Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tomando Choques No Gabinete...


Du_Balaco_Bako

Posts recomendados

galera eu não sei se este é o lugar certo para postar isso, mas caras... eu tomo choque quando encosto em alguma parte metálica do gabinete (ou seja, todas!!)

quando estou tipo descalso....

isso é normal acontecer???? :help:

tem algo errado no micro, ou na rede eletrica????? :help:

como eu errumo isso??? :help:

Falw!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, porque se você sente choque seu gabinete tem um pontencial elétrico em relação ao terra, imagina o gabinete com um potencial elétrico envolvendo todo circuito da placa mãe. Isto pode causar interferência eletromagnética no circuito, além do risco de segurança com relação aos choques elétricos, o ideal é ter o aterramento tão falado aqui no forum.

Ps: Me desculpem confundi a dúvida e respondi errado ao autor do tópico e já editei o mesmo. O problema dele é de choque no gabinete e não de estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos responder de outra maneira.

Usar eletrodomésticos com aterramento é uma sugestão muito válida e recomendada pelas Normas Técnicas! No caso do PC, creio ser de vital importância, tanto para a segurança do usuário, quanto para a "saúde" do computador....recomendo sem dúvida que se faça um aterramento e que seja bem feito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Du_Balaco_Bako@29 jun 2004, 12:07

mas se eu não fizer aterramento, posso ter algum componente do micro danificado, por agum motivo??????

Pode fácilmente...

Um amigo me disse que ao ligar o fone de ouvido ele via "luizinhas azuladas" quando encostava no terminal. Na verdade eram faíscas causada pela eletricidade estática, e justamente por causa dela, ele perdeu o computador inteiro semana passada.

Queimou motherboard, memória, o controlador do HDD, cdrom, CPU etc.

Apesar de ter avisado sobre o aterramento, pela comodidade, ele pensou em deixar assim mesmo.

Deu no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B)

Bem, acho que poderei te ajudar há algum tempo trabalho na gerência de informática de uma empresa que saiu praticamente de um varal de fios para uma rede dimencionada e que atende todas as normas de segurança no que se refere à eletricidade.

Seguindo à risca os padrões você corre diversos riscos, o primeiro é perder algum componente ou a máquina devido à estática que causa ocilações nas tensões e corrente que corre em seu micro é como você tivesse pequenos curtos ocorrendo constantemente na placa-mãe, placa de vídeo, HD, Modem...; segundo é a possibilidade de um aparelho qualquer de sua residência que tenha o fio-terra conectado à rede eletrica descarregar um possível pico de tensão no terra e consequente no seu computador podendo queimar desde a fonte até o monitor; terceiro variações de tensão e picos de tensão o terra não é meramente o fio verde do chuveiro ou o terceiro pino da tomada é um elemento de segurança para o aparelho óbvio que existem os fuzíveis mais quando há uma variação muito alta o sistema pode não absorver talvariação que é descarregada no terra que protege não só o aparelho como todo o sistema elétrico da casa; quarto existe um componete elétrico chamado DR (a princípio necessário em qualquer rede elétrica) que protege o usuário num caso hipotético de um curto em seu sistema elétrico que cause a energização do terra, consequentemente a carcaça de seu micro irá ficar eletrificada quando isso ocorre o DR desarma a eletricidade evitando que as pessoas tomem choques que por mais ***** que pareça pode causar a morte de alguém.

Espero que tenha esclarecido que há risco sim em tomar choques na carcaça do computador.

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wellingtonuemura
(Du_Balaco_Bako @ 29 jun 2004, 12:07)

mas se eu não fizer aterramento, posso ter algum componente do micro danificado, por agum motivo?????? 

Pode fácilmente...

Um amigo me disse que ao ligar o fone de ouvido ele via "luizinhas azuladas" quando encostava no terminal. Na verdade eram faíscas causada pela eletricidade estática, e justamente por causa dela, ele perdeu o computador inteiro semana passada.

Queimou motherboard, memória, o controlador do HDD, cdrom, CPU etc.

O que o Wellington citou acima é verdadeiro, quando se tem o gabinete carregado eletrostaticamente, quando conectamos algum "plug" é comum sair centelhas eletricas que são na realidade descargas eletricas de alta intensidade (milhares de Volt) :ahh: . Quando estas descargas atingem os terminais das interfaces das placas do micro está alta tensão é conduzida ao circuito das placas do micro que foram projetadas a trabalhar a no maximo 12v (maxima tensão fornecida pela fonte do micro). Concluindo, suas placas (video, som, modem, matherboard, etc) correm serio risco de queimar :cry: quando se tem um gabinete se carregando eletrostaticamente.

Um comentário, O Welligton está absolutamente certo quanto ao risco que se tem neste caso, mas a estória por ele contada me parece um pouco exagerada :wacko: , seria comom queimar uma ou no maximo duas placas, já que as descargas ocorrem em pontos especificos, entretanto não duvido do fato já que sei que isto é possivel, mas vale a pena conferir com seu amigo até onde essa estória é verdadeira, post a resposta aqui. ok?

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mansonk2, queimou mesmo, não foi exagero pois não estamos aqui para competir quem tem a pior história para contar.

Eletricidade estática não obedece regras ou polaridade, não há como dizer o "quanto" de carga a caixa acumulou para fazer tal estrago.

Na SONY mesmo recebiamos filmadoras dos clientes para manutenção com o processador lascado no meio por causa de eletricidade estática.

Alguns anos atrás quando apareceu os primeiros casos de CD's que "explodiam" muito achavam o caso um absurdo, como explodir dentro do drive?

Mais tarde soube-se que acontecia mesmo.

Honestamente não estou aqui para brincar ou "criar" histórias.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://members.iweb.net.au/~pstorr/pcbook/images/burn2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.maxim-ic.com/tarticle/images/E25Fig01.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.pennnet.com/articles/cr/cap/cap_acf5e5.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images.pennnet.com/articles/cr/cap/cap_0400spec6.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

http://cr.pennwellnet.com/Articles/article...blication_ID=15

http://www.semiconfareast.com/fmechs_die.html

http://members.iweb.net.au/~pstorr/pcbook/book5/esd.htm

http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/651

Esse assunto é sério e só acreditam nele, depois que acontece, aí já é tarde demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!