Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 dando gargalo em GTX 970


JoonAlves

Posts recomendados

Galera, estou com um possível problema. Estou desconfiando que minha GTX 970 G1 Gaming que foi recentemente adquirida está dando gargalo com meu i5 2500k (stock).

 

Fiz alguns testes em alguns jogos e fui anotando o CPU usage, GPU usage e a média de FPS que dava em cada jogo. Segue os testes:

 

 

TODOS JOGOS TESTADOS EM SUA OPÇÃO GRÁFICA NO MÁXIMO, INCLUSIVE ANTI ALIASING E ANISOTROPIC.

RESOLUÇÃO: 1920x1080.

Programas abertos durante os testes: Skype, Kaspersky e Steam (ou Origin)
Programa usado para medir os FPS: Fraps
Programa usado para medir o GPU e CPU usage: MSI Afterburner
 
=== MAX PAYNE 3
Média de FPS: 45 ~ 65
GPU usage: 99%
CPU usage: 30 ~ 40%
 
=== SKYRIM (Vsync ligado pois o jogo não tem opção para desligar)
Média de FPS: 45 ~ 60
GPU usage: 35 ~ 40%
CPU usage: 60 ~ 80%
Observações: Somente um núcleo do CPU estava utilizando a quantia acima, o resto estava em torno de 40%
 
=== BORDERLANDS 2
Média de FPS: 45 ~ 115 (Sim, deu toda essa diferença)
GPU usage: 50 ~ 80%
CPU usage: 80 ~ 95%
Observações: PhysX ligado no máximo também
 
=== CHIVALRY
Média de FPS: 50 ~ 62
GPU usage: 30 ~ 40%
CPU usage: 50%
 
=== FAR CRY 3
Média de FPS: 45 ~ 60
GPU usage: 99%
CPU usage: 90%
 
=== DOTA 2
Média de FPS: 95 ~ 120
GPU usage: 40%
CPU usage: 85%
 
=== COUNTER STRIKE GLOBAL OFFENSIVE
Média de FPS: 160 ~ 230
GPU usage: 45 ~ 60%
CPU usage: 75%
 
=== COD BO2
Média de FPS: 160 ~ 240
GPU usage: 97%
CPU usage: 75%
 
=== TITANFALL
Média de FPS: 40 ~ 55
GPU usage: 99%
CPU usage: 30%
 
=== BATTLEFIELD 4 (Mapa Operation ***** 64 players)
Média de FPS: 60 ~ 95
GPU usage: 75% ~ 95%
CPU usage: 85 ~ 99%
 
=== BATTLEFIELD 4 (Mapa Siege of Shanghai 32 players)
Média de FPS: 45 ~ 85
GPU usage: 60 ~ 95%
CPU usage: 90 ~ 100%
Observações: Reparei que em uma parte do mapa que sempre cai pra uns 45 FPS o CPU usage fica em uns 95% enquanto o GPU usage fica em 60%, isso seria um gargalo, não é?
 

 

 

Desconfio que há um possível gargalo devido a um amigo meu que tem a mesma placa de vídeo possuir um processador diferente e ele disse que o FPS mínimo dele no BF4 é de 80, e como vocês podem ver aí no teste feito acima, o meu FPS mínimo foi de 45 e o meu máximo é próximo a 80!!

Outra coisa também que me fez pensar que estou tendo gargalo é que meu Watch_Dogs roda à 25 ~ 40 FPS, enquanto no YouTube achei um vídeo de um cara rodando a 45 ~ 60 FPS com a mesma placa e usando as mesmas configurações que eu coloquei. (O MSI Afterburner não funcionou no Watch_Dogs então não consegui descobrir o CPU e GPU usage)

Afinal, está ou não dando gargalo? Há mais algo a se fazer para chegar a conclusão se realmente está ou não dando gargalo? Caso tenha um gargalo qual é a melhor coisa a se fazer, comprar outro processador ou comprar um cooler bom e dar overclock? (não sei dar overclock, pagaria um técnico pra fazer)

 

 

Segue as configurações completas do meu PC:

i5 2500k 3.3ghz (STOCK)

GTX 970 G1 Gaming Gigabyte

8gb de RAM Corsair Vengeance 1600mhz

Placa mãe GA-P67-DS3-B3

Windows 7 Ultimate 64 bits

 

 

Valeu! E desculpem pelo tópico um pouco grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me ajudar?

