Ir ao conteúdo

Ajuda com conversor dc dc

marcos antonio

Posts recomendados

Postado

Me passa o contato deste engenheiro hehehe

Se não quiser colocar aqui, coloque em particular.

Mas nem por isso vou deixar de estudar o livro hehehe.

O amigo lá do outro tópico que é professor de engenharia, já me confirmou que o link é mesmo do livro que ele se referia. Inclusive citou que é uma versão atualizada.

Isso vai me obrigar a me esforçar e aprender um pouco de inglês. Ao mesmo tempo ficar mais esperto em fontes chaveadas hehehe.

Postado

tem coisa que não entendo você falou que ta com  nobreak e usa só um núcleo e dá 800w que coisa em como pode será que é 800w real rssss

É um núcleo de proporções iguais aos de fonte ATX hehehe

Mas aqui tem outro pulo do gato: 

Primeiro que eu soube que os núcleos da thorton não são lá muito bons.

​Eles esquentam cada vez mais com frequências acima de 50Khz. Isso é um fato que deve limitar a potência: 

Veja o que é um núcleo de qualidade de verdade:

É uma fonte de outra amigo meu.

A potência é de 3000 watts.

​Funciona com freqüência de 150Khz e 200Khz.

post-668745-0-14504300-1414795678_thumb.

Segundo que o tamanho do núcleo tem mais haver com a freqüência de operação.

Imagine um pêndulo, como os de relógio antigo... Quanto maior for a freqüência de operação, menor será o pêndulo. Quanto menor for a freqüência de operação, maior será o pêndulo.

Acontece o mesmo com o trafo.

Ainda tem o terceiro fator:

Num trafo, como estes usado em half bridge, full bridge e Push pull o que mais influencia na potência não é bem o núcleo hehehe. É a bitola do fio.

Estes núcleos, os mais comuns tem seu ponto de saturação em uns 5000 gauss.

Uma vez que você calcula o trafo e determina a corrente de magnetização a vazio (e deve ser calculada para não atingir os 5000 gauss) esta corrente de magnetização não irá se alterar quando você por a carga máxima na fonte.

Se você medir a corrente de entrada da fonte quando ela estiver com carga máxima na saída, e descontar as perdas em calor que ocorrem nos fios da bobina, verá que a corrente de magnetização estará lá na mesma hehehe. Não muda.

Como pode o núcleo de ferrite saturar com excesso de potência na saída das bobinas, já que a corrente de magnetização não se altera??

A resposta é que um núcleo de ferrite deste, nesta topologia, não satura com potência.

Quem satura são os fios da bobina.

A partir de determinada corrente de consumo, os fios da bobina passam a esquentar demais, daí o trafo torra, mas não por causa do núcleo. Por causa dos fios da bobina que não suportaram a corrente.

Daí, para se ter potência maior não resta outra escolha, há não ser usar fios de bitola maior na bobina. O problema é que já não cabe mais no mesmo núcleo de ferrite. Aí você é forçado a procurar núcleo maior.

As fontes chaveadas cujo núcleo saturam por potência, são as que usam indutores (Não trafos). São elas:

Buck Converter, Boost converter, Buck-Boost converter e Flyback converter.

Isso acontece pois estas topologias de fontes chaveadas que foram citadas, não usam um transformador. Usam indutores. 

Mesmo a fonte chaveada Flyback, que são usadas em DVD, em carregador de celular, em impressoras e tudo mais, aquilo que tem nelas que agente pensa ser um trafo, não é um trafo. É um indutor.

Todas estas fontes trabalham armazenando energia diretamente no núcleo na forma magnética. Daí estes núcleos saturam com potência excedida, pois o núcleo possui um limite de magnetização, possui um limite de armazenamento de energia.

Geralmente este limite está em 5000 graus. Ferrites especiais conseguem 10000 graus.

Mas em trafos normais, quem satura são os fios, que acabam não suportando uma potência alta, daí começam a torrar.

Postado

Quanto a fonte do amigo, a da foto, veja que o núcleo do trafo é aquele que está do lado os capacitores que estão com cola branca. Um trafo de 3000 watts.

Lembra que citei o exemplo do pêndulo que quanto menor for este pêndulo, maior e a freqüência de operação? 

Pois é cara. Ocorre exatamente isso com este trafo aí.

Como a freqüência dele é de 150Khz... As bobinas possuem bem menos espiras do que teriam em 50Khz por exemplo.

Por causa disso acaba sobrando um bom espaço na janela do núcleo.

Daí é possível aproveitar este espaço usando fios de bitolas maiores, que suportam mais corrente.

O resultado é um trafinho que suporta 3000 watts. 

Claro que o núcleo neste caso é feito de um material especial que suporta os 150Khz sem provocar muitos aquecimentos. Mas em grande parte o uso de freqüências maiores ajudou.  

Postado

albert gostaria de agradecer da força que me deu suas dicas foram de grande ajuda mesmo o comversor ta quase terminado hoje tive que mudar o indutor tava aqueçendo muito pequei um núcleo maior mais iqual o de fonte atx e envez de 35 espiras tive que colocar 95 espiras poque 95 espiras? é que 35 espiras aqueceu muito ai troquei o núcleo coloquei 35 espiras e continuou esquentando ai fui aumentando as espiras o que deu melhor resultado foi com 95 espiras quase nem aqueçe o núcleo do indutor ai eu pensei esse trafo tem que dar mais potencia de 260w coloquei 380w e o que aconteceu funcionou belezinha coloquei o osciloscopio nos gats dos fets tem uma onda quadrada certinha notei que sem o induto de saida o pulso fica muto estreito ja com o indutor de saida  no lugar o pulso fica mais largo é como você me falou sem o indutor de saida o pulso fica muito estreito ai forçando os fets fazendo eles esquentares muito agora eles esquenta mas é normal porque com carga de 380w creio eu que esquenta um pouco mesmo e tambem o enrolamento do trafo com carga de 380w esquenta bem mesmo acho que vou melhorar o trafo almentando a bitola do fio ainda tem espaço no núcleo para melhorar o trafo. á e depois eu ti envio uma mensagem do rapaz da thorton beleza.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!