Ir ao conteúdo

Placa mãe Dell Optiplex 745 queimando processadores.

Igor Abdo

Posts recomendados

Postado

Coloquei um processador Intel Dual Core E2160 de 1.8GHZ/1M/800/06 no Dell Optiplex 745 e funcionou, mas quando fui ligar no outro dia o processador tinha queimado. Comprei um processador Pentium 4 de 3.0GHZ/2M/800/06 para substituir e queimou logo de cara também  :o

Minha dúvida é a seguinte, como testar a placa mãe para não queimar mais processadores? Será que a fonte pode estar desregulada também? 

Postado

Olá amigo, a primeira coisa a se fazer é verificar a tensão dos reguladores do Vcore, meça sem processador e com o processador (use um celeron 775 que ninguem quer)

Com o multímetro em mãos,aterre a ponta preta no gabinete ou no negativo/comum da fonte; coloque a ponta vermelha do multimetro na saída dos transformadores toroidais do circuito do vcore (use a escala de 2v) e poste aqui o resultado.

Qual era o processador que tinha antes ?, queimou ou fez upgrade ?

Postado

Olá amigo, a primeira coisa a se fazer é verificar a tensão dos reguladores do Vcore, meça sem processador e com o processador (use um celeron 775 que ninguem quer)

Com o multímetro em mãos,aterre a ponta preta no gabinete ou no negativo/comum da fonte; coloque a ponta vermelha do multimetro na saída dos transformadores toroidais do circuito do vcore (use a escala de 2v) e poste aqui o resultado.

Qual era o processador que tinha antes ?, queimou ou fez upgrade ?

Oi amigo, comprei o multímetro mas já pesquisei onde fica esses transformadores toroidais do circuito do vcore mas não consigo achar, segue a imagem da minha placa, por favor circule onde tenho que medir, obrigado pela resposta.

placa-me-dell-optiplex-745-sff-funcionan

Postado

Observe que o circuito de alimentação dessa placa é de 3 fases, portanto tem 3 toroidais, que são aqueles componentes circulares deitado na placa, possuem algumas voltas de fio esmaltado.

voce também poderá medir por baixo dos capacitores sólidos, mas tem que tirar a placa do chassi/gabinete.

Essa placa possui check points para teste, mas agora não lemmbro quais, meça na saída dos toroidais.

A saída normalmente é sempre do lado do processador.

Certifique-se que os processadores anteriores tenham realmente queimados, já testou em outras MoBos ?

Postado

Observe que o circuito de alimentação dessa placa é de 3 fases, portanto tem 3 toroidais, que são aqueles componentes circulares deitado na placa, possuem algumas voltas de fio esmaltado.

voce também poderá medir por baixo dos capacitores sólidos, mas tem que tirar a placa do chassi/gabinete.

Essa placa possui check points para teste, mas agora não lemmbro quais, meça na saída dos toroidais.

A saída normalmente é sempre do lado do processador.

Certifique-se que os processadores anteriores tenham realmente queimados, já testou em outras MoBos ?

Amigo Stealth, fiz o teste e na saída dos três toroidais está marcando 1.05 na escala de 2v. Já testei os processadores em outra mobo e estão danificados, comprei o computador sem processador no leilão, o dual core até ligou e desligou normal, mas quando fui ligar estava queimado, o processador esquenta normal, mas parece que entra em curto. Com o pentium ele nem chegou a ligar, só de ter colocado o processador queimou, reparei que quando desligo o pc segurando o botão power demora para as saidas dos toroidais marquem 0.00, vai baixando aos poucos, isso é normal? 1.05 quando ligado sem processador está normal? 

Postado

1.05 tá normal quando está sem processador, põe alguns desses queimados e refaça a medição, veja se a tensão é a mesma da tabela do processador (1.3, 1.2 vai depender do processador testado)

Já fez a inspeção visual com a placa fora do case ?, faça uma observação minuciosa em trilhas em curto, parafusos, objetos estranhos e umidade atras da placa, tentou ligar ela fora do gabinete pra ver se sobe ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!