Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desativar cores do processador via software


marceloo
Ir à solução Resolvido por marceloo,

Posts recomendados

Tenho um FX 6300 e gostaria de saber se tem algum meio de desativar alguns cores do processador via software.

 

Algo como perfis, assim:

 

Perfil 1: Ativa todos os núcleos

Perfil 2: Desativa 2 núcleos

 

Só consegui fazer isso pela bios, queria fazer isso para economizar energia, mas na verdade não sei se será significativo a economia.

 

Existe algum programa que faz isso? No AMD OverDrive tem uma aba que se chama Perfis Inteligentes da AMD, mas não entendi como funciona, e nem sei se dá pra criar outros perfis.

 

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digite "msconfig" na pesquisa do botão de iniciar e escolha o tab "Inicialização de Sistema / Opções Avançadas. Defina o número de núcleos para ativar na caixinha. A caixinha desmarcada é para usar todos os núcleos. Reinicie o computador e confira depois no Gerenciador de Tarefas para saber se mudou.

 

Mas você pode usar outras coisas para economizar energia. O processador em idle não gasta nada. Mesmo no uso diário, com os seis núcleos, você não economizaria muita coisa. Eu acho besteira desativar os núcleos por questões de economia. E o FX-6300 nem é dos mais beberrões. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digite "msconfig" na pesquisa do botão de iniciar e escolha o tab "Inicialização de Sistema / Opções Avançadas. Defina o número de núcleos para ativar na caixinha. A caixinha desmarcada é para usar todos os núcleos. Reinicie o computador e confira depois no Gerenciador de Tarefas para saber se mudou.

 

Mas você pode usar outras coisas para economizar energia. O processador em idle não gasta nada. Mesmo no uso diário, com os seis núcleos, você não economizaria muita coisa. Eu acho besteira desativar os núcleos por questões de economia. E o FX-6300 nem é dos mais beberrões. 

 

Para economizar energia é mais fácil entrar na BIOS e reduzir o Vcore do processador que na linha FX é extremamente alta. Não me recordo se a linha Fx é possui o mesmo Vcore padrão da linha Phenon II (1,36v).

No meu X4 reduzi de 1,36v para 1,25v e roda liso do mesmo jeito, além de ter reduzido o consumo reduziu bastante as temperaturas.

Faça o teste, e uma excelente alternativa.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...