Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de leitura HDs SATA II e SSD


xTRiPx

Posts recomendados

Prezados, muito boa tarde!

Há algum tempo fiz um upgrade no meu desktop, onde só aproveitei os antigos HDs SATA II, um de 1TB e 500GB. Nesta nova máquina, tenho um SSD 240GB onde está instalado o sistema e aplicativos, e os dois SATA II servem para armazenar dados.

 

O que acontece é o seguinte: Quando o sistema está a muito tempo sem acessar os HDs, e eu executo alguma função que exija isso (Salvar o conteudo de um torrent em algum deles, um download qualquer, dar play em uma música ou vídeo, coisas do tipo), o HD leva um ou dois MINUTOS pra conseguir o acesso. Os HDs fazem aquele barulho como se fosse um leitor de DVD iniciando (!!) e depois desse tempo eu consigo o acesso. o PC funciona normal, rápido como sempre, mas o programa que tava tentando acessar fica travado e o windows fica mostrando aquela barra verde na parte superior de que tá indexando os itens para o acesso.

 

O que poderia ser? O modelo da placa mãe é GA-H81M-HD3, me certifiquei de ter plugado ambos em sua entrada correta.

 

Dese já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São sim, o teste da segunda tela demonstra aonde está o problema, 99% de chance de ser este HD. Está com badblocks que foram realocados (156 em número decimal).

O micro apresenta este problema pois tentar ler o HD e ele nao trava pois há um setor defeituoso.

Faça backup imediatamente do que for importante e estiver nele (do que conseguir).

Tente acompanhar se esse numero muda com o tempo, se continuar aumentando o HD está condenado.

Sugiro que desconecte ele da maquina e veja se o problema para.

Depois você pode baixar o aplicativo do fabricante e realizar uma formatação de fábrica nele, para tentar verificar o estado geral dele e marcar eventuais setores defeituosos ainda pedentes de realocação.

 

O ultra DMA crc erro do 1o HD tb é um erro chato, mas geralmente trocar o cabo sata ja resolve.

 

Em que portas os HDS e SSD estão instalados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas portas certinhas, sata II pros HDs de 1TB e 500GB e sata III pro SSD. Me certifiquei que não era isso que causava o problema.

De qualquer maneira, fiz backup de todos os dados importantes, vou retirar pra fazer o teste e volto a informar. De qualquer maneira vou providenciar outro, porque esses aí já passaram do prazo de abrir o bico (ambos tem mais de 5 anos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!