Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 0 em HDs (1TB e outro 2TB)


SuperMax

Posts recomendados

1. Tem como fazer um RAID 0 com 2 HDs, um de 1TB e Outro de 2TB, criando um Raid de 2 TB (1tb de cada HD) e fazer uma outra partição a parte com o restante do segundo HD que não foi usado no RAID, ou seja, mais 1TB do segundo HD fora do sistema raid?

 

eu vi um tutorial, explicando algo parecido  com 2 hd de 160 e 250gb, mas era com linux.

 

Dá pra fazer isso com windows 7 ou 8 tambem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o ganho de velocidade é com o RAID0 apenas... quanto ao SO criar ou não... não é bem assim

 

para o RAID, presume-se PELO MENOS, 2 hds....

 

quando eu fiz o meu, usei esse tuto aqui

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-RAID/651

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse na verdade não seria um Raid, não teria ganho de performance, só estaria somando os volumes, é isso? Ou ele vai salvar o arquivo tb um pedaço em cada disco?

 

Olá @SuperMax

Se você utilizar o RAID 0, o espaço total disponível em disco será a soma da capacidade de cada drive utilizado e neste sistema de armazenamento ocorre a segmentação dos dados para cada um dos HDs, resultando assim em aumento do desempenho de leitura e escrita em disco. Vale lembrar que se ocorrer uma falha grave em um dos drives utilizando o RAID 0, você poderá perder todos os arquivos dos discos utilizados neste sistema. Aliás, é estranho o RAID 0 ter esse nome, pois a sigla RAID significa Redundant Array of Independent Disks (Matriz Redundante de Discos Independentes), sendo que de redundante o RAID 0 não tem nada, mas tem como característica um aumento considerável na taxa de transferência de disco. Um sistema redundante implica em tolerância à falhas, o que não é o caso do RAID 0.

 

Já no RAID 1 ocorre a cópia de todos os dados gravados em um disco para outro disco ao mesmo tempo, sendo esse sistema mais indicado nos casos em que as informações são valiosas e que, caso ocorra falha em um disco, as informações poderão ser recuperadas no outro.

 

A recomendação é que devemos utilizar dois discos com a mesma capacidade e mesmo desempenho para criar um sistema RAID de qualquer tipo que seja. Mas é claro: isso não é uma regra rígida, porém, todo o sistema de armazenamento criado no RAID estará sujeito ao espaço em disco do drive com a menor capacidade e ao desempenho do disco mais lento.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

@ilkyest eu li esse e um outro q tem aqui tb no Clube do Hardware. mas fiquei com essa duvida.

 

@JulianoReis obrigado pelo detalhamento, o que eu gostaria mesmo é montar um raid 5 com 4 ou 5 HDs, mas isso não é possível. Minha MO não comporta isso, tb teria ter mtos HDs... etc.

Sou meio compulsivo por espaço, tenho muito video de filmes, series  e clipes guardados. A sorte é q consegui um NAS de 4TB, já quebra um galho. Por isso pensei em aproveitar pra melhorar o desempenho do PC, com esses 2 HDs, só q um tem 1TB e o outro tem 2TB, achei q era possivel fazer o raid com esse de 1TB + metade do outro de 2TB e sobraria essa outra metade livre, mantendo os 3TB. 

Se for perder 1TB ai acho que não é negocio, achei que daria um jeito de fazer o raid e manter os 3TB.

Comprar um outro HD pra fazer; ai já acho q não vale a pena, ai compro um ssd (ou dois pra fazer raid com ssd).

O problema relacionado com perder os dados com raid 0, tb não seria um problema pra mim, pois tb sou meio compulsivo com meus dados principais, q são documentos, configurações de programas, emails, fotos, musica e clipes, isso dá uns 200GB, e ficam sempre copiados nos 2 HD, um notebook, no NAS e em 2 servidores diferentes em nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

assim, vamos lá. ao criar o arranjo, eu nunca criei com hds mix... mas.. deve ter como você ter um array de 2Tb, e usar um tb de outro... acho que sim 

 

ACHO

 

Quanto a perder dados... em windows, sem dramas maiores... em linux é que o bicho pega

 

o drama é que, alguns verificadores de disco, a exemplo o hd sentinel, não é compativel com o raid... daí ele não mostra coisas como o hdsmart, e outros... tipo temperatura.

 

quanto a SSD, sem raid, eles já melhoram o desempenho, mas eu já sou desconfiado em nuvem, imagina em SSD... e você confia então... sossegado pra você

 

tente criar o array com 2 discos, usando 1Tb de cada. eu já fiz isso, e consegui, mas claro, não usei 100% de dois discos... tente 100% de 2, usando um... tente... mais que reformatar não irás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim, vamos lá. ao criar o arranjo, eu nunca criei com hds mix... mas.. deve ter como você ter um array de 2Tb, e usar um tb de outro... acho que sim 

 

ACHO

 

Quanto a perder dados... em windows, sem dramas maiores... em linux é que o bicho pega

 

o drama é que, alguns verificadores de disco, a exemplo o hd sentinel, não é compativel com o raid... daí ele não mostra coisas como o hdsmart, e outros... tipo temperatura.

 

quanto a SSD, sem raid, eles já melhoram o desempenho, mas eu já sou desconfiado em nuvem, imagina em SSD... e você confia então... sossegado pra você

 

tente criar o array com 2 discos, usando 1Tb de cada. eu já fiz isso, e consegui, mas claro, não usei 100% de dois discos... tente 100% de 2, usando um... tente... mais que reformatar não irás

eu não tenho nada de confidencial, não sou famoso, nem tenho fotos pelado pra vazar kkkk.

 

1. Mas com esse arranjo, também haverá ganho de desempenho? 

2. isso impediria de eu futuramente instalar um windows 8 em dual boot? e ele enxergaria essa partição cria pelo win7?

 

Obrigado mais uma vez pelo retorno,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!