Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas para o notebook está bom?


Posts recomendados

Pessoal, tenho um Dell Vostro 3460 e vou passar abaixo as temperaturas de operação do notebook. Já foi trocado recente todas peças e a temperatura hoje é cerca de 10 graus a menos do que era antes da troca. O  que me preocupa é o chipset que nele não da para usar pasta térmica, apenas thermal pad pois nele não tem parafuso para fazer pressão.

 

Apliquei a Artic MX-4 no processador e na placa de vídeo. Como eu não sei se pode misturar pasta térmica com thermal pad, eu não coloquei nem um pingo de pasta térmica junto ao thermal pad. Poderia ter colocado?

 

Segue as médias de temperatura:

 

i5 3210M:

idle = 55º e full = 75º

 

GT 630M:

idle = 53º e full = 75º

 

Chipset da placa-mãe:

idle = 60º e full = 80º

 

 

Essa temperatura do chipset é a unica que me preocupa e tenho certeza que é devido ao thermal pad e agora que a assistência da Dell já fechou o notebook eu não posso abrir, mas até agora nem sei se eu poderia ter colocado uma gota de pasta térmica junto com o thermal pad, alguns sites antigos dizem que não podia mas eu não sei qual é a verdade.

Sem o thermal pad, a pasta térmica sozinha não iria preencher o espaço necessário.

 

Essa temperatura é preocupante? Geralmente ele não passa de 70º mas sempre fica entre 60º e 70º com picos de 80º.

 

Aguardo respostas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal no chip da placa de vídeo tem alguns pontos metálicos ao redor do die e caiu um leve respingo neles e tentei tirar o máximo que consegui. Notebook parece normal, tem algum problema? Não pode cair lá?


 


Tem essa e mais todas as dúvidas da postagem acima.


 


Fico no aguardo.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido as condições de espaço de um notebook é um milagre ele não derreter; como todo hardware interno gera calor e estando tudo prensado, sem ventoinhas como colocamos nos desktops essas temperaturas parecem com pcs comum sem um sistema de refrigeração adequado.

Resumindo, um note é igualzinho ao pc, então caso a ventoinha esteja muito suja, com buchas gastas, a ventilação será prejudicada, então esse item deveria ser revisado periodicamente.

Você fala que a assistência da Dell já fechou, se passou pelas mãos dela porque não deram uma solução??

Esse NB está na garantia???

Se não estiver e você quiser se aventurar e partir para o "faça você mesmo", no link abaixo tem bastante conteúdo de como fazer:

http://www.insidemylaptop.com/category/4-dell-laptops/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido as condições de espaço de um notebook é um milagre ele não derreter; como todo hardware interno gera calor e estando tudo prensado, sem ventoinhas como colocamos nos desktops essas temperaturas parecem com pcs comum sem um sistema de refrigeração adequado.

Resumindo, um note é igualzinho ao pc, então caso a ventoinha esteja muito suja, com buchas gastas, a ventilação será prejudicada, então esse item deveria ser revisado periodicamente.

Você fala que a assistência da Dell já fechou, se passou pelas mãos dela porque não deram uma solução??

Esse NB está na garantia???

Se não estiver e você quiser se aventurar e partir para o "faça você mesmo", no link abaixo tem bastante conteúdo de como fazer:

http://www.insidemylaptop.com/category/4-dell-laptops/

Eles trocaram tudo, sistema de refrigeração novinho.

Está tudo limpo, novo tanto placa mãe como processador e sistema de refrigeração.

A Dell recomenda uma camada de pasta térmica uniforme invés de uma simples gota pois o heat sink não é polido, mas só fiquei sabendo disso hoje então vou abrir e passar direito pois tinha colocado apenas um pingo.

Mas a dúvida é no NB, lá vem originalmente thermal pad e não pasta térmica mas o thermal pad como sabemos, não da contato perfeitamente e não pode usar só pasta térmica porque precisa ser um pouco grosso.

Eu posso passar um pouco de pasta e aí o thermal pad por cima? Teoricamente irá fazer contato normal pois o thermal pad faz isso e a pasta iria corrigir as micro falhas do thermal pad.

Mas pode isso ou não pode misturar pasta temos com thermal pad?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe insistir no assunto, não entendi até o momento se você mexeu ou não internamente no note e também se ele passou pela assistência é obrigação deles realizar todos procedimentos necessários a não ser que esteja fora da garantia e você pagou apenas para fazer x serviço.

Quanto esse termal pad que você se refere seria algo parecido ao que alguns chamavam de "elastômero", o produto que vinha em coolers?

Você não pode misturar produtos destinados a esse fim, cada um tem sua química específica e ao misturar você irá alterar as propriedades dos produtos e mudando as características da composição, a função térmica ficará prejudicada, teria que remover um e aplicar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe insistir no assunto, não entendi até o momento se você mexeu ou não internamente no note e também se ele passou pela assistência é obrigação deles realizar todos procedimentos necessários a não ser que esteja fora da garantia e você pagou apenas para fazer x serviço.

Quanto esse termal pad que você se refere seria algo parecido ao que alguns chamavam de "elastômero", o produto que vinha em coolers?

Você não pode misturar produtos destinados a esse fim, cada um tem sua química específica e ao misturar você irá alterar as propriedades dos produtos e mudando as características da composição, a função térmica ficará prejudicada, teria que remover um e aplicar outro.

Eu relatei o problema de aquecimento três dias antes de terminar a garantia. A troca foi feita APÓS o término da garantia mas foi coberto pois eu reclamei antes de acabar.

Arrumaram e o notebook não chega mais a 90 graus como antes, mas agora que está tudo funcionando a garantia acabou.

Foi isso que ocorreu.

Na presença do técnico da Dell eu passei pasta térmica artic MX-4 mas passei como se fosse para um cooler lapidado, passei pouca para um cooler mal acabado como ele. Pelas temperaturas é necessário eu abrir e passar direito? Creio que não vai cair muito mais, apenas um pouco.

Eu acredito que foi pouca porque um hp que tenho aqui AMD turion esquentava mais que meu i5 e após passar uma camada uniforme no die do processador todo , ele ficou mais frio que o i5.

E a dúvida do thermal pad você explicou, muito obrigado.

Só não sei se vou precisar abrir de novo ou não para passar uma camada de pasta térmica melhor, é necessário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!