Ir ao conteúdo

Modificar Tensão Fonte AT/ATX

Johnny Bravoo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos os queridos amigos do CDH! À tempos que estava querendo uma fonte regulável para testes, porém não estava com tempo suficiente para iniciar minhas tentativas. Enfim, este dia chegou!

-Material que possuo:

*Fonte genérica AT simples 125W

*Muitos mosfets de capacidades variadas

*Capacitores 35V - 1000uF / 2200uF

Estou trocando os Mosfets por outros mais potentes afim de evitar problemas com alto consumo. Também substitui os dissipadores por outros maiores, melhorando a dissipação do calor gerado.

Enfim, não encontrei em lugar algum uma forma de alterar ambos +5V e +12V, pois era exatamente o que eu necessitava! A ideia, era consegui regular duas saídas afim de obter +12V e +24V para alimentar um receptor de parabólica cujo não possuo a fonte original. O consumo deste é de: +24V~800mA / +12V~3.7A. Até pensei na possibilidade de usar um trafo 35V para alimentar um regulador 7824 e conseguir alimentá-lo com duas fontes, porém possuo apenas um trafo 48V, tensão esta que o regulador não suporta.

Alguém já tentou este tipo de modificação e poderia me ajudar com o projeto? Caso dê certo, posso postar fotos do resultado!

Postado

Irmão, um trafo não tem um valor indicando quanto fornece a não ser que ele peça alguma tensão de entrada específica, você tem uma relação de transformação entre duas bobinas, uma proporção entre o número de enrolamentos que a de entrada e a de saída possuem, pode ser isolador 1:1, elevador 1:1+x ou abaixador 1+x:1, se você tem uma saída de 12v na fonte e quer 24v, por exemplo, precisa de um transformador elevador de 1:2, pois é a relação de 12/24, então basta procurar qualquer trafo de 1:2, no seu caso acho que só deve se preocupar com a corrente, perdas e outras coisas não devem afetar muito

• Membro VIP
Postado

o consumo do seu receptor está muito estranho. Provavelmente ele gera seu 5v a partir do 12. Me fez lembrar meu 1° receptor que quase dava pra fritar um ovo nele. Se for isso, tente usar o 5 da sua fonte. Pra converter de 12 pra 24 pesquise por regulador step up

Postado

Só complementando, os trafos não são problema! Já consegui fazer uma fonte subir até 27VDC na linha +12V apenas usando dois resistores e um potenciômetro ligado ao KIA494 na board. Dá pra variar de +10V para cima sem problemas. A unica coisa que está atrapalhando é o fato de não conseguir regular os +5V para mais! +12V consigo regular e ainda de sobra, mas quanto ao +5V... Enfim, não pretendo comprar conversores! Queria mesmo modificar a fonte afim de tê-la na bancada com usos diversos. 

O tuner é alimentado por +24V. Os +12V são necessários pois ele possui um HD interno e funções multimídia como Youtube, etc.

Postado

Nessas fontes AT as saídas eram derivações no transformador e uma das saídas é regulada por um amplificador magnético, não tem como você manter as duas tensões reguladas do jeito que você quer sem mexer no circuito ou no refazer o secundário. O limite de tensão nos reguladores tipo LM317, 78xx é referente a tensão entre a entrada e a saída, ou seja, Vin - Vout deve ser menor que 35V.

Postado

Nao da pra alterar a tensão de 5v para a tensão que quiser sem alterar proporcionamente a de 12V!

12V, 5V sao derivacoes do secundario do transformador! Se aumentar 12V para 24v, os 5V irao para 10V!

Postado

No caso da saída 5VSB (7805) utilizaria apenas para alimentação de algum dispositivo USB, ou seja, consumo até 1A.

Acho que não expliquei direito, porém estou começando com o projeto usando uma AT com o controlador KA7500 que, apesar de regular a tensão da linha +12V normalmente, não modifica os +5V em momento algum, o que descarta o fato de, ao dobrar a tensão de 12V para 24V, ele dobre também os 5V para 10V.

Antes de mais nada, caso alguém tenha idéias com os controladores 2003, 2005, 2005Z, e outros chineses, também seria de grande ajuda! Infelizmente até o momento não consegui regular a saída +5V.

Postado

5Vsb n tem nada a ver com o ci da fonte, ele vem da saida de uma flyback!

Na saida da fonte principal você vai ter 12V, 5V e 3.3V em potrncia! também vai ter -12V...

5vsb esquece, use o 5V da saida da fonte principal, esse sera dobrado proporcionalmente com os outros!

E outRa, esses 5Vsb n tem nenhum 7805 n, ele e gerado por uma flyback

Postado

Esta fonte, no caso, tem sim! E o 5Vsb vem diretamente de um 7805. Preciso de +24V e +12V, porém ao ajustar o +12V para +24V, o +5V permanece com a mesma tensão! Verifiquei a saída 3.3V e -12V e também mesma coisa.

Postado

A potencia gerAl da fonte e 125W, na verdade o transformador da fonte e limitado em corrente que ele suporta, nao pela potencia, se antes fosse 10A em 12V (120w), e em malha aberta a tensão na saida fosse 20v, ele poderia obter os mesmos 10A desses 20V (200W) se o primario da fonte permitisse.

Postado

Já troquei todos os capacitores por valores maiores! Procurei deixar todos da linha +12V com 35V e todos da linha +5V com 25V (mantive todos os valores idênticos!). Os valores que precisarei extrair serão: 12V~3.7A (mantendo uma margem grande, diria necessário ao menos 5A, o que não é problema) e 24V~800mA (até um simples 7824 com dissipador poderia alimentar perfeitamente).

Postado

o consumo do seu receptor está muito estranho. Provavelmente ele gera seu 5v a partir do 12. Me fez lembrar meu 1° receptor que quase dava pra fritar um ovo nele. Se for isso, tente usar o 5 da sua fonte. Pra converter de 12 pra 24 pesquise por regulador step up

Ele possui um HD interno, logo, utiliza +12V para ele. Já tentei inutilizar o HD para passar +5V direto, porém não obtive sucesso.

• Membro VIP
Postado

eu (eu) compraria uma fonte 24V 5A ou 3A (máximo 50 conto no m.l.) 2 regulador chaveado pra 12 e 5 (ou nem. Talvez até mesmo 7812 e 05) e acabaria com a agonia

Postado

Quem disse que vou usar 5VSB? Eu só citei que poderia utilizar para carregar celular ou algo assim até 1A, não falei mais nada à respeito! E não, não vou gastar dinheiro em fonte sendo que não sei se o aparelho está de fato bom.

Preciso de +24V e +12V! 5V não usarei para absolutamente nada! E não há como adaptar no aparelho pois ele de fato utiliza os +12V. Este é um tópico de interesse de muitos que, caso venha a ter sucesso, evitem de comprar estas fontes horríveis vindas da china, para reaproveitar fontes AT, ATX dentre outras que se encontra tão fácil por ai.

Postado

você mesmo disse que estava tentando e tentando modificar os 5Vsb mas so modificava os 12V!

Desencana dos 5vsb e use os 5V da saida da fonte principal, os 5Vsb e da fonte flyback auxiliar!

Postado

Em momento algum eu disse isso! Desde o início o projeto é modificar o +5V e +12V. A linha +12V já está operando com +24V sem problema algum, visto que a fonte foi inteiramente dimensionada para isso (Mosfets substituidos e capacitores dimensionados para suportar até 30V). A linha 5VSB estou usando apenas para testes de alimentação de dispositivos USB até 1A e está funcionando bem! Consigo carregar celulares, tablets sem problema algum. O projeto desta fonte usa um regulador 7805 para formar o 5Vsb

O cooler agora está funcionando graças à um regulador 7812 adicionado à saída +24V, afim de evitar que ele queime com alta tensão. O único problema agora é regular a linha +5V para +12V! Após isso, tudo estará resolvido.

Enfim, não encontrei em lugar algum uma forma de alterar ambos +5V e +12V, pois era exatamente o que eu necessitava! A ideia, era consegui regular duas saídas afim de obter +12V e +24V para alimentar um receptor de parabólica cujo não possuo a fonte original. O consumo deste é de: +24V~800mA / +12V~3.7A. Até pensei na possibilidade de usar um trafo 35V para alimentar um regulador 7824 e conseguir alimentá-lo com duas fontes, porém possuo apenas um trafo 48V, tensão esta que o regulador não suporta.

Alguém já tentou este tipo de modificação e poderia me ajudar com o projeto? Caso dê certo, posso postar fotos do resultado!

Acho que você se equivocou caro amigo.

Enfim, vamos ao que interessa: o controlador KA7500 é responsável apenas pela linha +12V? Ou também inclui 5V e 3.3V? Pois foi através dele que consegui modificar +12V para +24V

Postado

Pois então você modificou alguma coisa errado!

Se você modifica os 12V da saida, os 5V sera modificado!

A menos que você modificou outro 12V que nao seja da saida, ou então sua fonte e bem estranha e eu nao conheco o projeto dela!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!