Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Takeshi de Souza

RESOLVIDO warning 0251: system CMOS checksun bad - Default configuration used

Recommended Posts

Olá Galera!

Faz um tempo que estou tempo o problema que aparece na foto abaixo, a maioria das vezes que ligo o notebook - Itautec W7410 O.S. Windows 7 Ultimate x86 - aparece esse erro, mas o estranho é que as vezes ligo e não aparece o erro, ele funciona normal. Quando aparece o erro, pressiono o F1 e ele inicia normalmente, não apresenta mais erros, exceto a hora e data que sempre volta pro padrão e tenho que ficar arrumando toda vez. Estive pesquisando e verifiquei que pode ser necessário trocar a bateria da placa mãe ou bateria da BIOS, conforme ensina este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=BxWpJKK83mg é isso mesmo? trocando essa bateria que esse cara fala no vídeo resolveria esse problema? Trocando essa bateria eu poderia perder algum dado/documento ou alguma coisa? o que aconteceria quando colocasse a nova bateria?

Não tenho tempo e não quero levar na assistência técnica, tenho alguns conhecimentos básicos de montagem e manutenção de micro e acredito que posso fazer isso.

Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.

post-741882-0-47157800-1415381730_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, a placa-mãe tem uma bateria para manter dados da bios e data/hora. Quando essa bateria fica sem carga ocorre esse erro citado. Geralmente a bateria é do tipo CR2032. Trocar a bateria não causa nenhuma perda de dados/documentos, é um procedimento simples desde que você saiba desmontar o notebook para chegar até a bateria. Depois de trocar acerte a data/hora e tudo deve funcionar normalmente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ricardov, @Takeshi de Souza - Não precisa, necessariamente, perder carga. Se porventura a bios se perder dá isso...

entre nela, e salve... isso mesmo... salve sem alterar nada, ou altere 1 minuto no relógio

se der de novo, daí sim é bateria

• Confuso 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda Ricardov e ilkyest

ilkyest acabei de fazer isso que sugeriu, vou acompanhar pra ver se volta a acontecer, se acontecer vou realmente comprar outra bateria e trocar. Mas não sei se realmente vai funcionar porque quando começou a acontecer esse erro eu alterava a hora já na bios e salvava, mas o erro sempre voltava.

De qualquer agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera!

Apenas para postar resultado a cerca do procedimento sugerido pelos colegas do fórum e para servir de orientação pra quem se encontrar com o mesmo problema, visto ser comum (a bateria da placa-mãe dura de 2,5 a 5 anos)

Fiz a troca da bateria da placa-mãe CR2032 e o problema foi resolvido! não apareceu mais esse erro, nem estou tendo mais dificuldades pra ligar o note (antes tinha que apertar o botão power umas três vezes pra ligar).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais