Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kadu Du

RESOLVIDO Buscar a menor data

Recommended Posts

Boa tarde galera!! Tenho a planilha em anexo, onde gostaria que na aba "reposições", de acordo com o item, retornasse a data mais antiga de serviço executado. Na aba "OSM GERAL 2015", ao digitar a data e o equipamento, fosse criando esse histórico por máquina. Observe que na coluna "C", tenho vários itens, irei montar um histórico de peças por equipamento. Ex: Data: 25/11/2015 , MAQ 1, FACAS. Esses dados serão pertencentes a MAQ 1 /Facas. Espero que tenham entendido. Obrigado desde já! Eduardo

GERAL.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q você está querendo me parece meio inconsistente, você poderia ter uma mesma 'máquina' fazendo serviços no mesmo dia, imagino...

Sem saber exatamente o q você quer, sugiro uma associação da máquina com a OSM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DJunqueira

 

Posso fazer 1000 serviços por dia na mesma máquina!!! Para cada um, será uma OS. A mesma terá ou não, troca, quebra ou reposição de alguma peça. O que quero é buscar sempre as datas que aconteceram. Tenho a seguinte fórmula (matricial) em "Reposições" B3

 

=SEERRO(ÍNDICE('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000;MENOR(('OSM GERAL 2015'!$V$1:$V$5000=$A3)*LIN('OSM GERAL 2015'!$V$1:$V$5000);SOMARPRODUTO(N(('OSM GERAL 2015'!$V$1:$V$5000=$A3)*LIN('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000)=0))+COL()-1));"")

 

Está fórmula não foi eu quem fiz! Tenho ela usada para outro fim e só adaptei para essa planilha. Agora quero que ela busce a data de acordo com MAQ que escolher.

 

Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu entendi uma MAQ pode ter diversas datas associadas a ela por dia e mais ainda por ano, a fórmula q você descreveu acima vai te retornar apenas um número o q é incompatível com a sua chave inicial de procura MAQ. Se você quer ter o retorno de apenas uma resposta você tem de ter dois pontos de convergência, com Coluna e Linha, ou ainda, MAQ e OSM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você poderia fazer isso???? Quero a data da máquina e peça. Ex: MAQ e Bomba. Essa fórmula só trago a data referente a BOMBA.

Vou fazer uma lista de todos os itens que mais quebram por MAQ, e esse retorno das data pra mim é muito importante!!

 

Grato

 

Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DJunqueira bom dia!

 

Vamos ver se consigo explicar pra você:

 

ABA   "OSM GERAL 2015", irei digitar o n° da OSM, qual MAQ/EQUIP e qual a peça que QUEBROU/TROCOU.

Quero que na aba " Reposições" célula "F1", terá uma lista das máquinas que tenho. De acordo com o que eu selecionei em "F1", trazer a data referente ao item que houve TROCA OU QUEBRA.

 

Grato

 

Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DJunqueira, boa noite!!

 

A tabela dinâmica permite fazer muitas coisas, inclusive isso que solicitei. Mas preciso é de uma fórmula que me traga isso!! porque, irei associar outras fórmulas e dados a isso!! Ex: ao montar a estrutura das MAQ / EQUIP, irei calcular médias de dias, desvios, irei correlacionar com os critérios definidos em Plano de manutenção. Na tabela dinâmica, não conseguirei estruturar isso!!

 

Se puder ajudar agradeço muito!!

 

Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá p/ fazer estudos estatísticos facilmente na tabela dinâmica. você está subestimando muito esta ótima ferramenta.

Elabore mais o seu exemplo p/ q eu possa aprofundar a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Kadu,

 

Conforme a DM que você me enviou, tentei entender o que você precisa, mas não tenho certeza se a solução abaixo é a esperada - os exemplos estão um pouco confusos.

 

Para simplesmente retornar as datas de quando ocorreu a troca de uma determinada peça, de acordo com a estrutura da planilha REPOSIÇÕES, basta utilizar a fórmula matricial abaixo.

{=SEERRO(ÍNDICE('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000;MENOR(('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000=$A3)*LIN('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000);SOMARPRODUTO(N(('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000=$A3)*LIN('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000)=0))+COL()-1));"")}

A explicação é exatamente a mesma do antigo tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1040986-resolvido-f%C3%93rmula-para-procurar-datas/

 

No entanto, caso você queira retornar as datas de quando ocorreu a troca de uma determinada peça numa máquina específica, a fórmula abaixo atende a necessidade.

{=SEERRO(ÍNDICE('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000;MENOR(('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000&'OSM GERAL 2015'!$C$1:$C$5000=$A3&$A$1)*LIN('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000);SOMARPRODUTO(N(('OSM GERAL 2015'!$D$1:$D$5000&'OSM GERAL 2015'!$C$1:$C$5000=$A3&$A$1)*LIN('OSM GERAL 2015'!$B$1:$B$5000)=0))+COL()-1));"")}

Lembrando que, de acordo com o fórmula acima, a célula A1 conteria a identificação da máquina desejada.

 

A diferença entre as fórmulas é que, na última, as informações de peças e máquinas são concatenados (concatenação através do &) - colunas D e C, da planilha OSM GERAL, e células A3 e A1, da planilha REPOSIÇÕES -, o que produz o seguinte efeito:

 

BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 = BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 -> VERDADEIRO

MANGUEIRA MAQ 5 = BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 -> FALSO
- SOLENÓIDE MAQ 5 = BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 -> FALSO
- SELO MECÂNICO MAQ 5 = BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 -> FALSO
- UNIÃO ROTATIVA MAQ 5 = BOMBA DE VÁCUO MAQ 5 -> FALSO

 

O arquivo anexado contém as duas soluções. A primeira, na planilha REPOSIÇÕES; a segunda, em REPOSIÇÕES POR MAQ.

GERAL_ALTERADO.xlsx

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Djunqueira, bom dia!!!

 

Obrigado pela ajduda!!! A tabela dinâmica me atende e você ainda me mostrou outras possibilidades que posso usar!!!!! Consegui montar o resto da estrutura a partir dela. Valeu brother!!!

 

Vinibpeixoto, bom dia!!!

 

A primeira fórmula consegui montar sozinho! Mas essa segunda, achei que tivesse que colocar outros argumentos. Mais um aprendizado!!!! Muito obrigado!!!!! Valeu brother!!!!

 

Irei utilizar as duas soluções para o término da minha planilha!!!!

 

Um forte abraço pra vocês que são feras!!!!

Deus os abençoe!!!!!

 

Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×