 

tenho um FX 6300 com over em 4,2ghz com uma GTX970 windforce, estou tendo um problema com o jogo COD advanced warfare, está dando quedas absurdas de frames, o uso da gpu fica 98% e do nada cai pra 0% e vai subindo aos poucos novamente causando quedas de fps e leg, fica nessa nessa oscilação o tempo todo ja diminui as qualidades de video no jogo o maximo que da e ainda continua nessas quedas,creio eu que não seja gargalo, pode ser algum bug no meu jogo? eu jogo o bf4 online no ultra em mapas pesados e não tenho essas quedas, o uso da gpu fica sempre acima dos 95%.

 

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou com um possível problema. Estou desconfiando que minha GTX 970 G1 Gaming que foi recentemente adquirida está dando gargalo com meu i5 2500k (stock).

Caso tenha um gargalo qual é a melhor coisa a se fazer, comprar outro processador ou comprar um cooler bom e dar overclock? 

 

Não acho que valha a pena fazer upgrade, mas tem membros aqui do forum com i5-2500K acima de 90% em jogos como BT3. O que você pode fazer é comprar um cooler bom e fazer um over de 4.6 a 4.8Ghz. Isso vai fazer com que você passe CPUs mais novas em stock, como o i5-3570K ou até o i5-4690K. Você não teria mais problemas.

 

Eu recomendo um cooler Thermaltake 3.0 Performer. Não recomendo Corsair, que tem dado problemas de encaixe e de mangueira.

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-thermaltake-water-3-0-performer-clw0222-box(veja se eles têm em estoque, por que ele deu uma sumida do mercado).

Se quiser um duplo, pergunte na seção de ventilação por um bom watercooler de radiador duplo. 

 

-----edit----

você vai precisar de uma boa fonte. Qual é a sua?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Contiusa.

 

Com esse watercooler que você recomendou eu consigo chegar nesses 4.6ghz sem dificuldades?

 

Minha fonte é uma OCZ 750w Fatality.

 

Tá legal a fonte, sim. Dá tranquilo. E o water cooler também. Ele é 2ºC mais quente que o H100i (em modo extremo). Ou seja, empate técnico, e o H100i é quase o dobro do preço e muito maior. Você vai conseguir um over legal com ele.

 

Eu dei uma olhada nos vídeos de unbox e não deu para ver se ele vem com pasta térmica ou não. Alguns não vem. Caso não tenha, compre uma MX4, que é boa. Não use a que vem pré-aplicada porque a temperatura sobe uns 5ºC. 

 

Se quiser tirar dúvidas de overclock depois, tem uma seção aqui no fórum de over. O pessoal ajuda.

 

Você tem um gabinete legal para colocar o water cooler?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o meu gabinete é um Thermaltake v4 Black Edition, acho que dá pra colocar o water cooler tranquilo né?

 

Em relação ao overclock, é um pouco arriscado eu que sou leigo nesse assunto tentar dar over pra esses 4.6 ~ 4.8ghz, não é? É melhor levar em algum técnico e pedir pra ele fazer, né?

 

Outra dúvida, o Water Cooler é muito barulhento? Faz mais barulho que um Air Cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você pode fazer é estudar overclok por uns dias. Se você achar que dá para mexer sozinho, comece a testar com um overclock básico, de 4.2Ghz. Depois você vai pegando a manha e vai subindo até 4.6 / 4.8Ghz. O bom é que você nao fica dependente de técnico. 

 

Se achar que é muito complicado, chame alguém que sabe para ajudar. Talvez um amigo.

 

O water cooler costuma ser um pouco mais barulhento do que um bom air cooler, porque são duas ventoinhas padrão de gabinete, mas a diferença é pequena. Como você não vai fazer um over extremo, é provável que você nem ouça as ventoinhas. Mas obviamente que um cooler box vai fazer tanto ou mais barulho que o water cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um i5 2500 sem (k) ele esta com um cooler corsair a50 com um fan apache da aerocool 

não tenho gargalo significativo ja coloquei até gtx 780 aqui

passar dos 4.3 nessa cpu não é muito fácil , acho mais negocio pegar um cooler a ar tipo 612 ou 812 e colocar a cpu para uns 4.0 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, muito obrigado pela ajuda Contiusa. Vou ver se consigo comprar esse water cooler que você recomendou e de alguma forma dar esse over pra pelo menos 4.6ghz pra tirar o gargalo. É tenso comprar uma placa de vídeo top e não conseguir aproveitar tudo que ela poderia oferecer.

 

Obrigado!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamos às ordens, Joon.

 

Piterfraga, o i5-2500K chega fácil aos 4.6Ghz. Ele é considerado uns dos melhores overclockers da Intel e não tem chiclete no dissipador. 3.7Ghz é só o turbo dele. Quem tem dificuldades para chegar aos 4.8Ghz são os Ivy Bridge e os Haswell. Se ele der azar de pegar um chip ruim de over, pelo menos 4.6Ghz ele alcança, o que já basta para superar o i5-4690K em stock. Tem quem chegue aos 5Ghz com o i5-2500K quando o chip é "premiado", coisa impossível para os Ivy Bridge e Haswell.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei na Terabyte: http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/watercooler-thermaltake-clw0222-water-3.0-performer-all-in-one.ptml.

 

Está um pouco caro para os preços anteriores. Uma outra opção seria o air cooler EVGA ACX, que está mais barato e que tem o desempenho um pouco menor do que o Corsair H80: http://www.kabum.com.br/produto/45426/evga-cooler-para-processador-amd-intel-acx-active-cooling-xtreme-100-fs-c201-kr/?tag=evga%20acx

 

Fora isso, os da Corsair e da Cooler Master estão todos na faixa de 300 reais para cima. Se quiser water cooler, eu acho que o Thermaltake 3.0 é a melhor pedida. Se quiser o air cooler (ACX), dá para fazer um bom over e sai mais barato.

 

Tem também o Pro: http://www.pichau.com.br/hardware/water-cooler-thermaltake-water-3-0-pro-clw0223-box. Veja se eles tem, pois o preço é parecido com o Performer da Terabyte e ele é melhor do que o H100.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera, estou com um possível problema. Estou desconfiando que minha GTX 970 G1 Gaming que foi recentemente adquirida está dando gargalo com meu i5 2500k (stock).

 

Fiz alguns testes em alguns jogos e fui anotando o CPU usage, GPU usage e a média de FPS que dava em cada jogo. Segue os testes:

 

 

 

Desconfio que há um possível gargalo devido a um amigo meu que tem a mesma placa de vídeo possuir um processador diferente e ele disse que o FPS mínimo dele no BF4 é de 80, e como vocês podem ver aí no teste feito acima, o meu FPS mínimo foi de 45 e o meu máximo é próximo a 80!!

Outra coisa também que me fez pensar que estou tendo gargalo é que meu Watch_Dogs roda à 25 ~ 40 FPS, enquanto no YouTube achei um vídeo de um cara rodando a 45 ~ 60 FPS com a mesma placa e usando as mesmas configurações que eu coloquei. (O MSI Afterburner não funcionou no Watch_Dogs então não consegui descobrir o CPU e GPU usage)

Afinal, está ou não dando gargalo? Há mais algo a se fazer para chegar a conclusão se realmente está ou não dando gargalo? Caso tenha um gargalo qual é a melhor coisa a se fazer, comprar outro processador ou comprar um cooler bom e dar overclock? (não sei dar overclock, pagaria um técnico pra fazer)

 

 

Segue as configurações completas do meu PC:

i5 2500k 3.3ghz (STOCK)

GTX 970 G1 Gaming Gigabyte

8gb de RAM Corsair Vengeance 1600mhz

Placa mãe GA-P67-DS3-B3

Windows 7 Ultimate 64 bits

 

 

Valeu! E desculpem pelo tópico um pouco grande!

 

Instala Windows 8.1 e um SSD q vai resolver eu problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!