Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook HP não salva sequencia de boot. 1ª opção de boot sempre é a placa de rede


Fabio Brigoni
Ir à solução Resolvido por Fabio Brigoni,

Posts recomendados

Bom dia galera!!!

 

Recebi na minha loja com problemas no HD um notebook da marca HP Modelo pavilion dv5 2112br, fiz a troca do HD, Instalei sistema tudo funcionou perfeitamente, até que notei que o boot levava em torno de 5s a 10s. Então ví que a 1ª opção de boot era a placa de rede. Consequentemente reiniciei o note, entrei na bios e modifiquei a ordem para que o boot iniciasse pelo HD, apertei F10, salvei minhas configurações e sai. Quando foi minha surpresa que o boot ainda permanecia pela placa de rede, então entrei na bios novamente, desativei a opção lan onbord boot, coloquei o HD como primeira opção, salvei minhas configurações e mesmo assim o boot é dado primeiro pela placa de rede.

 

Então fui em busca de respostas para isso e ví que esse erro é bem comum, inclusive encontrei um blog que fornecia um arquivo que foi criado pela própria HP para corrigir esse erro na bios, só que esse arquivo não é compativel com esse modelo.

 

Então tentei contato com a HP e não sei se é por mal vontade ou por falta de conhecimento, eles não ajudaram em nada, na verdade estão mais perdido que cebola em salada de fruta.

 

por isso espero muito a ajuda dos amigos, se alguém ja passou por isso por favor me de uma luz aí, o sistema inicia normalmente após uns 20s, mas convenhamos que é um tempo que não era necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não precisa de programa nenhum, seja hp ou pc montado, placa mãe se comporta da mesma forma, existem conflitos na bios que não permite a inicialização corretamente ou até a impede por completo, basta fazer o que foi dito acima, reseta a bios.

Para isso precisa tirar a bateria (da placa mãe, não do notebook) e recolocar de novo após alguns segundos.

PS: Caso a data e hora estejam alteradas, é necessário trocar essa bateria, normalmente é a tipo pastilha, modelo CR2032 de 3 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa não ter informado antes, mas ja havia feito reset na bios, retirei a pilha e deixei o note a noite passada inteira sem ela, reconfigurei e mesmo assim o erro persiste. Sobre a data e hora, ambas estão corretas, nenhuma alteração após eu ter arrumado, seguido de ter dado o reset

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando digo que é um problema na bios, digo por causa disso...

 

http://h30487.www3.hp.com/t5/Sistemas-operacionais-e-software-para-notebooks/Problemas-chatos-na-BIOS-e-d%C3%BAvida-referente-%C3%A0-bateria-do/td-p/69126

 

o problema 1 desse cara aí no forum da HP é igual ao meu, só que o arquivo de atualização da bios fornecido pelo atendente não foi aceito pelo meu modelo de notebook, até tentei conversar com alguém da HP, mas como eu disse eles estão bem por fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querer simplificar demais ou subestimar ninguém, mas as vezes alterações em set up não são efetivadas porque esquecemos ou pensamos que salvamos as alterações, principalmente se não são iguais as que estamos acostumados...ou então a tecla correpondete (no desktop é F10) esteja com problemas.

Obs: Tenta o seguinte, procura na bios (normalmente está nas últimas telas de configuração)a opção de carregar valores básicos, talvez consiga voltar ao padrão da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que aprendi a muito amigo, que qualquer diga é sempre muito bem vinda, e jamais é subestimar, as vezes realmente podemos seguir os vicios naturais de apertar sempre as mesmas teclas, inclusive agradeço demais a ajuda dos amigos.

 

Mas troquei a pilha por uma que acabo de retirar da embalagem lacrada e o erro persiste, sobre o F10 (salvar e sair) também achei que poderia estar errando e fiz com todo o cuidado e mesmo não estando satisfeito com meu cuidados, fiz direto pela ultima página da bios, onde diz salvas modificações e sair e mesmo assim nada. Sobre voltar aos padrões de fabrica eu também ja havia feito, mas por desencargo de consciência, retornei a fazer após o amigo ter falado e ainda persistente esse erro maldito.


Sobre os drivers da Bios, eu instalei todos que estão disponíveis na página da HP para esse modelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Cara, tu pode dizer que é idiotice minha, pois isso é muito raro de acontecer. Se o seu equipamento tem duas memórias, tente ligar ele só com uma, depois com outra etc. Se tiver outros periféricos que você pode ausentar ou trocar para fazer teste, tente.
 Uma vez mandaram um computador pra mim que não ligava. Sabe qual era o problema? A placa de rede dava conflito e impedia o PC de ligar.
 Isso não tem muita lógica, mas existe. E ainda mais na sua situação em que você já fez tudo, tentar essas coisas não é nada de mais hahaha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim ele tem duas memos mesmo, vou tentar cara, já posto a resposta. obrigadão!!


Infelizmente fiz testes com cada memória, outro hd, tela externa, desativei placa Wifi e a sequencia de boot não fica salva. bah cara que erro bem chato, é daqueles de deixar o cara com dor de cabeça 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reconhece sim Leandro, cara sem palavras para agradecer a sua paciência e sua disponibilidade comigo, assim como agradeço muito também o Misterjohn.

 

Bom, depois dessa dedicação e paciência dos amigos só me resta agradecer demais e acredito que aparentemente resolvi o problema, deixa eu dizer o que fiz. Geralmente formato o pc instalo os drivers do fabricante, direto na página e depois dou uma atualizada básica pelo drivereasy. Pois bem, quando troquei o HD para fazer teste como o Leandro havia sugerido, coloquei um hd formatado da mesma forma, então resolvi formatar do zero, instalei apenas os drivers da página do fabricante, instalei alguns programas, que ja havia instalado anteriormente, mas não atualizei driver com o drivereasy. até o presente momento a Bios está salvando a configuração o que é a melhor parte kkkkkkkkkkk.

 

O porque ter acontecido isso não sei dizer.

Se aquilo que postei sobre aquele link é verdade, vamos saber só na outra vida heheheheh

 

mas aos amigos que estiverem passando por isso, tentei o que eu fiz, espero poder ajudar.

 

abços!!!

 

 

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

seguinte.. veja se para esse modelo não tem um clear cmos.

 

Se eu tirar a pilha da minha atual mobo, sem clear, ela se confunde inteira.

 

Outra coisa a fazer: ressete a bios... depois altere a data, e mais alguma config nela... SALVE tudo. Ela criará um checksum. Eu vi isso numa gigabyte. Eu iniciava ela, tudo ok.... data inclusive, "bad checksum" e não ia... entrava lá... alterava qualquer coisa, e a data/hora... mesmo que pra frente, ou dois dias atrás... salvava ia "que um jipe"

 

depois eu reconfigurava. Vi isso nas GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Poxa vida meus caros, infelizmente não solucionei o problema, apenas havia algum driver afetando a iniciação do Windows, ou seja, dei mais dinamismo na iniciação, porém a ordem de boot ainda esta como a placa de rede como 1ª opção e não há nada nesse mundo que faça mudar isso.

 

por isso se alguém ainda tiver mais alguma dica, estarei de olho aqui no Fórum.

 

Não posso crer que só eu passei por isso até hoje :/


Meus caros, sei que estou bem chato nesse assunto, mas o que penso é que poderá futuramente alguém rachar a cuca para descobrir esse problema.

 

Pois então, resolvi o problema definitivamente \o/

anteriormente tentei atualizar minha bios para a versão F27, sendo que a minha era F12. Só que a F27 disponibilizada pela página da HP esta com problemas para esse modelo, por isso que eu não havia conseguido quando tentei a primeira vez, então encontrei em um fórum um amigo que estava tendo problemas com essa versão de bios para atualizar, aí um atendente da HP sugeriu a ele que ao invés de atualizar para a F27, que ele fizesse a atualização da F12 para F24 e eu também fiz e adivinhem???

 

Bingoooo!!!! agora a ordem de boot esta estabelecida e salva

 

Finalizando...Quem está com esse problema é só atualizar a bios que vai bombar, a versão F12 esta com problema nessa área e a versão F24 corrige esse defeito.

 

Obrigado a todos!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida meus caros, infelizmente não solucionei o problema, apenas havia algum driver afetando a iniciação do Windows, ou seja, dei mais dinamismo na iniciação, porém a ordem de boot ainda esta como a placa de rede como 1ª opção e não há nada nesse mundo que faça mudar isso.

 

por isso se alguém ainda tiver mais alguma dica, estarei de olho aqui no Fórum.

 

Não posso crer que só eu passei por isso até hoje :/

Meus caros, sei que estou bem chato nesse assunto, mas o que penso é que poderá futuramente alguém rachar a cuca para descobrir esse problema.

 

Pois então, resolvi o problema definitivamente \o/

anteriormente tentei atualizar minha bios para a versão F27, sendo que a minha era F12. Só que a F27 disponibilizada pela página da HP esta com problemas para esse modelo, por isso que eu não havia conseguido quando tentei a primeira vez, então encontrei em um fórum um amigo que estava tendo problemas com essa versão de bios para atualizar, aí um atendente da HP sugeriu a ele que ao invés de atualizar para a F27, que ele fizesse a atualização da F12 para F24 e eu também fiz e adivinhem???

 

Bingoooo!!!! agora a ordem de boot esta estabelecida e salva

 

Finalizando...Quem está com esse problema é só atualizar a bios que vai bombar, a versão F12 esta com problema nessa área e a versão F24 corrige esse defeito.

 

Obrigado a todos!!!

 Legal! A F27 atualizada não funciona, mas a F24 desatualizada funciona, show de bola kkkkkk.

 Aconteceu algo parecido comigo uma vez com uma placa de vídeo, ela só funcionava perfeitamente com os drivers desatualizados, se eu atualizasse ela, ela não rodava mais nenhum jogo praticamente... Mds, informática é uma caixinha de surpresas mesmo hahahaha.

 Que bom que tenha solucionado.

 Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...