Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ibere

RESOLVIDO Configurar Rede Wifi com Modem Roteador

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Meu problema é o seguinte:

Quadro anterior

Eu trabalho em uma escola, que tem uma rede simples com 3 roteadores interligados e uma internet speed/vivo.

Nesta rede tem umas 25 conexões, entre computadores, notebooks, camera IP, cameras via DVR. Nesta rede consigo imprimir por rede e acessar as cameras externamente, pois as portas estão todas configuradas no roteador 1 (pois o modem tem todas portas liberadas já). No roteador 1 eu tenho um filtro de MAC para os alunos nao utilizarem a internet, pois a disponibilidade aqui é de apenas 2mb, então só pra adm ja fica lento, imagina se todos alunos pendurarem na rede, vai parar tudo.

Quadro atual

Contratamos aqui o Vivo Box 4G a titulo de experiencia, ele é melhor que o speedy aqui em termos de velocidade. O meu problema é que só consigo abrir as portas das cameras, se ele (o modem) for o gerente da rede (distribuindo ips, etc), e com os outros roteadores apenas como acess point, até aqui tudo bem, porém este modem aceita apenas 10 MACs no filtro dele, e tenho 25, caso contrario a internet vai ficar livre para os alunos usarem. Uma outra alternativa que tenho é manter o roteador 1 como gerente da rede e deixar o modem apenas para internet, porém com esta configuração não consigo abrir as portas do modem para o acesso externo das cameras.

Obs.: O wifi tem senha, porém os alunos sempre descobrem, pois a mulecada é esperta, eles as vezes utilizam computadores da escola e pegam a senha, tem professores com filhos que sao alunos, ai acabam passando a senha, enfim, desta forma é impossivel controlar. A forma que consegui quebrar o galho é por MAC mesmo, assim por enquanto estamos mantendo o controle. A marca/modelo dos roteadores é Belkin 300, e o modem 4G é o Huawei E5172.

O que eu faço? Tem outra maneira de gerenciar a rede wifi para evitar que os alunos entrem?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo específico dos roteadores Belkin?

Como o link é pequeno eu recomendaria o uso de um Pfsense por exemplo para poder gerenciar tudo através dele e ainda por cima gerar cache para acessos simultâneos do mesmo conteúdo já que a banda é limitada.

Faça um diagrama de como está configurada a rede e como você deseja, quais se comunicam com o que, pois talvez seja possível outras alternativas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o modelo específico dos roteadores Belkin?

Como o link é pequeno eu recomendaria o uso de um Pfsense por exemplo para poder gerenciar tudo através dele e ainda por cima gerar cache para acessos simultâneos do mesmo conteúdo já que a banda é limitada.

Faça um diagrama de como está configurada a rede e como você deseja, quais se comunicam com o que, pois talvez seja possível outras alternativas.

Consegui!!! Consegui abrir a porta do modem 4G mantendo o roteador Belkin como gerente da rede, problema resolvido!

Eu abri a porta colocando um host da mesma familia de IP do modem, mesmo sendo diferente da familia do roteador, ele abriu a porta e agora consigo acessar as cameras remotamente, porque quando bate no roteador ele encaminha para o DVR.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais