e pen são praticamente imprescindíveis, SNESMANIAC87.

Cumprimentos.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    5
    Visitante

eu nao quero forçar nenhum hardware, só testalo ao maximo para ver se tem algum erro q foi provido da estatica 

eu nao entendi muito bem a funcionalidade desse Hiren's Boot CD, ele procura qualquer erro no hd, placamae, ram e processador? nao necessita ser gravado em cd ou pendrive? pois acho isso chato

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais