Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Pessoal, montei o seguinte computador essa semana:

• Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core
  • Placa Mãe ASUS B85-E/BR
  • 1 Pente de Memoria CORSAIR 8 GB 1600MHz
  • Placa de Video MSI Radeon R9 280X OC 3GB GDDR5, 384Bits
  • SSD SAMSUMG EVO 840 120GB
  • HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5", WD10EZEX
  • Fonte XFX 550W
  • Monitor LG 19", resolução 1440 x 900 (esse eu já tinha)

No entanto esse pc está apresentando um problema, o GPU usage não chega nem a 70% proporcionando quedas de fps constantes. Quanto mais exigida a placa de vídeo, maior a queda do GPU usage e, portanto, queda de fps.

Li muito na internet, MUITO mesmo, e vi que o problema geralmente é ocasionado ou por gargalo (normalmente falam que é o processador) ou por drivers em conflito, digamos que eu tentei de tudo ou quase tudo, drivers, desabilitar economia de energia, etc.

No fim estou quase condenando a minha placa mãe, acho que meu processador não daria gargalo nessa configuração e a minha placa mãe eu peguei a melhor custo x benefício, mas eu acho que exagerei, talvez esteja perdendo desempenho nela, motivos concretos eu não tenho, mas eu não sei mais o que fazer e estou disposto a trocar a placa mãe.

Por fim, qual placa mãe vocês me indicam para essa configuração?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

1 - Desinstale os drivers de vídeo e instale novamente (baixe o mais atual do site da amd).

2 - Atualize a BIOS da placa-mãe (baixe no site da placa-mãe).

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

1 - Desinstale os drivers de vídeo e instale novamente (baixe o mais atual do site da amd).

2 - Atualize a BIOS da placa-mãe (baixe no site da placa-mãe).

Já fiz isso, Math.Pi, e não resolveu o problema. =/

Pelo que eu li pode ser gargalo em processador, placa mãe e agora há pouco eu vi um caso de um cara que mudou o monitor e melhorou, será que pode ser o monitor? Meu monitor é um LCD bem antigo (7 anos).

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz isso, Math.Pi, e não resolveu o problema. =/

Pelo que eu li pode ser gargalo em processador, placa mãe e agora há pouco eu vi um caso de um cara que mudou o monitor e melhorou, será que pode ser o monitor? Meu monitor é um LCD bem antigo (7 anos).

Abraços!

Não amigo mesmo o i5 mais simples , segura ate uma GTX 780/R9 290 sem gargalo algum.

Qual é seu sistema operacional ?

Já tentou baixar o slim driver ou driver booster, e tentar atualizar os drives.

Da uma olhada nesse vídeo :

Olha como os drives são tão importantes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo mesmo o i5 mais simples , segura ate uma GTX 780/R9 290 sem gargalo algum.

Qual é seu sistema operacional ?

Já tentou baixar o slim driver ou driver booster, e tentar atualizar os drives.

Olha como os drives são tão importantes.

Eu já atualizei todos os  drivers, não usei esses programas, mas atualizei normalmente.

Windows 7 ultimate 64 sp1.

Será que não é a placa mãe dando gargalo? E o monitor?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema pode ser ocasionado até por algum defeito na fonte. Mesmo os melhores modelos do mercado não estão livres de problemas desse tipo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, inicialmente esse 70% que você informou foi obtido através de programas de stress, ou somente com jogos?

O aconselhável é testar com os programas de stress.

Você liga seu pc em um no-break, filtro de linha ou direto na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pessoal, vamos lá. Eu usei o 3dmark 11 e o GPU ficou em 99% o tempo todo, apenas em jogos que cai a performance e detalhe: é só quando a placa é muito exigida que o GPU usage cai e o fps também. Testei o PC na minha TV aqui de casa a resolução 1920 x 1080 e de início pensei que tinha resolvido, entrei no jogo e estava a 99%, aí eu fui ativar o vsync e a performance caiu, aí eu desativei e nunca mais ficou em 99%. Agora está chegando nos 80%, mas quando ela é exigida cai para 20-30% e os fps vão pelo ralo.

Ligo num filtro de linha o pc.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês acham da GPU funcionar a 100% no 3Dmark 11 e não funcionar a 100% nos jogos. Eu pensei numa coisa, a minha placa pode funcionar no Dx 11.2, mas teria que trocar para windows 8. Será que pode ser isso? Eu uso o Dx 11.

Compartilhar este post

Link para o post

Instale o programa Core Temp, monitore o uso da sua CPU, bem como as temperaturas dela. Monitore também as temperaturas da sua placa de vídeo.

Acho improvável ser o monitor.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês acham da GPU funcionar a 100% no 3Dmark 11 e não funcionar a 100% nos jogos. Eu pensei numa coisa, a minha placa pode funcionar no Dx 11.2, mas teria que trocar para windows 8. Será que pode ser isso? Eu uso o Dx 11.

Mas o jogos roda em DX11?

Já tentou 3DMark (sem ser a versão 11)

Já tentou o FurMark?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o jogos roda em DX11?

Já tentou 3DMark (sem ser a versão 11)

Já tentou o FurMark?

Os jogos rodam em DX 11 sim.

Não tentei outro 3DMark, qual versão eu testo e onde eu posso baixar?

Não tentei o FurMark, onde eu posso baixar?

Abraços e muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à atualização da bios da placa mãe, eu pensei que tinha atualizado, mas não atualizei. Como eu atualizo? No site deles possuem 17 arquivos sobre a bios da minha placa mãe, qual devo instalar que tem chance de melhorar o desempenho?

http://www.asus.com/Motherboards/B85ME/HelpDesk_Download/

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pega o modelo de sua placa mãe e veja a Bios mais nova.E veja também se ela não é Beta.A mais nova que não for Beta é a mais estável e ideal.A minha Gigabyte tem o Qflash e a Asus tem um programa semelhante.Só tem que ver se voce precisa baixar ele ou a sua mobo já veio com ele incluso,com a minha veio.Eu atualizei por este vídeo,o procedimento deve ser igual,com outro programa da Asus.

http://www.youtube.com/watch?v=qPYXhz8BL-o

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Quais jogos você testou?

Alguém confirma essa informação de que mobo gargala VGA? Procede isso?

The Elder Scrolls Online é o que mais dá gargalo e BF4 de vez em quando.

Abraços!

Pega o modelo de sua placa mãe e veja a Bios mais nova.E veja também se ela não é Beta.A mais nova que não for Beta é a mais estável e ideal.A minha Gigabyte tem o Qflash e a Asus tem um programa semelhante.Só tem que ver se voce precisa baixar ele ou a sua mobo já veio com ele incluso,com a minha veio.Eu atualizei por este vídeo,o procedimento deve ser igual,com outro programa da Asus.

http://www.youtube.com/watch?v=qPYXhz8BL-o

Boa sorte!

Obrigado! Esse vídeo me ajudou muito, vou atualizar quando chegar em casa. Só não sei a opção da minha que eu tenho que colocar para atualizar, vou procurar.

Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com problema sério com a minha placa R9 280x. Baixei Injustice hoje na steam para jogar e a placa de vídeo não está sendo usada, está com GPU usage em 0% e o fps não fica acima de 40. Eu não sei mais o que fazer sinceramente. Já tentei de tudo

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Se voce atualizou a Bios já usando a VGA,desinstale os drivers da placa de vídeo antigos e reinstale.Pode ser isso,mas como voce disse que não está usando nada da VGA,pode ser um problema de instalação dos cabos ou de ativação no setup da placa mãe. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais