Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ci 555


lukas360

Posts recomendados

Olá, @lukas360

 

Só sei isto teoricamente. Segundo sei, o ci 555 costuma esquentar bastante. Uma solução possível é usar um bem grande, pra ajudar melhor na dissipação de calor.

 

Perdão, mas tenho que corrigir a info acima. Li mal as informações, e o que aquecia bastante era um triac, e não o ci 555.

 

Cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @lukas360

 

Só sei isto teoricamente. Segundo sei, o ci 555 costuma esquentar bastante. Uma solução possível é usar um bem grande, pra ajudar melhor na dissipação de calor.

 

Cumprimentos.

O que eu achei estranho é que ele está esquentando somente ligado na alimentação, sem nenhuma carga. E acredito que por ele estar esquentando o resto do circuito oscilador não está funcionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certamente que esse seu CI está com defeito. Ou algum curto em sua montagem..

Veja ai, do próprio datasheet dele.

Com 5 Volts na alimentação sua demanda de corrente, sem carga alguma, é tipicamente de 3 mA ou seja 5V x 0,003A = 15 mili Watts

Se alimentado por 15 Volts a corrente sobe para 10 mA e a potência dissipada seria de 15V x 0,01 = 150 mili Watts. Qualquer um dos dois sem a menor condição de sentir qualquer elevação de temperatura do chip, ao troque do dedo..

 

LM555_zps1eac9843.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!